Atalhos de navegação:

    CTTU     Parceria capacita técnicos da Vigilância Sanitária sobre prevenções de acidentes com biciletas Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

CTTU

PARCERIA CAPACITA TÉCNICOS DA VIGILÂNCIA SANITÁRIA SOBRE PREVENÇÕES DE ACIDENTES COM BICILETAS
10:11 Sexta-feira, 30 de Setembro de 2011

O objetivo foi orientar inspetores quanto à fiscalização de estabelecimentos que possuem esse meio de transporte
 
Por Fernanda Moneta

A Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), juntamente com o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), promoveu, nesta quinta-feira (29), uma capacitação de 120 inspetores da Vigilância Sanitária do Recife. A atividade teve como objetivo orientá-los sobre a fiscalização de estabelecimentos comerciais cujos funcionários utilizam a bicicleta como meio de transporte, seja para ir ao trabalho, ou para transportar mercadorias.
 
As palestras trataram sobre a política de saúde do trabalhador, o uso da bicicleta no trânsito e estatísticas envolvendo o veículo. Além de ter abordado a epidemiologia dos acidentes de trânsito na capital pernambucana. Um dos palestrantes, o gerente de Educação no Trânsito da CTTU, Francisco Irineu, falou que a palestra é de suma importância para informar ao trabalhador sobre os riscos do uso da bicicleta e que este deve ter alguns cuidados. “É importante alertar para o uso dos equipamentos de segurança, porque assim podemos contribuir com a diminuição dos acidentes envolvendo ciclistas na cidade”, ressalva Irineu. Ele ainda chamou atenção para a justificativa do aumento de acidentes com bicicletas, informando que o ciclista, em sua grande maioria, não possui a informação de que está conduzindo um veículo, não conhece as leis de trânsito e não utiliza os equipamentos de segurança.
 
A Secretaria de Saúde do Recife fará um levantamento de quantos estabelecimentos comerciais utilizam bicicleta como instrumento de trabalho e qual o tipo e a natureza deles. Os dados servirão para que se possa elaborar ações educativas com o intuito de melhorar as condições de trabalho dos ciclistas laborais. O coordenador da Política de Saúde do Trabalhador do Município, Carlos Cazumbá, explica que o Cerest e a Secretaria de Saúde elegeram o ciclista como foco principal devido a ser ele o mais vulnerável entre os demais e, por isso, precisar de uma maior atenção dos órgãos competentes. “Em nossa campanha, queremos estimular o empregador a oferecer uma bicicleta em condições adequadas e obedecendo à legislação de trânsito para o trabalhador, além de fornecer a esses o seu equipamento de segurança individual e orientá-los sobre as leis de trânsito”, diz Carlos.
 
O técnico da Vigilância Sanitária, Agricio Braz, concordou que os ciclistas devem ser educados assim como os motoristas. Devem ter acesso e aprender sobre as leis de trânsito, precisam estar cientes de que conduzem um veículo e que também estão expondo suas vidas quando efetuando o transporte de maneira incorreta. “Eles necessitam estar atentos quanto às condições das bicicletas que usam porque estão correndo e pondo outras pessoas em risco”, diz Agricio.
 
Cazumbá ainda fala sobre o papel do próprio ciclista, que, por sua vez, deve usar os equipamentos, checar sempre as condições de sua bicicleta, obedecer às leis e, principalmente, deve entender que está conduzindo também um veículo. Carlos ainda lembra que não só o empregador e o empregado devem estar preocupados com as condições de trabalho, mas o cliente que solicita alguma mercadoria que venha a ser entregue por um ciclista deve também estar atento para a qualificação desse serviço.
 
As palestras aconteceram no auditório do Cerest, durante esta terça (27) e a quinta-feira (29), e reuniram 120 técnicos da Vigilância Sanitária para entender como funcionará esse levantamento e quais as precauções que serão passadas para empregadores e empregados.

Matérias Relacionadas
- João da Costa comemora o dia da secretária com café da manhã
- Prefeito apresenta balanço da Operação Inverno 2011
- Servidoras municipais comemoram o Dia da Secretária
- Prefeitura do Recife inicia recapeamento na ponte Princesa Isabel
- João da Costa faz balanço da Operação Inverno 2011 e anuncia ações para o próximo ano
- Secretário Eduardo Vital participa de conversa com internautas pela twitcam
- Prefeitura do Recife faz mobilização em defesa de rios e praias
- Competições esportivas dos Jogos da Pessoa Idosa terminam nesta quarta
- Tem mais Recife Open de Tênis nesta quarta-feira
- Prefeitura do Recife promove ação especial para preservação dos rios e praias
- Fórum discute segurança e mobilidade das mulheres na cidade do Recife
- Curso capacita artesãs para o mercado de trabalho
- Codecir recebe visita de representante da Defesa Civil de São Bernardo do Campo
- Começa a fase final do Futebol Participativo
- Vice-prefeito abre 4º Recife Open de Tênis
- Mercados públicos entregam mais donativos para Campanha Recife Solidário
- Prefeitura do Recife prossegue com obras na Mascarenhas de Morais
- Prefeitura do Recife promove curso de Orçamento e Finanças Públicas
- Recife discute no Paraguai Orçamento Sensível a Gênero
- Zona Norte do Recife recebe campanha educativa sobre horário de coleta de lixo


Enviar    Imprimir