Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Cultura

PRÉVIAS VÃO SACUDIR O BAIRRO DO RECIFE NO FINAL DE SEMANA
00:00 Quinta-feira, 2 de Fevereiro de 2012

Quem pretende cair na folia antes da festa oficial, pode fazer o aquecimento durante as prévias carnavalescas realizadas pela Prefeitura do Recife. Neste final de semana, várias atrações prometem agitar as ruas do Bairro do Recife.

A festa começa já nesta quinta-feira (02), quando o lirismo toma conta do Pátio de São Pedro, no Bairro de São José, com ensaios dos blocos de pau e corda Eu Quero Mais e o Bloco Flores do Capibaribe da Várzea. Os integrantes dos dois blocos começam a fazer evoluções no local a partir das 20h.

Na Rua da Moeda um momento esperado: músicos de seis novas bandas do cenário recifense disputam a grande final do Festival Pré AMP 2012, que começa às 20h.

Na sexta-feira (03), o Pátio de São Pedro promete “esquentar” com o batuque do maracatu Nação Almirante do Forte, o frevo da Troça Carnavalesca o Bagaço é Meu e do Clube Carnavalesco Misto Bola de Ouro, e a cadência ritmada da Escola de Samba Preto Velho.

Também na noite da sexta (03), a partir das 19h, o percussionista Naná Vasconcelos vai comandar ensaio para a abertura do Carnaval Multicultural do Recife, com a participação do grupo Voz Nagô, no palco da Rua da Moeda. No chão, nações de maracatus irão esquentar os tambores como preparação para a cerimônia que acontece na sexta-feira (17) de Carnaval, no Marco Zero. São eles: Maracatu Nação Cambinda Estrela; Maracatu Nação Raiz de Pai Adão e Maracatu Nação Estrela Brilhante. O som do Afoxé Oxum Jagurá e da G.R.E.S. Gigantes do Samba também vai agitar a noite, que será encerrada com o Projeto Recife é Samba.

No sábado (04), o Pátio de São Pedro recebe o Encontro de Baques de Caboclinhos. Às 20h, doze agremiações irão fazer uma grande apresentação no palco para gravação de um CD. Na mesma noite vai ter desfile de agremiações na Rua da Moeda. A partir das 19h, a Orquestra Coquetel, os passistas do Grupo Galante e o Maracatu Nação de Luanda animarão os foliões. Às 21h, sobem ao palco a banda Suprema Corte e o Coco de Umbigada, comandado por Bete de Oxum.

A multiculturalidade das prévias do final de semana continua na Praça do Arsenal, que também contará com um a programação recheada de atrações, com outro desfile de agremiações que terá início às 21h do sábado (04). Irão participar o Maracatu de Baque Virado Nação Luanda; a Troça Carnavalesca Mista Miçangueira; o Bloco Carnavalesco Pierrô de São José e o Maracatu de Baque Virado Encanto do Dendê.

No domingo (05), a animação nas ruas do Bairro do Recife começa à tarde. A partir das 17h, haverá desfile de agremiações saindo da Rua da Moeda. A Orquestra de Frevo Feminina Frevo, o Boi Malabá, o Clube de Boneco Tadeu no Frevo, o Boi Cara Branca de Prazeres e os passistas do Grupo na Onda do Frevo desfilarão até a Praça do Arsenal. Às 19h30, o Afoxé Omo Nilé Ogunjá apresenta o toque do ijexá no palco da Rua da Moeda.

Também às 17h, na Praça do Arsenal, o folião será presenteado com oficinas de frevo e maracatu, ao som da Orquestra Raízes do Pinho, das evoluções dos passistas da Escola Municipal de Frevo e dos batuqueiros do Maracatu Nação Sol Nascente. Um desfile de agremiações encerra a folia, às 20h, no ritmo do Afoxé Ylê de Egbá e do Clube de Boneco Filho do Homem da Madrugada.


Confira a programação das prévias neste final de semana, em anexo.

Matérias Relacionadas
- Cinema Apolo inicia programação de 2012
- O frevo entra na roda neste domingo (05)
- Jornalistas contratados pela FIFA gravam na Escola de Frevo
- Fevereiro começa com novos ensaios de Naná Vasconcelos com as nações de baque virado
- PCR divulga selecionados para 3ª etapa do Projeto Agentes de Leitura
- Escolhidas as seis bandas finalistas do Festival Pré AMP
- Final do concurso de passista do Recife esbanja talento e criatividade
- Rei e Rainha do Carnaval do Recife serão escolhidos neste domingo (29)
- Grande público fez Pátio de São Pedro ferver durante concursos carnavalescos
- Final de semana de lirismo no Bairro do Recife
- Roda de Frevo anima o Marco Zero neste domingo (29)
- Culturas do Brasil e do Mundo se encontram no Carnaval do Recife 2012
- Teatros municipais despedem-se do Janeiro de Grandes espetáculos
- Eliminatória do Concurso Rei e Rainha do Carnaval do Recife 2012 bate recorde de candidatos
- Festival Pré AMP começa nesta quinta (26)
- Maracatus ensaiam para abertura do Carnaval do Recife
- Rec-Beat anuncia programação do Polo Mangue
- Prefeitura do Recife realiza concursos de porta-estandarte, mestre-sala, porta-bandeira e passistas
- Começa nesta terça-feira a disputa de Rei e Rainha do Carnaval 2012
- Naná Vasconcelos e Maracatu Porto Rico ensaiam nesta segunda-feira (23), no Pina


Enviar    Imprimir