Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



RSS lista de noticias O que é isso?


A Prefeitura

ACADEMIA DA CIDADE DO CHIÉ TRAZ QUALIDADE DE VIDA PARA A COMUNIDADE
16:00 Terça-feira, 27 de Dezembro de 2011

Polo foi inaugurado pelo prefeito João da Costa na semana passada

Por Victor Ferreira

Já faz quase 10 dias que a comunidade do Chié, em Campo Grande, Zona Norte do Recife, tem um novo motivo para despertar mais cedo. É que na última segunda-feira (19), o prefeito João da Costa inaugurou uma Academia da Cidade na comunidade. O equipamento fica às margens de uma das avenidas mais movimentadas da capital pernambucana, a Governador Agamenon Magalhães, próximo à antiga Fábrica Tacaruna. As aulas são oferecidas de segunda a sexta, das 5h30 às 8h30 e da 17h às 20h.

O polo, com quase 5.700 metros quadrados de área, é um dos maiores da cidade e beneficia a cerca de 31 mil pessoas que moram no entorno. Além de espaço para as atividades físicas, o núcleo possui parquinho infantil, pista de skate, área de conveniência com mesas e cadeiras, quadra poliesportiva, área coberta para atividades culturais, pista de corrida e caminhada, pranchas para abdominais, quadra de areia e barras de alongamento.

De acordo com os profissionais de educação física que atuam no local, a academia foi bem recebida pela população. “A quantidade de usuários ainda oscila, mas o pessoal está chegando. Cada dia vem mais gente nova e ouvimos muitos discursos de melhoria na qualidade de vida. Pessoas que tinham problemas de mobilidade, hoje estão mais dispostas, após as atividades físicas”, apontou a professora Carla Arcoverde.

As irmãs Jaciara e Célia Xavier afirmaram que os alunos também estão bastante contentes com as aulas. “Somos da comunidade da Ilha de Joaneiro. Lá tem uma Academia da Cidade, mas estamos preferindo vir para esta, pois aqui é bastante animado. Ganhamos camisa, fazemos alongamento, depois aeróbica. Acordamos todos os dias às 5h, mas estamos muito satisfeitas”, relatou a cabeleireira Célia, 56 anos.

O polo do Chié ainda conta com um quiosque para as avaliações físicas e armazenamento dos equipamentos das aulas, banheiros com suportes, rampas de acesso e pisos táteis, o que facilita, e muito, a vida de deficientes visuais que, como o servidor público Roberto Cabral, 41, gostam de se exercitar. “O melhor daqui é a interação entre as pessoas e a dinâmica proporcionada pelos professores. Eu já fiz atividades em outras academias particulares, mas parei por falta de estímulo. Agora voltei e estou me sentindo muito bem”, declarou Cabral.

O início dos trabalhos no polo contou com a presença do ministro da Saúde, Alexandre Padilha. A ocasião marcou a inauguração da primeira Academia da Saúde, programa federal que amplia para todo o País a iniciativa implementada pela Prefeitura do Recife em 2002. A construção do núcleo custou cerca de R$ 915 mil – quantia bancada em parceria entre a PCR e o Governo do Estado.

Segundo o ministro da Saúde, os resultados expressivos alcançados pela iniciativa da Prefeitura do Recife foram essenciais para e durante a criação da Academia da Saúde. “A Academia da Cidade se mostrou um programa inovador, um grande modelo de gestão, com atividade física orientada por profissionais de educação física e acompanhada pelo Programa Saúde da Família. Estudos mostram que pessoas que usam equipamentos do tipo melhoram a condição de saúde, perdem peso, consomem menos remédio e apresentam melhor saúde mental”, detalhou.

Saiba mais - Atualmente, 24 núcleos do Programa Academia da Cidade funcionam no Recife. A equipe é formada por mais de 150 profissionais e acadêmicos de educação física e nutrição. Ao todo, a Administração Municipal já investiu mais de R$ 13 milhões na iniciativa. O valor foi empregado na construção e requalificação de espaços públicos de lazer, recursos humanos e na aquisição de equipamentos. A média mensal de atendimentos chega a 60 mil procedimentos.

Matérias Relacionadas
- João da Costa sanciona lei de expansão do Porto Digital
- Trânsito na Rua Imperial será interditado temporariamente na manhã desta quarta (28)
- João da Costa discute projeto para construção de bairro sustentável e novo shopping
- Prefeitura do Recife inicia mais uma etapa da Via Mangue
- Atletas patrocinados pela PCR participam da 87ª Corrida São Silvestre
- Orquestra Pop Gandelman encerra noite de Natal no Sítio Trindade
- Júnior Chumbago e Família “Serenata” sacode o público no Sítio Trindade
- Orquestra Free Baile faz “prévia carnavalesca” no Sítio Trindade
- CEVAC apresenta talento e lição de vida no Sítio Trindade
- Pastoril Fátima Marinho e Grupo Pipoquinha abrem programação no Sítio Trindade
- Papai Noel recebe crianças e adultos no Sítio Trindade
- Shows no Pátio de São Pedro foram mais uma opção no Natal recifense
- Baile do menino Deus encanta público no Marco Zero
- Prefeitura do Recife convoca nomeados do Concurso de 2007
- Prefeitura reforça fiscalização para evitar ocupação irregular da orla no Réveillon
- João da Costa e presidente do Tacaruna anunciam ampliação de shopping
- Prefeitura do Recife faz festa de Natal descentralizada
- João da Costa apresenta Balanço da Gestão para servidores
- Prefeito João da Costa se reúne com presidente dos shoppings Plaza e Tacaruna
- Prefeito recebe presidente de rede de internacional de churrascarias


Enviar    Imprimir