Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Cultura

A RESISTÊNCIA DA COMUNIDADE DE SANTO AMARO NO PALCO TEATRAL DO NASCEDOURO DE PEIXINHOS


A peça Resistência-Résistance, uma produção franco-brasileira inspirada na comunidade de Santo Amaro, será apresentada neste domingo (1º de junho), às 16h, no Nascedouro de Peixinhos, no bairro de mesmo nome. O espetáculo, já apresentado em alguns países da Europa, mostra dificuldades e violências quotidianas nesse popular e tradicional bairro do Recife. E revela, sobretudo, as formas de reação do povo, com força, energia e atividades culturais. No palco, 13 jovens atores do próprio bairro encenam, com bastante rigor artístico, sofrimentos e alegrias da comunidade, sob o cenário de um muro, símbolo das diferenças sócio-econômicas. E símbolo também do limite do bairro com o Shopping Tacaruna.

Os personagens vão surgindo da favela, moradia dos artistas, ao som do ritmo incessante da percussão e já na luta pela necessidade de sobreviver. Divididos nos trabalhos em semáforos, no tráfico de drogas e na conseqüente violência das gangues. E se a iminência da morte é presente, também há a embriaguez da vida, através dos festejos e dos ritmos que movimentam e agitam. A energia da vida acaba se apresentando mais forte. Uma força que levanta corpos cansados ou feridos, que faz saltar, correr, dançar, cantar. Que revive ritos coletivos e crenças ancestrais.

Dirigido por Laurent Poncelet, a peça foi produzida pelos grupos Pé no Chão, do Recife, e a Compagnie Ophélia de Théâtre, de Grenoble, da França. Fruto de criação coletiva entre crianças, adolescentes e jovens, das comunidades de Santo Amaro, Arruda, Água Fria e Chão de Estrelas. O esforço dramático é no sentido de captar e transmitir a vivacidade da população onde o Grupo esta inserido: olhares, vozes e energia para festejar, e também para sobreviver. A força dos dançarinos atrai e transporta o público para o quadro da desigualdade social. A cada violência social encenada, há uma reação cultural, representada por encenações de capoeira, de maculelê, maracatu e de outras danças. Resistência-Résitance fez parte do 11º Festival International de Theatre Action, realizado na Bélgica, França e Luxemburgo, durante os meses de outubro e novembro de 2006.

A peça está sendo exibida dentro do Projeto Domingo é Dia de Teatro, da Prefeitura do Recife. Um programa realizado pela Fundação de Cultura que tem como principal objetivo a promoção do lazer comunitário e a divulgação da cultura regional. É especialmente voltado para o grupo infanto-juvenil, mas diverte a todos. E além de movimentar a utilização dos espaços – Nascedouro de Peixinhos e Sítio Trindade –, serve de apoio aos grupos artísticos da cidade.
Matérias Relacionadas
- Festividades em Vasco da Gama marcam encerramento de Oficinas Culturais
- Coral Edgard Moraes leva lirismo ao Santa Isabel
- Pátio tem vasta programação musical neste fim de semana
- Chá de Zabumba agita Estação Arte com muito forró
- Quintas da Diversidade tem Bossa Nova e Pop Rock no Pátio


Enviar    Imprimir