Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



RSS lista de noticias O que é isso?


A Prefeitura

RECIFE COMEÇA A SE VESTIR PARA A FOLIA
00:00 Quinta-feira, 2 de Fevereiro de 2012

As pontes da cidade começam a ser decoradas com pinturas de José Cláudio

A arte colorida que retrata a cultura pernambucana nas obras de Zé Cláudio, artista plástico homenageado do Carnaval Multicultural do Recife 2012, começa a ganhar as ruas da cidade. A Prefeitura do Recife iniciou a instalação da cenografia que transformará a capital pernambucana numa verdadeira galeria de arte a céu aberto. As pontes do Recife começaram a receber os elementos cenográficos na noite de quarta-feira (01). Na Ponte do Limoeiro, os transeuntes já podem ver as pinturas de passistas, caboclinho, La Ursa, caboclo de lança de maracatu rural e boi de Carnaval. O trabalho segue durante a noite desta quinta-feira (02) nas demais pontes da cidade.
 
A cenografia do Carnaval Multicultural 2012 é realizada pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e Fundação de Cultura. O projeto cenográfico é assinado pelo escritório Carlos Augusto Lira Arquitetos.
 
A novidade é que, pela primeira vez, a decoração carnavalesca é produzida com obras criadas pelo próprio artista homenageado. A produção da cenografia este ano seguiu uma dinâmica diferente dos anos anteriores, quando a artista Joana Lira desenvolvia ilustrações inspiradas na obra do artista homenageado pela Prefeitura. Este ano, além de utilizar obras do acervo do homenageado, a cenografia ganhou cerca de 40 pinturas inéditas, criadas especialmente por Zé Cláudio.
 
“A obra de Zé Cláudio tem tudo a ver com o povo do Recife e o Carnaval será uma porta aberta para que a população tenha acesso à obra deste grande artista. Todos os anos a gente procura incitar a curiosidade das pessoas para conhecer o trabalho do homenageado”, ressalta o prefeito João da Costa. O artista Zé Cláudio comemora a oportunidade de ter sua obra exposta por toda a cidade. “Eu estou muito feliz pelo prefeito por ter me jogado na rua, de onde vim. É realmente uma alegria muito grande”, afirma.
 
O Pátio de São Pedro, no Bairro de São José, que se transforma no Polo Todos os Ritmos na folia, foi o primeiro a ganhar a decoração especial para abrigar os concursos de porta-Estandarte, mestre-sala e porta-bandeira, passistas, e rei e rainha do Carnaval. Desde o dia 25, os desenhos de Zé Cláudio se integram à arquitetura histórica do casario local.
 
Uma grande cabeça de La Ursa chama a atenção de quem passa em frente a igreja do Pátio. A alegoria foi uma solução criativa para cobrir o espaço onde fica instalado o equipamento de som e iluminação para a festa. Em cima do casario tombado como patrimônio histórico e arquitetônico foram instaladas imagens de frutas tropicais e mulheres sensuais, presentes nos trabalhos de Zé Cláudio. Outro desenho do artista, um pássaro azul, enfeita painel montado numa das entradas do local. Já o palco está ladeado por ursos, figuras tradicionais da folia do Recife.

Matérias Relacionadas
- Prefeitura e Porto Digital fazem campanha de controle de Lixo Eletrônico
- João da Costa assina ordem de serviço para pavimentação da Rua das Oficinas
- João da Costa abre o Ano Letivo Luiz Gonzaga
- Prefeitura sorteia kits de Carnaval
- Prefeitura do Recife vai recapear mais 30 ruas da cidade
- Dircon e Vigilância Sanitária realizam fiscalização preventiva integrada
- Prefeitura promove ações de educação ambiental na Jaqueira e Jardim Botânico
- Prefeito recebe convite para baile do Hospital Português
- Prefeitura realizará obra de revestimento do Canal Ibiporã, no Coque
- João da Costa assina ordem de serviço para construção de mais uma USF
- Prefeito João da Costa faz abertura oficial do ano letivo
- PCR abre pré-inscrições para a 1ª Consocial
- Prefeitura do Recife fiscaliza clubes e espaços que receberão prévias carnavalescas
- Credenciamento da imprensa para o Carnaval do Recife foi prorrogado
- João da Costa vistoria obras na Zona Norte do Recife
- Prefeitura apresenta plano de governo na abertura da sessão legislativa da Câmara dos Vereadores
- Clemmens Krauss apresenta exposição autobiográfica no Mamam no Pátio
- Campanha educativa de voltas às aulas reforça uso da faixa de pedestre
- Magia do frevo impressiona jornalistas da FIFA
- Bloco Nem Com Uma Flor já tem as homenageadas do Carnaval


Enviar    Imprimir