Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Educação, Esporte e Lazer

PCR PROMOVE SEMINÁRIO SOBRE EDUCAÇÃO INFANTIL

Será realizado nesta sexta-feira (05), das 8h às 17h, no auditório do Instituto Ricardo Brennand - IRB, no bairro da Várzea, o seminário Formação Continuada e Orientações Curriculares na Educação Infantil: concretudes e desafios na Rede Municipal de Ensino do Recife. O evento é promovido pela Secretaria de Educação, Esporte e Lazer do município e vai contar com a participação de 150 pessoas, entre professores da rede de ensino e convidados. A abertura, às 8h, será presidida pela secretária de Educação, Maria Luiza Aléssio.

No mesmo horário, de forma paralela, também no IRB, os participantes vão poder apreciar a 2ª Mostra Itinerante Arte e Cultura – olhares infantis sobre a cidade do Recife, composta de 500 desenhos, colagens e pinturas produzidas por cerca de 1.100 alunos, entre quatro e cinco anos, matriculados em cinco creches, 34 escolas e nove Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI) da rede recifense. A exposição ficará aberta ao público também no sábado (06) e no domingo (07), das 13h às 17h.

Às 17h desta sexta-feira, logo após o seminário, vai acontecer o lançamento dos livros Os Saberes e as Falas dos Bebês e suas Professoras e a Educação Infantil no Recife – relatos e práticas do processo de formação continuada dos educadores. As duas obras, que serão distribuídas em todas as 219 escolas e 61 creches da PCR (incluindo os CEMEIs), foram escritas por cerca de 100 professores da rede (autores e co-autores). As publicações integram a série Cadernos da Educação Municipal e Portifólios Pedagógicos, que já resultou em outros trabalhos produzidos pela educação da Prefeitura do Recife.
São exemplos, o livro de poesias EJA Fazendo Versos, coletânea de alunos de Educação de Jovens e Adultos (EJA); e a publicação Educadores em Rede: Articulando a Diversidade e Construindo Singularidades, sobre o processo de formação continuada da rede municipal recifense.

Seminário - Quanto ao seminário desta sexta-feira, o objetivo será refletir sobre a qualidade da educação infantil, de zero a seis anos incompletos, a partir da política de formação continuada de educadores implantada pela PCR, além de colocar em debate uma pesquisa sobre educação infantil realizada pela Fundação Joaquim Nabuco – Fundaj. Essa pesquisa, sob o título de Educação Infantil na Rede Pública Municipal do Recife: concepções dos gestores, prática docente e formação dos profissionais, será apresentada, entre 9h e 10h, pelas pesquisadoras da Fundaj Patrícia Maria Uchôa Simões, Juceli Bengert Lima e Verônica Soares Fernandes. Logo depois, das 10h às 12h, será colocado em discussão, durante uma mesa-redonda, o tema “A Formação Continuada na Educação Infantil do Recife”.

Depois do almoço, às 13h30, o seminário será reaberto pela gerente de Educação Infantil do Recife, Valdélia Nunes. Das 14h às 17h, nova mesa-redonda, desta vez sobre Diálogos entre Saberes e Significados Construídos nos Cursos de Formação Continuada. A temática será dividida em quatro eixos com as seguintes educadoras: Karine Viana Porpino e Maria Isabel Maia (eixo Ludicidade/matemática); Ana Carolina Perrusi e Rosinha Campos (eixo Leitura e escrita); Denise Naline (eixo Arte e Cultura) e Ana Escurra, eixo Cidadania. Todas são especialistas em suas respectivas áreas e atuaram, durante todo o ano letivo 2008 (Poetas do Recife), na formação continuada dos profissionais de educação infantil da rede municipal de ensino.

Matérias Relacionadas
- Alunos da rede municipal assinam exposição na Várzea
- Encontro literário reúne poetas na Escola Jandira Botelho
- Cinema para fazer pensar na biblioteca de Casa Amarela
- Emoção marca as finais do Futebol participativo 2008
- Escola Municipal é classificada em prêmio promovido pelo SESI
- Feira do Conhecimento reúne professores e alunos na UFPE
- Final do Futebol Participativo será no Estádio dos Aflitos
- Alunos do ProJovem Recife participam de Caminhada pela Paz
- Escola Municipal ganha prêmio
- Rede de ensino da Prefeitura realiza Feira de Conhecimentos
- PCR promove mostra de dança afro no Armazém 14
- Alunos do ProJovem Urbano vão participar da 9ª Caminhada da Paz
- Cantata Natalina continua ensaiando com alunos da rede municipal
- Prefeitura inaugura mais duas bibliotecas escolares
- Prefeitura do Recife inaugura mais duas Bibliotecas escolares
- Porto das Letras mostra programa de formação de leitores
- Biblioteca Popular de Afogados homenageia cordelista
- Estudantes comemoram inauguração de Biblioteca
- PCR efetiva matrículas nas escolas e creches
- Biblioteca Miguel Arraes é inaugurada nesta quinta-feira


Enviar    Imprimir