Atalhos de navegação:

    A Prefeitura     João da Costa abre o Ano Letivo Luiz Gonzaga Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



RSS lista de noticias O que é isso?


A Prefeitura

JOÃO DA COSTA ABRE O ANO LETIVO LUIZ GONZAGA
17:51 Quinta-feira, 2 de Fevereiro de 2012

Fernando Silva
Prefeito abriu o ano letivo de 2012
Prefeito abriu o ano letivo de 2012

Cerca de 2,8 mil profissionais da Educação estiveram presentes ao evento
 
Por Marcos da Silva
 
O prefeito do Recife, João da Costa, abriu, na manhã desta quinta-feira (2), no Centro de Convenções da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), o Ano Letivo 2012 da Rede Municipal de Ensino cujo tema é: “Luiz Gonzaga, do Mangue ao Sertão, homenagem aos 100 anos do Rei do Baião”. As aulas da Rede Municipal de Ensino iniciam na próxima segunda-feira (06) para um total de 102.530 estudantes, de acordo com os dados preliminares de matrícula.
 
Para uma platéia composta por 2.790 servidores, entre gestores, vice-gestores, coordenadores escolares e , professores, João da Costa ressaltou os desafios da Prefeitura do Recife para a construção da aprendizagem e da cidadania nas vidas das crianças recifenses, com o objetivo de possibilitar a elas acesso ao ensino médio e à educação superior.
 
De acordo com o prefeito, qualquer país do mundo, com visão de crescimento, deve investir em educação de qualidade, acesso à informação com os novos meios de tecnologia e corpo docente especializado. “No governo do presidente Lula foram criados os critérios de medição de qualidade da educação e o piso nacional do magistério”, destacou o chefe do Executivo. E acrescentou: “Incorporamos à Rede Municipal de Ensino 1.200 novos professores; criamos o Plano de Cargos e Carreiras (PCC) e o programa Professor@.com, que distribui aos educadores notebooks e modems para o acesso à internet”, falou.
 
O prefeito frisou a criação, há um ano e seis meses, do Centro de Formação de Educadores Professor Paulo Freire - maior do gênero do Nordeste - e que oferece formação continuada para todos os docentes municipais e dos Centros Municipais de Educação Infantil. “Estamos construindo os CMEIs que vão se somar às 54 creches existentes oferecendo uma ampliação do atendimento à Educação Infantil, sobretudo na faixa etária de 4 e 5 anos; negociamos salários da categoria e atingimos o maior saldo para profissionais da educação de Pernambuco. Hoje, 80% dos professores do Município são concursados”, disse João da Costa que acrescentou a contratação por meio de concurso público, realizado em janeiro deste ano, de novos 650 professores e 500 ADIs.
 
Para a secretária de Educação, Esporte e Lazer (Seel) do Recife, Ivone Caetano, o início de mais um ano de trabalho com os avanços da gestão é de suma importância para a comunidade escolar: “Começamos o Ano Letivo com escolas equipadas, modernizadas. Cerca de 100 unidades foram requalificadas. Todo o material escolar e pedagógico, como os diários de classe, por exemplo, já estão nas escolas. A Prefeitura está investindo no professor, no estudante e, conseqüentemente, na qualidade da educação”, reforçou a secretária.
 
Entre os educadores que lotaram o Centro de Convenções da UFPE, estava Emanuele Vasconcelos, de 31 anos, dois deles como professora na Escola Olindina Monteiro de Oliveira França, em Dois Unidos. “A Formação atualiza o professor para o desempenho em sala de aula. Temos recursos para trabalhar e também orientação. Isto é muito importante. Não adianta fazer a capacitação e não levá-la para a sala de aula”, ressalta.
 
Outra orientadora, Alda Lúcia Gomes, de 46 anos, há 24 na Rede e atualmente gestora na Escola Sítio do Berardo, no Prado, acrescentou: “A qualidade destas formações é excelente. Dá-nos possibilidade de novos conhecimentos, que contribuem para a melhoria do trabalho na escola. Nos meus 24 anos na Rede, este tem sido o momento de maior investimento em gestores e educadores. É inusitado”.
 
A abertura do Ano Letivo Luiz Gonzaga marcou, também, o início da Formação Continuada de professores e gestores da Rede. Ao todo, seis mil servidores da educação municipal passam pela formação. Devido ao elevado número de profissionais, a qualificação acontece em cinco espaços diferentes da Cidade: Centro de Formação de Educadores Professor Paulo Freire, na Madalena; Centro de Convenções da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), na Cidade Universitária; Teatro Luiz Mendonça, no Parque Dona Lindu; Casa de Recepções Arcádia e Mar Hotel, em Boa Viagem.
 
As formações dividem-se em palestras com professores-pesquisadores convidados e com a própria equipe pedagógica da Seel, focando sempre na questão da Sustentabilidade, presente em toda a obra composta e interpretada por Gonzagão. “O tema será debatido e utilizado dentro e fora das salas de aula durante os 200 dias letivos. Não basta apenas falar em sustentabilidade; este é o momento de fortalecer a prática do cuidado com o Planeta”, reforça a secretária de Educação.
 
Estiveram também presentes à abertura do Ano Letivo, no Centro de Convenções da UFPE, os secretários municipais da Juventude, Eduardo Granja; da Assistência Social/Presidente do Iasc, Niedja Queiroz; a assessora executiva da Educação, Irenice Bezerra; o coordenador especial do Gabinete do Prefeito, Fernando Nascimento; o coordenador do Orçamento Participativo, Augusto Miranda; o presidente da Câmara Municipal e vereador, Jurandir Liberal; a representante do Conselho Municipal de Educação, Ana Lúcia Ferreira; e a coordenadora do Sindicato Municipal dos Profissionais de Ensino da Rede Oficial do Recife (Simpere), Simone Santana.

Matérias Relacionadas
- João da Costa recebe nova Mesa Diretora do TJPE 2012/2013
- João da Costa prestigia prévia carnavalesca do Segura a Seringa
- Prefeitura e Porto Digital fazem campanha de controle de Lixo Eletrônico
- Recife começa a se vestir para a folia
- João da Costa assina ordem de serviço para pavimentação da Rua das Oficinas
- Prefeitura sorteia kits de Carnaval
- Prefeitura do Recife vai recapear mais 30 ruas da cidade
- Dircon e Vigilância Sanitária realizam fiscalização preventiva integrada
- Prefeitura promove ações de educação ambiental na Jaqueira e Jardim Botânico
- Prefeito recebe convite para baile do Hospital Português
- Prefeitura realizará obra de revestimento do Canal Ibiporã, no Coque
- João da Costa assina ordem de serviço para construção de mais uma USF
- Prefeito João da Costa faz abertura oficial do ano letivo
- PCR abre pré-inscrições para a 1ª Consocial
- Prefeitura do Recife fiscaliza clubes e espaços que receberão prévias carnavalescas
- Credenciamento da imprensa para o Carnaval do Recife foi prorrogado
- João da Costa vistoria obras na Zona Norte do Recife
- Prefeitura apresenta plano de governo na abertura da sessão legislativa da Câmara dos Vereadores
- Clemmens Krauss apresenta exposição autobiográfica no Mamam no Pátio
- Campanha educativa de voltas às aulas reforça uso da faixa de pedestre


Enviar    Imprimir