Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Educação, Esporte e Lazer

PORTO DAS LETRAS MOSTRA PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE LEITORES

O encontro mensal do Porto das Letras apresentou nesta quinta-feira (27) o Programa Manoel Bandeira de Formação de Leitores. Um grupo musical formado por crianças e adolescentes da Escola Municipal Poeta Joaquim Cardozo apresentou ao público na Gerência Operacional de Literatura e Editoração, no Bairro do Recife, um trecho da peça “Antônio Conselheiro”, do dramaturgo recifense. Antes, representantes de escolas municipais, como a própria Joaquim Cardozo e São João Batista, falaram sobre as experiências vividas nos seus respectivos estabelecimentos de ensino, quanto à formação de novos leitores. “Esse é o nosso objetivo maior: formar o leitor, a paixão pela literatura e como fomentar isso nas escolas, por meio do acesso à leitura”, justificou a gerente operacional de Literatura e Editoração da Fundação de Cultura Cidade do Recife (FCCR), Heloisa Arcoverde.

Na explanação da professora Eliana Peixoto de Almeida, da Escola Municipal São João Batista, todo o trabalho realizado vem mostrando um resultado além da expectativa. “O professor de biblioteca, assim como na sala de aula, demonstra o seu conhecimento sobre as necessidades do aluno, por meio das histórias contadas ou mesmo da produção de textos”, defendeu.

Já no relato da professora Vânia Maria Cavalcanti, da Escola Municipal Poeta Joaquim Cardozo, a transformação se dá por causa do empenho de todos os envolvidos no processo. “Os estudantes têm mostrado que podem exercer a leitura com criatividade e interesse em escrever e protagonizar futuras obras”, garantiu.

Titular da Gerência de Biblioteca e Formação de Leitores da FCCR, Carminha Bandeira defendeu que a literatura tem o seu espaço garantido no futuro do aprendizado, no Recife. “Percebo que a literatura ainda possui um lugar especial no contexto dos professores. A comunidade tem transformado a biblioteca numa escola viva. Isso sem falar que ela também é um espaço de produção autoral.” Para o poeta e freqüentador assíduo do Porto das Letras Elieser Rocha, estas ações só têm a contribuir para fomentar os leitores do amanhã. “Também faço isso para resgatar a literatura para os jovens”, contou.

Encerramento – A última reunião do Porto da Letras de 208 será realizada às 17h do próximo dia 18, naquele endereço. Na ocasião, haverá um lançamento da coletânea Recife Conto de Natal 2. Para que os participantes fiquem mais à vontade , Heloisa Arcoverde disse que vai disponibilizar mais espaço como cadeiras e mesas na calçada. “É bom para que as pessoas possam curtir com mais tranqüilidade a nossa última reunião”, confirmou.

Matérias Relacionadas
- Biblioteca Popular de Afogados homenageia cordelista
- Estudantes comemoram inauguração de Biblioteca
- PCR efetiva matrículas nas escolas e creches
- Biblioteca Miguel Arraes é inaugurada nesta quinta-feira
- Porto das Letras recebe projeto da Secretaria de Educação
- Bibliotecas municipais discutem poesias e exibem filmes
- PCR realiza exames oftalmológicos em alunos das escolas municipais
- Professores de Educação Infantil expõem trabalhos
- PCR e FAV realizam último mutirão oftalmológico de 2008
- Estudantes do Recife se preparam para a Cantata Natalina - 2008
- Prefeitura incorpora novas famílias ao Programa Bolsa Escola Municipal
- Estudantes do ProJovem reformam escolas comunitárias em dois bairros
- Bolsa Escola Municipal recebe novos beneficiários
- Escolas Municipais participam de Caminhada no dia da Consciência Negra
- Escolas discutem relações étnico-raciais na formação profissional
- Mães do Bolsa Escola Municipal passeiam no Barco Escola
- Alunos participam de debate sobre violência
- Idosos visitam o IRB
- Beneficiários do Bolsa Escola passeiam pelo Rio Capibaribe
- Professoras participam de encerramento de curso


Enviar    Imprimir