Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Cultura

REC-BEAT ANUNCIA PROGRAMAÇÃO DO POLO MANGUE
00:00 Terça-feira, 24 de Janeiro de 2012

Com patrocínio da Prefeitura do Recife, festival completa 17 anos e continua apostando na essência da música tradicional e no encontro de novas sonoridades no Carnaval

Com patrocínio da Prefeitura do Recife e reconhecido como um dos mais importantes festivais independentes do país, o Rec-Beat completa 17 anos, fiel a sua missão de trazer novidades para o Carnaval Multicultural do Recife. Em 2012, a preocupação de apresentar sonoridades novas e experimentais é atendida através de uma grade de programação que contém 23 atrações, entre nomes nacionais e internacionais. Os shows acontecem de 18 a 21 de fevereiro, no Polo Mangue, com palco montado à beira do Rio Capibaribe, no Cais da Alfândega, Bairro do Recife.

Para o secretário municipal de Cultura, Renato L, a Prefeitura do Recife referenda a importância do festival para o Carnaval da cidade: “O Rec-Beat já é um patrimônio do Carnaval do Recife, sendo referência das duas principais características da festa: ser multicultural e de livre acesso à população e aos visitantes”.

De acordo com o produtor e curador do Rec-Beat, Antonio Gutierrez, mais conhecido como Gutie, o desafio na hora de pensar a programação do Rec-Beat é se renovar a cada edição e conservar a essência da música que serve de inspiração para a atual produção. “Buscamos fugir do lugar-comum, destacar o novo e ao mesmo tempo estabelecer um elo entre essas novidades e representantes históricos da nossa música”, complementa Gutie.

Confira a programação completa e sinopes das atrações nos anexos.

PROGRAMAÇÃO - Yusa (Cuba), Systema Solar (Colômbia), El Guincho (Espanha) e OY (Suíça) são os nomes que garantem ao festival este frescor em um mar de novidades na mesma velocidade em que o mundo da música pede. Mas nem por isso, o festival ignora o passado, assegurando um lugar especial para aqueles que já entraram para a história da música, nacional e internacional, a exemplo do norte-americano Silver Apples, um dos percussores do que chamamos hoje de música eletrônica; e dos brasileiros Tony Tornado (SP) e Dona Onete (PA), respectivamente representantes das raízes da soul music brasileira e da música tradicional do Pará.

A irreverência típica do carnaval não pode faltar e aparece no Rec-Beat em atrações como Gang do Eletro (PA) e no funk do DJ Sany Pitbull (RJ) em um show que conta com participação do rapper pernambucano Zé Brown. Ambos sobem ao palco para promover o encontro desses dois estilos nascidos nas ruas e que se complementam agora em parceria com o aplicativo Red Bull iFunk-se.

Palco de descobertas, o Rec-Beat também cede espaço para novos projetos musicais escalando o cantor Lirinha (PE), que depois de anos a frente do Cordel do Fogo Encantado parte agora em carreira solo com uma nova banda e um disco de estreia, LIRA, entre os melhores do ano. Quem também dá as caras no Rec-Beat e promove a estreia de seu novo projeto no Recife é a cantora Pitty, que ao lado do guitarrista Martin, mostra um lado musical mais sensível com o projeto Agridoce (BA).

Outra cantora que sobe ao palco do evento é Cibelle (SP), paulistana que ganhou o mundo com sua voz e seus experimentalismos pós-tropicalistas de boas performances registrado no aclamado disco Las Venus Resort Palace Hotel. O time de cantores escalados para esta edição se completa com Siba (PE) apresentando o repertório do seu disco Avante, novo trabalho lançado em janeiro deste ano e que tem uma sonoridade mais urbana, diferente do que o pernambucano já apresentou com a Fuloresta em edições anteriores do evento.

O 17º Rec-Beat ainda tem a grande honra de receber Criolo (SP), revelação da música brasileira de 2011 e autor de “Nó na Orelha”, um dos discos mais elogiados do ano passado pela crítica nacional, transcendendo gêneros e respeitado tanto no universo do hip hop quanto da MPB. Outra excelente surpresa de 2011 na programação é o grupo Bixiga 70 (SP), uma big-band formada por dez integrantes e usa da tradição e da diversidade das ruas do bairro do Bixiga para fazer história na música. O nome Bixiga 70 faz referência à banda Afrika 70, que acompanhou Fela Kuti e também está ligado ao endereço do estúdio onde o conjunto nasceu.

Talentos pernambucanos - Responsável por apresentar grandes nomes da música do estado, o Rec-Beat segue no garimpo de atrações locais que mostram qualidade mas que ainda não tiveram chance de subir em grandes palcos. Na edição deste ano, foram escalados o grupo de percussão feminino Rumbanda, que nasceu e se criou no Nascedouro de Peixinhos, a instrumental e experimental Embuás, e o trabalho solo do conhecido das noites recifenses Tibério Azul, que há anos esteve à frente de projetos como Mula Manca & a Fabulosa Figura e Seu Chico. Fechando o grupo de ilustres promessas, o músico Lucas dos Prazeres leva ao Rec-Beat a orquestra de sua comunidade para o Cais da Alfândega.

Rec-Bitinho - Para os pequenos foliões, uma programação especial que apresenta a magia do circo com os italianos do Giuliari Del Diavolo e o encanto dos contos populares e folclore pernambucano através das gêmeas Lulu e Aninha com seu novo projeto infantil Fadas Magrinhas.

Debates – Neste ano, além dos shows, o Rec-Beat promove debates e oficinas com temas carnavalescos entre os dias 13 e 16 de fevereiro no auditório da Livraria Cultura, das 18h às 21h, com entrada gratuita. Boa oportunidade para o público conhecer melhor e debater as relações da música contemporânea com o centenário frevo pernambucano.

Apoio – Além do patrocínio da Prefeitura do Recife, que assegura o acesso gratuito do público ao festival, que supera 150 mil pessoas em seus quatro dias de duração, o Rec-Beat conta excepcionalmente nesta edição com o apoio do prêmio ProCultura, concedido pela Funarte, um reconhecimento à relevância que o evento conquistou ao longo dos anos.

Serviço:
Festival Rec-Beat 2012
De 18 a 21 de Fevereiro
Polo Mangue do Carnaval Multicultural do Recife
Cais da Alfândega, Bairro do Recife
Acesso gratuito
Site: www.recbeat.com

Matérias Relacionadas
- Prefeitura do Recife realiza concursos de porta-estandarte, mestre-sala, porta-bandeira e passistas
- Começa nesta terça-feira a disputa de Rei e Rainha do Carnaval 2012
- Naná Vasconcelos e Maracatu Porto Rico ensaiam nesta segunda-feira (23), no Pina
- Maracatus e afoxé embalam a Terça Negra no Pátio de São Pedro
- Roda de Frevo contagia e atrai turistas para o Marco Zero
- Voz Nagô e Lucas e a Orquestra dos Prazeres ensaiam com Naná Vasconcelos
- Naná Vasconcelos inicia maratona de ensaios para abertura do Carnaval Multicultural do Recife
- Carnaval do Recife inspira obras e dita moda
- Naná Vasconcelos realiza ensaio na sede do maracatu Encanto da Alegria
- Prefeitura do Recife inicia credenciamento da imprensa para cobertura do Carnaval
- Pré Amp divulga bandas que disputam vaga na final
- Teatro é opção para o fim de semana
- Primeira Terça Negra do ano tem atração nacional
- Escola de Frevo oferece Oficinas de Maquiagem
- Rodas de frevo esquentam recifenses e turistas para o Carnaval
- Museus do Recife oferecem atividades lúdicas e oficinas para crianças e adultos nas férias
- Conselho da Juventude realiza primeira Escuta de Carnaval com a Fundação de Cultura do Recife
- PCR inscreve candidatos ao título de Rei e Rainha do Carnaval 2012
- Fundação de Cultura oferece oficina circense
- Primeiro ensaio de Naná Vasconcelos e batuqueiros dá largada para Carnaval do Recife


Enviar    Imprimir