Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Habitação

JOÃO DA COSTA ACOMPANHA MUDANÇA DAS FAMÍLIAS DA COMUNIDADE BEIRA RIO
00:00 Sexta-feira, 11 de Novembro de 2011

Depois de receberem os novos apartamentos do Conjunto Habitacional Via Mangue I hoje pela manhã, os moradores retiraram seus últimos pertences para demolição dos barracos e palafitas

Trabalhar muito para dar sustento aos meus netos e ter uma moradia mais digna. A minha nova casa é muito linda. Antes a gente vivia naquela vida. Tudo era dentro da maré, era muita sujeira, muita doença, mas graças a Deus melhorou um bocado. Estou muito feliz”. O relato emocionado da pescadora Ana Lúcia Gomes Miranda, 43 anos, reflete o sentimento coletivo de 160 famílias que acompanharam, na tarde desta sexta-feira, o trabalho de demolição dos barracos situados na Comunidade Beira Rio, na Bacia do Pina, Zona Sul do Recife.

No local, o prefeito Prefeito João da Costa acompanhou a retirada dos últimos móveis e objetos pessoais que foram encaminhados ao Habitacional I da Via Mangue, próximo dali, entregue à comunidade pela manhã. O prefeito João da Costa destacou que até dezembro de 2012 aproximadamente cinco mil famílias terão direito a uma moradia digna. “É muito bom ver a alegria das pessoas, o contentamento. A gente vem nos lugares onde essas famílias estão morando e fomos hoje de manhã onde elas vão morar. Já proporcionamos isso a duas mil famílias e é uma emoção que gratifica todo sacrifício, todo trabalho que a gente faz. É uma mudança concreta na vida das pessoas, que passaram 20, 30 anos nessas condições e agora vão morar com conforto, com segurança, água, luz, energia, e com a esperança de terem uma vida melhor daqui para frente”, disse o prefeito.

A presidente da Empresa de Urbanização do Recife, Débora Mendes, também acompanhou tudo. Cinco caminhões da URB realizaram as mudanças para o novo endereço. A tarde desta sexta-feira também foi de muito trabalho e emoção para a dona de casa Helenilda França da Silva, de 33 anos. Para ela, a experiência de morar 18 anos em um barraco de apenas um vão, agora vai ficar para trás. “É maravilhosa a minha casa. Antes eu morava em uma palafita caindo aos pedaços. Eu agora vou mudar de vida”.

A relocação das famílias abre agora caminho para a próxima etapa das obras da Via Mangue, maior obra viária dos últimos 30 anos.

Via Mangue - A Via Mangue é um projeto desenvolvido pela Prefeitura do Recife em parceria com o Governo Federal, através do PAC da Copa. A Intervenção contempla ações de saneamento, habitação e urbanização, com recursos da ordem de R$ 433,2 milhões. O projeto prevê a construção de faixas de rolamento para veículos, calçadas para pedestres e ciclovia. No sentido Centro/Boa Viagem, a via terá 4,75 km. Já no sentido Boa Viagem/Centro, a extensão é de 4,37 km. A obra engloba ainda a construção de dois elevados sobre a Rua Antônio Falcão, em Boa Viagem; oito pontes (sendo cinco para manutenção do mangue); duas alças de ligação, alargamento da Ponte Paulo Guerra e do Viaduto Capitão Temudo. Esta será a primeira via expressa do Recife, com velocidade média de 60 km/h.

Matérias Relacionadas
- PCR divulga abre e fecha para o feriado da Proclamação da República
- João da Costa assina contrato com Banco do Brasil
- João da Costa acompanha remoção das famílias da Beira Rio
- PCR realiza seminário “Mulheres e Resistência: enfrentando à violência contra a mulher”
- Exposições encerram Curso de Bijuterias
- 162 jovens receberam certificados de formação para trabalho no comércio varejista
- Escola de Gestão ainda dispõe de vagas em dois cursos
- Conselho da Mulher do Recife dá posse a novas integrantes
- João da Costa assina ordem de serviço para obras em 11 ruas do Ibura
- Prefeito João da Costa entrega 90 casas em Dois Unidos
- João da Costa toma posse no Conselho Deliberativo da Sudene
- João da Costa entrega mais uma etapa dos habitacionais da Via Mangue
- Prefeitura começa mais uma etapa de obras da Via Mangue
- Dircon remove construções irregulares em Chão de Estrelas
- João da Costa inaugura habitacional em Dois Unidos
- João da Costa prestigia entrega da Ordem do Mérito Cultural 2011
- Prefeito entrega certificados a 162 jovens formados para o comércio varejista
- João da Costa toma posse no Conselho da Sudene
- Prefeito João da Costa apresenta cenografia do Natal 2011
- Prefeito participa da cerimônia de posse do Conselho da Mulher do Recife


Enviar    Imprimir