Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Educação, Esporte e Lazer

FEIRA DO CONHECIMENTO REÚNE PROFESSORES E ALUNOS NA UFPE

A secretária de Educação, Esporte e Lazer do Recife, Maria Luiza Aléssio, abriu, na manhã desta segunda-feira (01), no hall de acesso ao Teatro da UFPE, na Cidade Universitária, a Feira de Conhecimentos 2008 da Rede Municipal de Ensino. O evento, que vai prosseguir até esta terça-feira (02), das 8h30 às 11h30 e das 14h às 17h, está reunindo 66 escolas municipais, que estão apresentado, em estandes e enquetes culturais, o que foi vivenciado em sala de aula durante o Ano Letivo Poetas do Recife. Também participam os principais parceiros da educação municipal, a exemplo da própria UFPE, além de outras secretárias e órgãos da Prefeitura que colaboraram nas atividades pedagógicas realizadas durante o ano.

São desenhos, fotografias, maquetes, objetos reciclados, colagens e textos de pesquisa sobre os diversos temas trabalhados, utilizando como matriz o universo cultural e as obras dos principais poetas pernambucanos. Assuntos como poluição ambiental (João Cabral de Melo Neto), riqueza de nossas músicas e ritmos (Chico Science, Luiz Gonzaga e Capiba) e respeito às diferenças (Solano Trindade), entre outros.

Um pouco antes de visitarem os estandes, a secretária Maria Luiza e a diretora Geral de Ensino, Ester Rosa, desejaram uma ótima feira para todos. A secretária de Educação destacou, por exemplo, a motivação demonstrada por todos que fazem a rede de ensino para que ano letivo produzisse ótimos resultados. “Momentos como este comprovam que a política pedagógica implantada pelas duas gestões do prefeito João Paulo estão obtendo uma resposta positiva dos estudantes, professores, direção das escolas, e todos que fazem a comunidade escolar recifense”.

Segundo Maria Luiza, cuidar das pessoas começa por cuidar bem de áreas estratégicas, como a educação. “Temos consciência de que moramos numa cidade com grandes desigualdades sociais, e o compromisso da Prefeitura é trabalhar por uma educação cada vez mais inclusiva e de qualidade. É isto que está fazendo a diferença”, frisou. Já Ester Rosa falou da alegria de ver a motivação presente em todos os estandes. “A gente sente que nossos estudantes e professores aproveitaram muito bem a proposta do ano letivo Poetas do Recife”, argumentou. Um dos exemplos dessa motivação poderia ser visto no estande da Escola Muncipal André de Melo, da Estância, através do Projeto “Fotografando Poemas”. De acordo com a professora e escritora Geane Siqueira, a idéia foi musicar e representar, por fotografias, o universo dos poetas recifenses. “Tudo que é cantado e interpretado é mais facilmente assimilado pelas crianças e jovens”, pregou, lembrando que muitos alunos descobriram seu lado escritor durante os trabalhos.

Foi o caso da aluna Luana Fabrício, de 11 anos, que escreveu vários poemas inspirada na obra dos autores estudados. No poema “O Mangue”, por exemplo, ela conta um pouco de sua realidade, já que mora no Jiquiá, nas proximidades de um manguezal. “Achei maravilhoso estudar os nossos poetas, pois é uma forma de prestar uma homenagem a essas pessoas e ao mesmo tempo utilizar suas obras para ler mais e escrever melhor”, ressaltou. Deison Albuquerque, de 10 anos, da Escola Municipal Jardim Monte Verde, no Ibura, desenvolveu, junto com os colegas de turmas, o Projeto João Cabral e o Rio Capibaribe. “Utilizamos poemas como o Cão sem Plumas e Morte e Vida Severina, para aprofundar o estudo de dois temas bastante atuais, como a poluição dos rios e a seca que ainda castiga o nordeste”, contou com convicção.
Matérias Relacionadas
- Final do Futebol Participativo será no Estádio dos Aflitos
- Alunos do ProJovem Recife participam de Caminhada pela Paz
- Escola Municipal ganha prêmio
- Rede de ensino da Prefeitura realiza Feira de Conhecimentos
- PCR promove mostra de dança afro no Armazém 14
- Alunos do ProJovem Urbano vão participar da 9ª Caminhada da Paz
- Cantata Natalina continua ensaiando com alunos da rede municipal
- Prefeitura inaugura mais duas bibliotecas escolares
- Prefeitura do Recife inaugura mais duas Bibliotecas escolares
- Porto das Letras mostra programa de formação de leitores
- Biblioteca Popular de Afogados homenageia cordelista
- Estudantes comemoram inauguração de Biblioteca
- PCR efetiva matrículas nas escolas e creches
- Biblioteca Miguel Arraes é inaugurada nesta quinta-feira
- Porto das Letras recebe projeto da Secretaria de Educação
- Bibliotecas municipais discutem poesias e exibem filmes
- PCR realiza exames oftalmológicos em alunos das escolas municipais
- Professores de Educação Infantil expõem trabalhos
- PCR e FAV realizam último mutirão oftalmológico de 2008
- Estudantes do Recife se preparam para a Cantata Natalina - 2008


Enviar    Imprimir