Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Cultura

CORAL EDGARD MORAES LEVA LIRISMO AO SANTA ISABEL

A poesia e o saudosismo do frevo de bloco marcaram a apresentação do Coral Edgard Moraes, nas noites desta quarta (28) e quinta-feira (29), no Teatro de Santa Isabel. Com o espetáculo 20 Anos Cantando o Frevo o coral brindou o público com canções do saudoso Edgard Moraes e de outros compositores destacados. As apresentações contaram com a participação de convidados de expressão do ritmo pernambucano, como Dalva Torres, Maestro Spok, Claudionor Germano, Getúlio Cavalcante e Bloco do Saudade.

Formado apenas por filhas, netas e sobrinhas de Edgar Moraes, o grupo apresentou, na noite da última quinta (29), um repertório formado basicamente por músicas de Edgard Moraes. Canções como Valores do passado, A Vida é um Carnaval e Homenagem à Folia se misturaram a frevos de outros compositores como Louro Castro (Ao Meu Público Fiel), Getúlio Cavalcante (Tempos de Ternura) e Raul Moraes (Despedida). Segundo Valéria Moraes, neta de Edgar Moraes e uma das integrantes do coral, as apresentações no teatro possibilitaram explorar outros universos além da música. “Estamos realizando um sonho, pois sempre quisemos fazer uma apresentação no Santa Isabel. Normalmente nos apresentamos na rua e queríamos explorar também a questão cênica”, explicou.

A filha de Edgard Moraes e responsável por todo o seu acervo musical, Yara Moraes, elogiou o trabalho do coral ao longo dos 20 anos de carreira. “Sou testemunha de que todo o esforço feito pelas filhas, netas e sobrinhas de Edgar Moraes é de resgatar toda uma história de coragem, obstinação e amor pela poesia, pela música, pelo frevo e principalmente pelo carnaval pernambucano”, destacou.

Numa das últimas músicas do show, aconteceu um encontro especial. O Bloco da Saudade levou seu estandarte e pastoras ao palco, num momento de lirismo e nostalgia. Para a presidente do Bloco da Saudade, Izabel Bezerra, a relação da agremiação com o compositor Coral Edgar Moraes justifica a participação no espetáculo. “Estamos inseridos na história dos 20 anos do coral, porque o criador do bloco foi Edgar Moraes, quando compôs Valores do Passado e imaginou o Bloco da Saudade. Essa música é nosso hino”, disse. E foi justamente essa música cantada pelo Bloco da Saudade junto ao Coral Edgard Moraes.

A direção do espetáculo foi assinada pelo produtor Paulo de Castro e por Gilson Moraes. Já a direção musical foi do maestro Marcos César. Paulo de Castro, que também realizou a produção executiva, falou sobre o trabalho junto ao coral. “Dirigir, junto com Gilson, todas essas maravilhosas e afinadas meninas foi algo sensacional e gratificante, uma experiência inesquecível”, ressaltou.

Coral Edgard Moraes:
Inajá Moraes
Iraçaíra Moraes
Isis Moraes
Valéria Moraes
Márcia Moraes
Suely Moraes
Ana Dulce Chacon
Maria Dulce Chacon
Marta Silvany Lopes
Matérias Relacionadas
- Pátio tem vasta programação musical neste fim de semana
- Chá de Zabumba agita Estação Arte com muito forró
- Quintas da Diversidade tem Bossa Nova e Pop Rock no Pátio
- Popular e erudito marcam apresentação da Banda Sinfônica
- 3° Encontro Diálogos entre Arte e Público começa nesta quinta


Enviar    Imprimir