Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Cultura

TEATRO INFANTIL É A ATRAÇÃO DAS REFINARIAS DE PEIXINHOS E SÍTIO TRINDADE

Dois espetáculos estão em cartaz, gratuitamente, neste domingo (04), nas refinarias culturais da cidade, a partir das 16h. O Desejo de Catirina será apresentado no Sítio Trindade (Estrada do Arraial – Casa Amarela) e Vô Doidim e os Velhos Batutas, no Nascedouro de Peixinhos (antigo matadouro do bairro). As peças são voltadas para crianças, jovens e adultos, estão sendo exibidas dentro do Projeto Domingo é Dia de Teatro, da Prefeitura do Recife, e visam a promoção do lazer e das manifestações culturais educativas, além de servir de apoio aos grupos artísticos locais.

Vô Doidim e os Velhos Batutas resgata de forma lúdica a história da Música Popular Brasileira dos anos 30 e 40. Encenado por um elenco de seis atores, o espetáculo, do Grupo Renascer e Promoções, apresenta sucessos de Pixinguinha, Ary Barroso, Ataúfo Alves, Mário Lago, Adoniran Barbosa, entre outros artistas famosos da época. Tudo com o objetivo de manter viva a memória musical do século passado. O texto é de Nanna de Castro, a direção de Welington Júnior e Marcondes Lima. Como personagem central está Vô Doidim (a memória da música pop) que vive esquecendo e lembrando das coisas. Em torno dele, fazendo parte da turma do bem, estão a neta, Maria Isabel, a Boneca Isaurinha (inspirada na composição Boneca de Piche, de Ary Barroso e Luiz Iglesias) e o Robô Zé Zero 512s, que guarda toda memória musical e por isso mesmo passa a ser alvo de ataques. A luta do Vô Doidim contra a perda de memória torna-se acirrada quando a bruxa Isquecilda Casilda tenta enviá-lo para o reino do esquecimento. E ele reage. O espetáculo tem como cenário um disco de vinil e encerra com a presença de Pixinguinha, em grande estilo, consagrando a vitória da MPB do século passado.

O Desejo de Catirina é uma comédia inspirada no conhecido folguedo do Bumba Meu Boi. Além dos personagens centrais (Mateus e Catirina), vários personagens se destacam. Entre esses, o capitão Marinho e sua filha, e até um saci-pererê. A encenação, da Companhia D’ Loucos de Teatro, é dirigida por Carlos Amorim e envolve um elenco de 12 artistas. A história gira em torno de Catirina, que está grávida e tem desejos de comer coisas diferentes. É um espetáculo musical e destinado essencialmente à diversão.

O projeto Domingo é Dia de Teatro é realizado pela Fundação de Cultura Cidade do Recife e tem como principal objetivo a promoção do lazer comunitário, especialmente voltado para o grupo infanto-juvenil, e ainda a divulgação da cultura regional. Além de movimentar a utilização dos espaços – Nascedouro de Peixinhos e Sítio Trindade – e servir de apoio aos grupos artísticos da cidade.

Serviço
O Desejo de Catirina
Local:
Sítio Trindade – Estrada do Arraial/ Casa Amarela
Informações: 3232 4180 / 4311

Vô Doidim e os Velhos Batutas
Local:
Nascedouro de Peixinhos – Rua Jardim Brasília, s/n, Peixinhos
Informações: 3232 7779

Matérias Relacionadas
- Cafeteria do Recife Te Quer recebe artistas no CinePE
- PCR recebe artistas na Cafeteria montada no CinePE
- Feriado com programação de teatro na cidade
- Vestuário circense é tema de debate em seminário da PCR
- Café Literário debate livro de Homero Fonseca


Enviar    Imprimir