Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Cultura

OPERETA NATALINA É DESTAQUE NO TEATRO DO PARQUE

Perpetuando uma tradição que já dura 143 anos, a Opereta Natalina O Presépio dos Irmãos Valença foi a atração do Teatro do Parque na noite desta quinta-feira (04). O evento, promovido pela Fundação de Cultura do Recife, integra a programação do ciclo natalino 2008 da Prefeitura do Recife. Segundo a produtora da opereta, a etnomusicóloga Márcia Sena, o retorno ao teatro só foi possível graças ao governo municipal. “Esse auto existe há 143 anos e há 20 estava afastado do teatro. Este ano, a Fundação de Cultura proporcionou nossa volta aos palcos”, comemorou.

Antes do espetáculo foi exibido o documentário Um Sonho que Durou Três Dias, de Mariana Correia, Ivini Guedes e Thaís Neves. O filme narra a trajetória dos Irmãos Valença a partir de depoimentos de familiares, amigos e especialistas. O Presépio dos Irmãos Valença é composto por três atos que mesclam diálogos, interpretação e música. Destaque para o cenário, que compõe a narrativa do espetáculo. Todo repertório musical é cantado pelos personagens no momento das suas performances no palco, como pede o gênero opereta.

O enredo se passa no cotidiano de pastoras que vivem nas aldeias, no prado, colhendo flores. Ao romper da aurora é anunciado o nascimento do Messias Desejado a uma delas, através de um sonho. A notícia logo é passada às companheiras, pois o Anjo Gabriel lhe apareceu, confirmou a anunciação, mostrou a estrela que irá guiá-las até Belém de Judá onde é nascido Jesus, em uma manjedoura. A partir de então, as pastoras seguem a viagem, cantando as jornadas, dançando e tocando seus pandeiros alegremente.

No caminho de Belém, as pastoras se dividem em dois cordões, o encarnado e o azul - com a mestra à frente do primeiro e a contra mestra à frente do segundo, ficando a diana no centro, vestida de azul e encarnado. Satanás, durante todo espetáculo, tenta de todas as formas desviá-las do caminho de Belém. Mas o Anjo Gabriel aparece nos momentos mais difíceis para salvá-las. A opereta encerra quando elas chegam à manjedoura, local onde está a Família Sagrada: Jesus, José e Maria.

Um bom público compareceu ao Teatro do Parque para conferir a apresentação. A dona de casa Lúcia da Silva, do Cordeiro, foi só elogios. “Achei tudo muito bonito. Gosto muito das histórias do Natal e fica melhor quando são apresentadas com música e teatro”, disse. A apresentação, com entrada franca, volta a ser apresentada no mesmo local e horário no próximo dia 11 de dezembro.

História - No Livro Ensaios Folclóricos, Ascenso Ferreira registra a existência de um presépio semelhante aos autos hieráticos medievais de origem Ibérica, patrimônio da Família Valença, encenado pela primeira vez no Recife em 1865, em plena Guerra do Paraguai, pelos avós dos dois conhecidos musicistas João e Raul Valença (Irmãos Valença), compositores, dentre outras músicas, da marcha carnavalesca O teu cabelo não nega, que contribuíram com sua criatividade, ousadia e singularidade para o cenário artístico sócio-cultural brasileiro.

Irmãos Valença - O carnaval era a maior inspiração dos compositores João e Raul Valença. Eles formaram uma das duplas mais expressivas da música pernambucana do século XX. Ambos assinam uma das marchas de maior sucesso dos carnavais brasileiros, O teu cabelo não nega - gravação de Lamartine Babo, originalmente chamada Mulata - e de mais de 100 outras composições. Defensores das tradições culturais, os Valença realizavam também encenações de pastoris e do presépio para o ciclo natalino, além de terem sido os fundadores do Grêmio Familiar Madalenense, uma sociedade teatral de grande prestígio em sua época, no Recife.

Matérias Relacionadas
- Lazer comunitário com espetáculo teatral no Sítio Trindade
- Refinaria do Sítio Trindade encerra oficinas multiculturais
- Batutas faz festa para arrecadar fundos
- Refinaria do Sítio Trindade encerra oficinas multiculturais
- Multicultural realiza seminário sobre Memória e Mudança Social
- Teatros municipais oferecem programação para público
- Prefeitura realiza 4ª Jornada de Orquestras de Frevo
- Talento precoce de Milla Bigio no Tecendo Arte
- A hora e a vez da vídeodança em Pernambuco
- Sanfonas invadem o Pátio neste final de semana
- Abertas inscrições de concurso de iluminação natalina
- Vice-prefeito participa de inauguração da nova sede do Galo
- Prefeitura realiza seminário sobre 'Memória e Mudança Social'
- PCR apresenta o Presépio dos Irmãos Valença
- Festival Recife do Teatro Nacional é avaliado publicamente
- Maracatu Cambinda Estrela lança CD no Terça Negra
- Concurso Prêmios Literários 2008 anuncia vencedores
- III Semana de Cultura encerra atividades
- Sítio Trindade oferece programação para toda a família
- Rádio Popular leva arte pernambucana ao Mercado da Boa Vista


Enviar    Imprimir