Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Educação, Esporte e Lazer

PCR REALIZA EXAMES OFTALMOLÓGICOS EM ALUNOS DAS ESCOLAS MUNICIPAIS

Na tarde desta terça-feira (25), na Escola Municipal Tejipió, no bairro de Coqueiral, na RPA-05, aconteceu o último mutirão oftalmológico de 2008, que faz parte do Projeto Escola, realizado pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer, em parceria com a Fundação Altino Ventura (FAV). A atividade foi dividida em dois turnos – manhã e tarde – e se estendeu até às 15h, com o objetivo de identificar problemas de visão em alunos da rede municipal, na faixa etária dos seis aos 16 anos.

Exames de acuidade visual, versões, contra-teste e fundo de olho foram realizados em cerca de 100 crianças e jovens da própria unidade de ensino e da Escola Municipal Casa dos Ferroviários, em Tejipió, e do Sancho, no bairro de mesmo nome, todas pertencentes à RPA-05. Segundo a gerente de Serviços e Ações Complementares da Diretoria de Acompanhamento e Avaliação Educacional, Elusa Barros, problemas de visão podem causar sonolência e falta de atenção, provocando, conseqüentemente, um baixo rendimento do aluno em sala de aula. “O objetivo principal desse trabalho é a prevenção e também a inclusão, pois depois que realizamos o mutirão e o tratamento nas crianças, muitos professores vêm nos dizer que ela agora se sociabiliza melhor com os colegas e que o seu rendimento melhora muito”, explicou.

Uma equipe de três oftalmologistas, mais dois voluntários na área de assistência social, foram os responsáveis pela realização dos exames nas crianças e jovens que passaram por uma pré-triagem na própria unidade, uma semana antes. Ao final do mutirão, foi detectado um baixo percentual de crianças com problemas de visão, em torno de 10%. Entre eles, estava o jovem Jaime Amorim, de 14 anos, que se queixava de algumas dificuldades em sala de aula. “Meu olho fica ardendo e lacrimejando. E, na maioria das vezes, eu me sentava no fundo da sala de aula, o que dificultava mais ainda. Além disso, quando eu escrevo, vejo linhas no lugar das letras. Aí, uma das minhas professoras começou a perceber e me encaminhou pra fazer esses exames”, contou Jaime, que será encaminhado para realizar novos exames na FAV, na próxima semana.

Quando são identificados problemas como miopia, astigmatismo e hipermetropia, os óculos de grau são fornecidos pela Prefeitura do Recife. Em casos mais graves, como estrabismo e pressão ocular, ou até mesmo suspeita de glaucoma, os estudantes são encaminhados à sede a FAV, na Soledade, para tratamentos específicos. Desde que foi criado, em 2006, o Projeto Escola já distribuiu mais de 200 óculos e encaminhou para tratamento cerca de 150 alunos.

Matérias Relacionadas
- Professores de Educação Infantil expõem trabalhos
- PCR e FAV realizam último mutirão oftalmológico de 2008
- Estudantes do Recife se preparam para a Cantata Natalina - 2008
- Prefeitura incorpora novas famílias ao Programa Bolsa Escola Municipal
- Estudantes do ProJovem reformam escolas comunitárias em dois bairros
- Bolsa Escola Municipal recebe novos beneficiários
- Escolas Municipais participam de Caminhada no dia da Consciência Negra
- Escolas discutem relações étnico-raciais na formação profissional
- Mães do Bolsa Escola Municipal passeiam no Barco Escola
- Alunos participam de debate sobre violência
- Idosos visitam o IRB
- Beneficiários do Bolsa Escola passeiam pelo Rio Capibaribe
- Professoras participam de encerramento de curso
- PCR terá novo Centro de Formação para professores
- Professores participam de curso de literatura
- Começam as matrículas entre escolas e creches da rede de ensino
- PCR leva adultos e idosos ao Instituto Ricardo Brennand
- II Encontro de Práticas Pedagógicas reúne professores
- Estudantes participam de 3º ensaio geral da Cantata Natalina - 2008
- Prefeitura promove encontro de práticas pedagógicas na UFPE


Enviar    Imprimir