Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico

NÚMERO DE EMPREENDEDORES INDIVIDUAIS NO RECIFE CRESCE 120,5% EM UM ANO
00:00 Segunda-feira, 6 de Fevereiro de 2012

Recife teve ainda o melhor desempenho na geração de empregos formais entre outubro e dezembro de 2011, à frente de Fortaleza, São Luís e Salvador

Segundo o Relatório Trimestral do Mercado de Trabalho Formal do Recife, divulgado nesta segunda-feira (06), mais que dobrou o número de optantes do Programa de Empreendedores Individuais no Recife no período de um ano. De 8.239 trabalhadores em 2010 para 18.163, até o final do ano passado, representando um crescimento de 120,5%. Os dados do relatório são relativos ao quarto trimestre de 2011.

O Relatório também apontou que a taxa de desemprego no Recife foi de 11,9% em dezembro. Essa taxa é 6,2% menor que a observada no mês anterior e estável em relação ao mesmo mês do ano passado, além de ser a menor taxa de desemprego total registrada em toda a série histórica para o município. Por outro lado, no mesmo período, o nível de ocupação cresceu 5,3%, comparando-se a mesma fase de 2010, com a população ocupada sendo estimada em 690 mil pessoas. Em termos setoriais, destaca-se a ampliação da geração de postos de trabalho na Construção Civil, que apresentou uma expansão de 16,2% da ocupação no último ano.

O Nordeste foi a única região brasileira que apresentou saldo positivo na geração de empregos formais no último trimestre de 2011, com 8.895 vagas. Dentro do Nordeste, Pernambuco se destacou não só por ter saldo positivo no período, como por ter sido o estado com maior saldo da região, com 7.523 novos postos de trabalho. Entre as capitais nordestinas, Recife teve o melhor desempenho para o acumulado de outubro a dezembro de 2011, com um saldo de 13.628 vagas formais geradas, seguida por Fortaleza (5.751), São Luís (3.847) e Salvador (3.076).

No último trimestre de 2011, o saldo de empregos do Recife (13.628) foi superior ao saldo total do estado de Pernambuco (7.523), e ligeiramente inferior ao saldo da Região Metropolitana - RMR - (15.947). No acumulado do ano, Recife apresentou um saldo de 37.749 novas vagas geradas, considerando-se os ajustes, resultado de 246.674 admissões contra 208.925 desligamentos. Nesse período, a cidade respondeu por 42,1% das vagas geradas no estado, e 57,2% do saldo da RMR.

O Relatório, com informações referentes ao quarto trimestre de 2011, faz uma síntese do comportamento do mercado de trabalho formal do Recife. O documento, que faz parte do plano de trabalho do projeto Observatório do Trabalho do Recife, parceria entre a Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico do Recife e o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE), é composto por um conteúdo mais aprofundado do mercado de trabalho formal da cidade. Nele constam dados acumulados dos meses de outubro a dezembro, comparados ao mesmo período do ano anterior.

A pesquisa faz uma análise das atividades econômicas do município, através do estudo das inscrições no Programa do Empreendedor Individual (EI). Depois, apresenta o quadro geral do emprego e desemprego municipal, as informações do saldo de postos de trabalho formais por localidades selecionadas, massa salarial e salário médio de admissão, subsetor de atividade econômica, tipo de admissão e desligamentos, tempo de permanência no emprego, sexo, faixa etária, escolaridade e tipos de ocupação.

As fontes de dados utilizadas para a elaboração do relatório foram provenientes do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), registro administrativo do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE); da Pesquisa Mensal de Emprego e Desemprego (PED), pesquisa domiciliar para a Região Metropolitana do Recife realizada pelo Convênio AGÊNCIA CONDEPE/FIDEM, STQE, FSEADE-SP, DIEESE e MTE/FAT; e do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, referente ao número de optantes do Programa do Empreendedor Individual (EI).
 

 

Matérias Relacionadas
- Bertotti apresenta benefícios expansão do território do Porto Digital
- Sexta e sábado são dias de feiras de alimentos orgânicos no Recife
- José Bertotti debate Tecnologia da Informação e Comunicação e Economia Criativa no Recife
- José Bertotti participa de debate sobre Tecnologia da Informação e Comunicação e Economia Criativa
- Prefeitura do Recife seleciona artesãos para participar da Central do Carnaval
- Artesãos do Prodarte ganham espaço nas tradicionais feirinhas de artesanato
- Segundo grupo de artesãos do Prodarte inicia exposição na FenaHall
- Observatório aponta crescimento do emprego e do empreendedorismo individual no Recife
- Artesãos ligados ao Prodarte e ao associativismo expõem na Fenahall
- Artesãos ligados à Prefeitura do Recife participam da Fenahall 2012
- Artesãos do Prodarte celebram as conquistas obtidas em 2011
- Secretário de Desenvolvimento Econômico firma parceria com o Fórum de Economia Solidária
- Secretário de Desenvolvimento Econômico participa de reunião sobre cadeias produtivas com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação
- Prefeitura do Recife assina contrato de cessão com o Fórum de Economia Solidária
- Prefeitura do Recife realiza seleção de artesãos para Fenahall 2012
- Banco do Povo Volante estará amanhã (14) e quinta (15) no bairro de Afogados
- Representantes da UFPE e do SEBRAE visitam comunidade do Pilar
- José Bertotti participa da entrega do 4º Prêmio Porto Digital de Jornalismo
- Número de Empreendedores Individuais dobrou no Recife
- Livro sobre Jorge Marcgrave é lançado no Recife


Enviar    Imprimir