Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Cultura

ESCOLA DE FREVO ENCERRA ATIVIDADES COM EMOCIONANTE APRESENTAÇÃO NO TEATRO DO PARQUE

As 855 pessoas, entre bailarinos, instrutores, pais e familiares, amigos e produção, que estiveram no teatro do Parque, neste domingo (7), ficaram emocionados com o espetáculo de encerramento das atividades de 2008 da Escola de Frevo Maestro Fernando Borges. A concepção do “Frevo, uma historia sem Fim” foi toda trabalhada em conjunto por toda a coordenação, direção geral, direção pedagógica e instrutores da instituição que é ligada à Fundação de Cultura, da Prefeitura do Recife. As quase duas horas de apresentação foram divididas em doze cenas, nas quais participaram os alunos iniciantes e os mais avançados.

Neste ano foram homenageados os artistas: Maestrina Lourdinha Nobre, J. Michilis, Silvério Pessoa, Nóbrega, Nôno Germano, Ariano Suassuna, Ed. Carlos, Nena Queiroga, Marrom Brasileiro, Andre Rio, Almir Rouche, Lenine, Maestro Forró, Maestro Spock, Maestro Formiga, Maestro Duda, Maestro Nunes, Maestro Edson Rodrigues, Hugo Meneses, Luiz Guimarães, José Menezes, Alcides Leão, Lorival Oliveira, Cloves Pereira, Zumba, Carnera, Guedes Peixoto, Antonio Sapateiro, Zenaide Bezerra – Passista, Capiba,, Nelson Ferreira, Coruja –Passista, Egidio Bezerra-Passista, Valdemar de Oliveira, Maestro Geraldo Santos, Maestro Fernando Borges, Levino Ferreira, José Bezerra-Passista, Sete Molas –Passista, Farinha Ruim-Passista

Dentre as cenas, uma das que mais levantou aplausos da platéia, foi a 10ª cena: Frevo um sonho de passos que não tem limites, com estudantes da Escola Especial Ulisses Pernambucano, uma das parceiras da escola de frevo. “São crianças e jovens com idades entre 5 e 23 anos, portadores das mais variadas necessidades especiais, entre cadeirantes, síndrome de Down, altistas e com múltiplas deficiências”, disse o professor da escola, que vai à Ulisses ministrar as aulas, Werison Fidelis. A idéia da parceria veio dele depois de observar a necessidade delas de se estimularem para se sentirem e mostrarem utilidade para as pessoas. “Estou muito feliz com o avanço deles desde quando começamos as aulas, há um ano. “Hoje uma mãe de um dos meninos me procurou de disse que eu consegui mostrar a ela que o filho é capaz de se superar e fazer as coisas que gostam. Isso é o que faz valer a pena e me estimula a continuar o trabalho com eles”, contou Fidelis. Veja, no anexo, a descrição de cada uma delas.

Outro momento de muita emoção foi o encerramento quando, com todos os participantes do palco, a diretora geral da escola, Bárbara Hellioddora, com oito meses de gestação, foi homenageada. Ao som de músicas natalinas, a coordenadora pedagógica, Ana Paula Diniz, falou da esperança gerada por uma criança que ainda está na barriga da mãe, como Beatriz. “Foi uma excelente surpresa, não sabia de nada disso. Quase que Bia chega antes da hora, de tão emocionada que fiquei. Estou muito feliz em ver o resultado e a alegria estampada no rosto de cada um dos alunos”, falou a diretora.

As palavras dela foram comprovadas pelas bailarinas, como Cássia Gonçalves, que está na escola de frevo há nove meses. “Está sendo muito bom porque estou aperfeiçoando o pouco frevo que já sabia. Essa apresentação é maravilhosa, uma chance de mostrar para as pessoas o nosso aprendizado”, disse. Para o público, cada aplauso e grito de incentivo foi completamente merecido. “Foi muito lindo, cada cena melhor do que a outra”, opinou a tia de Sofia, de 6 anos, Suzana de Lima. “Realmente eu recomendo as pessoas procurarem a escola. Sofia se interessou em participar depois que viu uma apresentação, e, de lá pra cá, a vida dela só tem melhorado. Está se alimentando mais e melhor, mais sociável, e fazendo novos amigos além dos da escola”, completa Lima.

A Escola de Frevo Maestro Fernando Borges existe há 12 anos, e tem como principio fundamental valorizar o ser humano como forma integral, ficando suas ações para a valorização da cultura popular, focando o  Frevo como temática principal. Neste ano foram 357 alunos, com idades entre 5 e 78. São pessoas de quase todos os bairros do Recife, além de pelo menos 10 cidades da Região Metropolitana. As aulas acontecem, gratuitamente, de segunda a sexta-feira, e as turmas são três vezes por semana.  “A partir do próximo ano vamos dividir as turmas por faixa etária. Acreditamos que dessa forma cada um vai receber um olhar mais integral, respeitando o desenvolvimento cognitivo motor-social de cada aluno. Assim vamos conservar os passistas e manter vivo o frevo, patrimônio imaterial, que, aliás, é um dos objetivos da escola”, disse a coordenadora pedagógica Ana Paula Diniz.

Para se matricular em uma das turmas de 2009, o interessado deve ir à escola, na Rua Castro Alves, 440, Encruzilhada,  com duas fotos e certidão de nascimento ou um documento de identidade. Outras informações através do telefone: 81 3232 7749. 
Matérias Relacionadas
- Prefeitura comemora o Dia Internacional do Palhaço
- Bibliotecas encerram atividades com filmes e recitais
- Sinfônica inicia ensaios para abertura do Natal
- Concurso de iluminação natalina inscreve até esta quarta-feira (10)
- Terça Negra mistura maracatu, mangue beat e afoxé
- Sábado de forró no Mercado do Cordeiro
- Prodarte anuncia feiras do Poço da Panela e Lagoa do Araçá neste sábado
- Escola de Frevo encerra ano letivo com espetáculo
- Lazer comunitário com espetáculo teatral no Sítio Trindade
- Refinaria do Sítio Trindade encerra oficinas multiculturais
- Batutas faz festa para arrecadar fundos
- Opereta Natalina é destaque no Teatro do Parque
- Refinaria do Sítio Trindade encerra oficinas multiculturais
- Multicultural realiza seminário sobre Memória e Mudança Social
- Teatros municipais oferecem programação para público
- Prefeitura realiza 4ª Jornada de Orquestras de Frevo
- Talento precoce de Milla Bigio no Tecendo Arte
- A hora e a vez da vídeodança em Pernambuco
- Sanfonas invadem o Pátio neste final de semana
- Abertas inscrições de concurso de iluminação natalina


Enviar    Imprimir