Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Especial de Gestão e Planejamento

PLENÁRIA TEMÁTICA DO OP ELEGERÁ AÇÕES E OBRAS PRIORITÁRIAS DE SAÚDE NESTA TERÇA-FEIRA (23)
13:38 Terça-feira, 23 de Agosto de 2011

Aberta ao público em geral, evento ocorrerá na quadra poliesportiva do Colégio Nóbrega, na Boa Vista
 
A Prefeitura do Recife realiza, nesta terça-feira (23), a Plenária Temática de Saúde dentro do Ciclo do Orçamento Participativo (OP) 2011. Durante o encontro, a partir das 19h, a população poderá decidir, por meio de voto, quais as obras e as ações prioritárias no setor para a cidade. O evento ocorrerá na quadra poliesportiva do Colégio Nóbrega (Rua do Príncipe, s/n, Boa Vista).
 
O acesso é livre. Para votar, é preciso apresentar documento de identificação. Qualquer morador da capital pernambucana pode tomar parte do processo e se candidatar a delegado do OP. As inscrições para postulantes vão ser feitas na hora. Um representante será eleito para cada dez pessoas. O mandato durará até agosto de 2012.
 
Ao longo do encontro, o público elegerá iniciativas e intervenções entre cinco grandes temas: consolidação e aperfeiçoamento da atenção básica; desenvolvimento de ações estratégicas de saúde para grupos específicos; consolidação e aperfeiçoamento da atenção à média e alta complexidade; vigilância em saúde; e gestão do Sistema Único de Saúde (SUS). Dentro deles, os participantes poderão optar por ações como implantação de mais residências terapêuticas, ampliação do número de equipes de Saúde Bucal e fortalecimento das ações de combate à dengue e filariose, entre outras.
 
Durante a plenária, também será feita uma avaliação das propostas eleitas no ano passado. Em 2010, a população optou e foi contemplada com demandas como a ampliação da cobertura do Programa Saúde da Família para 60% dos moradores da cidade.
 
Ciclo - O prefeito João da Costa deu início às Plenárias Temáticas do Orçamento Participativo 2011 no último dia 17, abrangendo 14 temas. Já foram promovidos os eventos voltados para Direitos Humanos, Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Mulheres e Pessoa com Deficiência. Até setembro, serão realizados os encontros de Assistência Social (25), LGBT (26), Juventude (27), Cultura (29), Pessoa Idosa (30), Turismo (30), Negras e Negros (31) e Educação (01/09).
 
Durante a atual gestão, o OP tem possibilitado investimentos em torno de R$ 415 milhões. Desde 2009, mais de 234 mil pessoas participaram das atividades. As prioridades mais votadas pela população têm sido pavimentação e drenagem, habitação, contenção de encostas e saneamento básico. Este ano, as votações do OP ocorrem em 95 plenárias, sendo 81 regionais e 14 temáticas.
 
Destaque - Em junho passado, o Orçamento Participativo do Recife recebeu o Prêmio Reinhard Mohn 2011, concedido pela Fundação Bertelsmann. A premiação representou o reconhecimento internacional às políticas de democratização social desempenhadas pela gestão municipal. A honraria foi entregue ao prefeito João da Costa por Liz Mohn, viúva do criador da instituição. A solenidade ocorreu na cidade de Gutersloh, na Alemanha.
 
Durante o evento, transmitido ao vivo por diversas emissoras européias, foi exibido um vídeo sobre o OP e a capital pernambucana e uma apresentação de dança popular nordestina. Primeira-ministra da Alemanha, Angela Merkel considerou o OP como um exemplo de democracia participativa e um projeto bem-sucedido que deveria ser aplicado em território germânico.
 
O Recife concorreu na categoria experiências inovadoras em áreas temáticas, superando cidades dos Estados Unidos, Canadá, Austrália e Argentina. Mais de 14 mil alemães participaram da eleição que elegeu o vencedor do prêmio: 21,69% dos votos foram dedicados ao Recife. No Brasil, apenas o município e Belo Horizonte (MG) disputaram a categoria.

Matérias Relacionadas
- Prefeito firma parceria para adoção de praça
- João da Costa participa de Plenária do OP Mulher
- Prefeitura troca placas de concreto na Mascarenhas de Morais
- Elevadores do prédio da Prefeitura operam com mudança a partir desta segunda (22)
- Escola de Gestão capacita servidores da Dircon
- Anexo - animais
- Aberta 2ª Conferência Municipal de Juventude
- João da Costa entrega nova Academia da Cidade
- João da Costa ressalta importância da decisão feminina para o Recife na Plenária Temática de Mulheres do Orçamento Participativo do Recife
- Prefeitura e Maçonaria firmam parceria para adoção e revitalização da Praça Frei Caneca
- Começam obras de manutenção na Conde da Boa Vista
- João da Costa participa neste sábado da Plenária Temática de Mulheres do Orçamento Participativo do Recife
- Jovens debatem propostas do Recife para Conferência de Juventude
- Prefeitura e Maçonaria fazem parceria para revitalizar Praça Frei Caneca
- Unicap sedia o II Fórum de Gênero do Recife
- População do Recife recebe mais um presente das mãos do prefeito João da Costa
- Prefeito participa de homenagem a Escola Bíblica Infantil
- João da Costa participa da Sessão Solene em homenagem a Escola Bíblica Infantil
- João da Costa participa de Plenária Temática de Meio Ambiente
- Prefeito abre etapa Recife da 2ª Conferência Nacional de Juventude


Enviar    Imprimir