Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



RSS lista de noticias O que é isso?


A Prefeitura

JOÃO DA COSTA LANÇA NÚCLEO DE ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA ESCOLA SEGURA DO RECIFE
19:17 Terça-feira, 6 de Setembro de 2011

O objetivo é prevenir conflitos nas unidades educacionais, através de atividades de formação, informação e intervenção junto à comunidade escolar

O prefeito do Recife, João da Costa, lançou, nesta terça-feira (06), o Núcleo de Enfrentamento à Violência nas Escolas do Recife “Escola Segura do Recife”, no Centro de Formação de Educadores Professor Paulo Freire, no bairro da Madalena. Ação pioneira no País, o programa “Escola Segura” vai beneficiar 34.540 estudantes da Rede Municipal de Ensino e tem como objetivo prevenir conflitos nas unidades educacionais, por meio de ações de formação, informação e intervenção junto à comunidade escolar – educadores, estudantes e familiares.

Durante a cerimônia, João da Costa ressaltou o papel da escola na formação dos jovens. “Obter bons resultados em índices como o Ideb é importante, mas não é suficiente. Valores como solidariedade, tolerância, e respeito à diversidade também devem ser ensinados na escola. A construção de parcerias e articulações ajudará no fortalecimento desse trabalho de prevenção e combate a violência”, disse. O prefeito também citou o Bullying como forma de violência a ser combatida. “Temos que combater o Bullying. É uma questão cultural, que a escola está se preparando para combater”, afirmou João da Costa.

A secretária de Educação, Esporte e Lazer, Ivone Caetano, falou de como é importante este tipo de ação nas escolas. “Nossos estudantes, muitas vezes, vêm de realidades muito difíceis e a escola precisa estar preparada para lidar com as inquietações dos alunos. Além da educação formal, a escola também tem o papel de formar bons cidadãos para o mundo. Atitudes violentas como brigas, bullying e preconceito precisam ser combatidas ainda na escola”, concluiu.

Ainda esteve presente para o lançamento da “Escola Segura do Recife”, o juiz da vara da Infância e da Adolescência, Paulo Roberto Brandão, que enfatizou a importância das parcerias para o combate à violência. “É preciso que percebamos que não há heróis nesta área. Precisamos juntar forças para garantirmos a proteção aos nossos jovens”, falou.

Também prestigiaram o evento, os representantes da gerência de Proteção a Criança e ao Adolescente, Humberto Farias; da chefia da Polícia Civil, Sérgio Ricardo Vasconcelos; do Conselho Tutelar, Geraldo Nóbrega; e o coordenador dos programas comunitários da Polícia Militar, Jorge Luiz Pereira.

Durante o evento, o grupo “Garotos da Paz”, formado por estudantes dos 8° e 9° anos da Escola Municipal Karla Patrícia, fizeram uma apresentação do seu CD com temática de combate ao Bullying.

Projeto - O projeto de criação do Núcleo tem como base legal o princípio da proteção integral à criança e ao adolescente, contido na Constituição Federal de 1988 e regulamentado pela lei nº 8069/90 (Estatuto da Criança e do Adolescente). O Escola Segura do Recife propõe que as Unidades de Ensino abram suas portas para que “Promotores da Paz” auxiliem os gestores das unidades de ensino no enfrentamento das questões de conflito, sugerindo possibilidades de encaminhamentos. Deverão também planejar e promover atividades educativas dentro ou fora das salas de aula voltadas para o conhecimento dos danos causados pela violência sempre em concordância com a equipe gestora. Farão parte das atividades a promoção de palestras educativas, articulação com as instituições parceiras ou da própria comunidade, além de proposição das atividades que motivem a participação dos familiares no ambiente escolar.

Por meio de convênio com o Centro de Integração Empresa Escola de Pernambuco (CIEE), foram selecionados 212 estagiários dos cursos de Psicologia, Serviço Social e Direito, das diversas instituições de Ensino Superior da Cidade, que trabalharão nas escolas nos turnos da manhã e tarde – dois por turno. Os “Promotores” receberão uma bolsa mensal de incentivo além de formações trimestrais. Para conhecer o Núcleo e seus parceiros, os estagiários passaram por uma capacitação com uma carga horária de 24h, iniciada no dia 29 de agosto e encerrada nesta segunda-feira (05).

O Núcleo será gerido pela Diretoria de Ações Educacionais Complementares (Daec) da Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer (Seel) e trabalhará em conjunto, inicialmente, com as secretarias municipais de Assistência Social e Saúde. Para a criação do Núcleo, a Prefeitura convidou parceiros da Rede de Proteção Social, fundamentais para sua execução. São eles: o Tribunal de Justiça de Pernambuco, por meio do Juizado da Infância e da Juventude; Polícia Militar, por meio do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) e Patrulha Escolar; Ministério Público; Faculdade Olindense de Ciências Contábeis e Administrativas (Fooca); Conselhos Tutelares; e demais instituições governamentais e não-governamentais comprometidas com a cultura da paz.

O Núcleo e a sua prática

Formação dos “Promotores da Paz”

Matérias Relacionadas
- Formação dos Promotores da Paz
- O Núcleo e a sua prática
- Emlurb instala lixeiras nos bairros da Várzea e Cidade Universitária
- Oitava parcela do IPTU do Recife vence dia 10
- Prefeito consegue aprovação de obras do PAC Mobilidade
- João da Costa consegue aprovação de obras do PAC Mobilidade em Brasília
- Várzea e Cidade Universitária ganharão novas lixeiras
- João da Costa lança o projeto “Escola Segura do Recife”
- Prefeitura inicia concretagem nas alças da Via Mangue
- Prefeitura divulga o abre e fecha do feriado de 7 de Setembro
- Prefeitura realiza mutirão de serviços em ruas da Imbiribeira
- Prefeitura divulga o abre e fecha do feriado de 7 de Setembro
- Prefeito João da Costa discute PAC Mobilidade com Dilma Rousseff, na segunda (05)
- Prefeitura do Recife promove Encontro Pré-Esporte do Mangue
- Grupo de Trabalho dará apoio às mulheres de terreiro
- Avenida Norte segue em obras de manutenção
- Procon Recife divulga lista das mais reclamadas no mês de agosto
- Prefeito João da Costa recebe prêmio do Comitê da Ação Pernambuco Solidário
- Grupos de Trabalho vão discutir questão racial no serviço público
- Prefeitura inicia concretagem nas alças da Via Mangue


Enviar    Imprimir