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A Prefeitura

JOÃO DA COSTA EMPOSSA SECRETÁRIOS MUNICIPAIS

Familiares, amigos dos políticos e servidores municipais lotaram o 15o andar do edifício-sede da Prefeitura do Recife, na manhã desta sexta-feira (2), para assistir à posse dos 16 secretários que vão compor o governo do prefeito, João da Costa. Entre as autoridades presentes, o vice-prefeito Milton Coelho, o vice-prefeito da gestão de João Paulo, e atual vereador, Luciano Siqueira, o secretário estadual das Cidades e executivo do PT nacional, Humberto Costa, o secretário estadual de Educação, Danilo Cabral, além dos secretários estaduais da Secretaria de Defesa Social, Servilho Paiva e de Administração, Paulo Câmara.

Durante a cerimônia o prefeito João da Costa disse estar confiante com a nova equipe. “São pessoas competentes, trabalham em conjunto, por isso estou bem esperançoso quanto ao sucesso do trabalho. Espero que eles se dediquem bastante com maior eficiência para garantir renda para os investimentos necessários para o Recife”, concluiu o chefe do executivo.

Depois da assinatura do livro de posse, o secretário de Planejamento Participativo, Obras e Desenvolvimento Urbano e Ambiental, Amir Schvartz, discursou representando os demais. “Já sentimos a relação profissional de amizade e respeito entre a equipe formada. Temos pela frente uma tarefa árdua e a certeza de que essa será mais uma gestão exitosa. Vamos, ao longo desses quatro anos, nos empenhar ao máximo para fazer o melhor pelo Recife”.

Dos nomes que integraram o primeiro escalão do governo João Paulo sete permanecem: Fernando Nunes de Souza (Administração), Lygia Maria Veras Falcão (Gestão Estratégica e Comunicação), José Marcos de Lima (Saneamento), Samuel de Oliveira Neto (Turismo), Amir Schvartz (Planejamento Participativo, Obras e Desenvolvimento Urbano e Ambiental), José Antônio Bertotti Júnior que deixou a Assistência Social para comandar a pasta de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, e Karla Magda de Melo Menezes que trocou a de Direitos Humanos e Segurança Cidadã pela de Assistência Social. Há oito anos no comando da secretaria, desde o primeiro mandato da gestão de João Paulo, a secretária Lygia Falcão promete: “desde já vamos começar as reuniões para melhorar ainda mais o que já está bom. Esse é o nosso maior objetivo”.

Na ocasião, ainda foi apresentado o coordenador do futuro Gabinete de Planejamento Participativo e Gestão, Milton Botler, que atualmente é o assessor especial da Secretaria de Planejamento.

Os novatos são: Maria do Amparo Araújo (Secretaria de Direitos Humanos e Segurança Cidadã), Ricardo Soriano (Assuntos Jurídicos), José Humberto de Moura Cavalcanti Filho (Serviços Públicos), Renato Braga Lins (Cultura), Heraldo Selva (Habitação), Roberto Arrais (Coordenação Política de Governo), Gustavo de Azevedo Couto (Saúde), Cláudio Duarte da Fonseca (Educação, Esporte e Lazer), Marcelo Andrade Bezerra Barros (Finanças), José Félix Rivera Valente (Chefe de Gabinete - Prefeito), José Augusto Bichara Filho (Chefe de Gabinete – Vice-Prefeito).

Certamente os secretários atenderão as expectativas, não só minhas e do prefeito, mas de toda a cidade do Recife. Que todos obtenham sucesso nesta caminhada”, desejou o vice-prefeito, Milton Coelho. Ao final da solenidade o prefeito falou também das dificuldades que serão enfrentadas em 2009. “Vamos vivenciar uma realidade bem diferente dos anos anteriores por causa da crise econômica, por isso, a eficiência é palavra chave nesse início de gestão. Precisamos de agilidade e estratégias nas ações dos secretários, pois, se já buscávamos resultados, hoje eles são muito mais necessários e somos muito mais cobrados”, finalizou.


Confira, abaixo, o currículo de cada um dos empossados.


SECRETARIA DE COORDENAÇÃO POLÍTICA DE GOVERNO

Roberto Arrais – formado em Licenciatura e Formação em Psicologia com pós-graduação em Gerenciamento de Cidades e mestrando de Gestão Pública para o Desenvolvimento do Nordeste na UFPE. Foi vereador do Recife de 1983 a 1988. Foi assessor técnico da Comissão de Desapropriação de Terras do Estado de Pernambuco – Sec. de Agricultura PE (1989-1990), presidente do Serviço Social Agamenon Magalhães (1990-1991), secretário do Trabalho e Ação Social de Olinda (1993-1995), assessor técnico da Secretaria de Assistência Social – Cabo de Santo Agostinho (1997-2000), assessor da superintendência do INCRA (2004), assistente da Delegacia Federal do Desenvolvimento Agrário de Pernambuco (2004-2007), secretário executivo da Amupe – Associação Municipalista de Pernambuco (2007-2008).

SECRETARIA DE ASSUNTOS JURÍDICOS

Ricardo Soriano - formado em direito pela UFPE (1994), pós-graduado em direito pela Escola Superior da Magistratura de Pernambuco - Esmape (1998), especialista em direito civil pela UFPE (2003), conselheiro da OAB-PE (2004 -2006), presidente da Comissao de Direitos Humanos da OAB-PE (2004-2006), advogado do Projeto Dom Helder Câmara (2002-2003). Assessor da secretaria da Casa Civil do Governo Arrais (1994), Diretor da Fiam (96-97), assessor jurídico da AD-DIPER (2008), coordenador jurídico da Campanha de João da Costa (2008), advogado eleitoral da campanha de Eduardo Campos (2006).

SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO DE PESSOAS

Fernando Nunes - bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Católica de Pernambuco, curso de Ciências Estatísticas – Nível Intermediário, Escola Nacional de Ciências Estatísticas - Rio de Janeiro. Secretaria de Administração e Gestão de Pessoas da Prefeitura do Recife – Secretário (2007 – 2008), Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco - Secretário Executivo (2005 – 2006), Diretor de Administração e Finanças do Departamento Nacional de Estradas de Rodagem - DNER - Brasília – DF (1991), diretor da Assessoria de Indústria e Comércio da SUDENE (1978 – 1979), - diretor do Grupo Bompreço, durante 13 anos (1979 a 1991); diretor administrativo-financeiro do Sebrae – PE (2003/2004); chefe da assessoria técnica da Federação das Indústrias de Pernambuco (FIEPE) – desde 1994; TELEBRÁS - chefe do Grupo de Telecomunicações do Nordeste e Coordenador Regional de Projetos, responsável pela elaboração de 16 projetos de telefonia interurbana, das Empresas, do Norte e Nordeste, Assessor Econômico Financeiro e da Presidência (1967 – 1976, chefe de gabinete da presidência do Bandepe (1967), técnico em estatística do Condepe (1964).

SECRETARIA DE FINANÇAS

Marcelo Barros - Economista, formado pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) em 1993, Mestre em Ciências Econômicas pela UFPE/PIMES em 1997. Coordenador dos cursos de Ciências Econômicas e Ciências Contábeis da Faculdade Boa Viagem (FBV). Professor das disciplinas de Introdução à Economia, Economia Brasileira e Análise de Projetos. Professor da pós-graduação em Gestão, Finanças e Políticas Públicas (GFPP), ministrando as disciplinas de Economia do Setor Público e Captação de Recursos, Formulação e Gestão de Projetos Públicos. Na pós-graduação em Contabilidade, Controladoria e Finanças (CCF) ministra a disciplina de Cenários Econômicos. Coordenador de Projetos Estratégicos da Prefeitura da Cidade do Recife (desde nov/2006) na gestão do Prefeito João Paulo. Trabalhos de consultoria desenvolvidos para o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD/ONU), Banco Mundial (BIRD) e Organização dos Estados Americanos (OEA). Pesquisador na área de Economia com foco regional com diversos trabalhos publicados no Brasil e no exterior.

SECRETARIA DE PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO, OBRAS, DESENVOLVIMENTO URBANO E AMBIENTAL

Amir Schvartz - Engenheiro civil formado pela Escola Politécnica da Universidade de Pernambuco, iniciou sua carreira profissional na iniciativa privada. Em 2001, assumiu o primeiro cargo no serviço público, o de engenheiro responsável pelas vistorias em edificações na cidade do Recife, na Coordenadoria de Defesa Civil - CODECIR. A partir de janeiro de 2003, passou para a Empresa de Urbanização do Recife – URB, assumindo a Diretoria de Obras. Em 2006, assumiu o cargo de diretor-presidente da URB–Recife. Em julho de 2008 assumiu a secretaria de Planejamento Participativo, Obras, Desenvolvimento Urbano e Ambiental da Prefeitura do Recife.

SECRETARIA DE GESTÃO ESTRATÉGICA E COMUNICAÇÃO SOCIAL

Lygia Falcão - Formada em Serviço Social (UFPE) e pós-graduada em Administração em Marketing (UPE). Assessora sindical na década de 80, compôs o coletivo de assessorias à primeira direção da CUT-PE. De 1986 até o ano de 2004, foi quem coordenou todas as campanhas eleitorais de João Paulo e, em 2008, compôs o núcleo de coordenação da campanha de João da Costa. Trabalhou na Câmara Municipal do Recife e na Assembléia Legislativa de Pernambuco. Exerceu os cargos de chefe da Assessoria Especial e de Gabinete no primeiro mandato do prefeito João Paulo. No segundo mandato, assumiu a Secretaria de Gestão Estratégica e Comunicação Social da Prefeitura do Recife, onde coordenou o Projeto 100 Anos do Frevo em todo o Brasil, é coordenadora do Plano de Aceleração do Crescimento- PAC/Recife e coordenou a Equipe de Transição.

SECRETARIA DE SERVIÇOS PÚBLICOS

José Humberto Cavalcanti - Engenheiro Civil – Universidade Católica de Pernambuco – Unicap, ingressou no serviço público em 1971, ainda no antigo Departamento de Terminais Rodoviários de Pernambuco (Deterpe – incorporado ao DER, 1974); assessor do Governador Moura Cavalcanti (1974); trabalhou na Secretaria do Trabalho e Ação Social – Departamento do Serviço Social Agamenon Magalhães (1975); Fundação de Desenvolvimento Municipal do Interior de Pernambuco (FIAM) – coordenador de Programas específicos, chefe do departamento de Desenvolvimento rural (1979-1986); Deputado Estadual (PMDB) – (1986); Prefeitura de Limoeiro (1993) - Secretaria de Finanças e secretário de Agricultura, Indústria e Comércio; presidente do Conselho Municipal de Meio Ambiente e programa de Geração de Emprego e Renda), secretário geral do PTB- PE (desde 2003; coordenador da Prodetur II da Secretaria de Turismo do Governo do Estado de Pernambuco.

SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

Karla Menezes – graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Pernambuco. Foi coordenadora do Programa de Assistência e Prevenção à Violência Contra Mulher da Prefeitura do Recife (2001), coordenadora do Programa Prefeito Amigo da Criança (2005 e 2008). Implantou o Centro Clarice Lispector e da Casa Abrigo Sempre Viva. Foi secretária de Direitos Humanos e Segurança Cidadã da Prefeitura do Recife, na gestão João Paulo, coordenadora do PRONASCI/Recife e presidente Municipal do Partido dos Trabalhadores.

SECRETARIA DE SAÚDE

Gustavo Couto – médico formado pela Faculdade de Ciências Médicas – FESP (1987) e fez residência médica em Medicina Preventiva e Social pelo Hospital das Clínicas – UFPE (1989 a 1991). Tem especialização em Saúde Mental pelo Dipartimentale Di Salute Mental – USL – Ímola, e presso La estruture Sanitarie e Universitarie della Regione Emilia Romagna – Itália (Janeiro a março de 1996). Trabalhou como médico psiquiatra da Casa de Saúde São José (1988 a 1994); foi assessor parlamentar da Comissão de Saúde da Assembléia Legislativa –PE (1993 a 1994); coordenador estadual de Saúde Mental da Secretaria de Saúde do Governo do Estado(1995 a 1997); Coordenador da Comissão Estadual de Reforma da Política de Saúde Mental –PE (1995 a 1999); Membro Efetivo da Comissão Nacional de Reforma Psiquiátrica do Conselho Nacional representando o Colegiado Nacional de Secretários Estaduais de Saúde – CONASS (1995 a 1997); professor do Curso de Extensão - “Loucura: Da Exclusão à Reabilitação Psicossocial ” Univerão - UNICAP (1997 e 1998); professor convidado da UFPE ( Deptº de Neuropsiquiatria) do curso de Especialização em Saúde Mental; (1998 a 2000); professor da Universidade Católica de Pernambuco - UNICAP - Deptº de Psicologia (1997 a 2000); professor Convidado do IMIP( Instituto Materno Infantil de Pernambuco (1997 a 2001); Médico Psiquiatra do Hospital Geral Otávio de Freitas; Consultor da Secretaria de Saúde da Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho na área de Saúde Mental; membro do comitê assessor do Ministério da Saúde na área de Alcoolismo e outras Dependências Químicas; assessor especial da Prefeitura Municipal do Recife (janeiro-2001/março-2002); secretário adjunto de Saúde da Prefeitura do Recife (abril-2002/maio-2003); secretário de Saúde da Prefeitura do Recife (junho-2003/março-2006); coordenador e médico psiquiatra da Unidade de Desintoxicação / Clínica Médica da Policlínica Oscar Coutinho / IMIP e médico pesquisador do Instituto Materno Infantil de Pernambuco – IMIP.

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO, ESPORTE E LAZER

Cláudio Duarte - médico, estudou medicina na Universidade Federal de Pernambuco, 1987, especialista em Medicina Preventiva e Social pela UFPE, 1989, mestre em Saúde Coletiva pelo Instituto de Saúde Coletiva da Bahia, 2003, prof. da Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba. É médico Sanitarista concursado da Secretaria de Saúde de Olinda (1988 – 1989); médico concursado do Banco do Brasil - atualmente licenciado (1989 – 2008); médico sanitarista concursado da Secretaria de Saúde de Pernambuco (1994 – 2008); secretário adjunto da Secretaria de Saúde de Pernambuco - Gestão Miguel Arraes de Alencar (1995 – 1996); secretário de Saúde do Cabo de Santo Agostinho - Gestão Elias Gomes (1997 – 1998); diretor do Departamento de Atenção Especializada do Ministério da Saúde - Gestão José Serra (1999); secretário Nacional de Políticas de Saúde do Ministério da Saúde - Gestão José Serra (2000 – 2002); coordenador de Informação e Comunicação para Saúde da Diretoria Geral da Caixa de Assistência dos Funcionário do Banco do Brasil, Cassi – Brasília (2003); diretor de Saúde da Secretaria de Saúde do Recife - Gestão João Paulo (2005); presidente da Autarquia Municipal de Saúde e Previdência - RECIPREV, Gestão João Paulo (2006); foi secretário Executivo de Gestão e Vigilância em Saúde , Gestão Eduardo Campos.

SECRETARIA DE CULTURA

Renato L (codinome de Renato Lins) - é formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Pernambuco. Coordenou o Departamento de Vídeo da Equipe de Comunicação Sindical; Produziu os programas de rádio Décadas (Universitária FM), New Rock (Transamérica FM), Mangue Beat (Caetés FM), Manguetronic (online); idealizou e co-produziu o projeto Acorda Povo, com as bandas Devotos e Nação Zumbi; co-escreveu o segundo manifesto do movimento Mangue Beat (“Quanto vale uma vida?”). Assinou a coluna O Som e o Sentido, no caderno Viver; recebeu a Ordem do Mérito Cultural (edição 2005) do Governo Federal por sua contribuição ao movimento Mangue Beat; foi membro do Conselho Municipal de Cultura da Cidade do Recife (2001 e 2006); assinou o argumento do documentário Ensolarado Byte, vencedor da etapa pernambucana do concurso DocTV (2005).

SECRETARIA DE TURISMO

Samuel Oliveira - é empresário do ramo de Hotelaria, tendo atuado no setor por 30 anos. Foi diretor-presidente da Empetur, de 1995 a 1998; foi secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Olinda, de 1993 a 1994; foi presidente da Empetur, em 1990; fundou e foi o primeiro presidente da Associação Brasileira da Indústria Hoteleira, seção Rio Grande do Norte (ABIH-RN). Atualmente é Secretário de Turismo do Recife, ocupando o cargo desde julho de 2006.

SECRETARIA DE HABITAÇÃO

Heraldo Selva - engenheiro civil formado pela Universidade Federal de Pernambuco (1991). Foi gerente de Projetos da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Cabo de Santo Agostinho, vereador do município de Jaboatão dos Guararapes (2004).

SECRETARIA DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

José Bertotti – Formou-se em Química Industrial pela UFRGS com pós-graduação em Gestão de Políticas Públicas pela FBV. No período de 1992 a 1997, foi diretor da Executiva da União Nacional dos Estudantes - UNE. Em 2004, assumiu o cargo de Secretário Adjunto da Secretaria da Política de Assistência Social da Prefeitura do Recife – PCR. Membro da Executiva Estadual do Partido Comunista do Brasil – PCdoB – e ocupou os cargos de Secretário de Assistência Social da PCR e Presidente do Instituto de Assistência Social e Cidadania - IASC.

SECRETARIA DE DIREITOS HUMANOS E SEGURANÇA CIDADÃ

Amparo Araújo – É formada em Serviço Social pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com especialização em Investigação em Serviço Social, também pela mesma instituição. Já atuou como analista do Serviço Federal de Processamento de Dados (SERPRO) e, atualmente, exerce a função de Ouvidora da Secretaria de Defesa Social do Governo do Estado. Teve atuação como militante do Movimento Estudantil Secundarista em Alagoas, da Ação Libertadora Nacional (ALN) e do Comitê Brasileiro pela Anistia. Foi fundadora e presidente (em várias gestões) do Movimento Tortura Nunca Mais de Pernambuco e membro da Comissão de Indenização dos Anistiados Políticos de Pernambuco, da Ação da Cidadania Contra a Fome e a Miséria e pela Vida e da Rede Estadual de Entidade pelos Direitos Humanos. Também assinou a coluna Civilização, do JC Online, e é voluntária em responsabilidade social, ministrando palestras em empresas estatais. Na política é filiada ao PSB e já foi candidata a segunda suplente de senadora em 2006.

SECRETARIA DE SANEAMENTO

José Marcos de Lima – É médico veterinário e empresário do ramo hospitalar e agropecuarista; vereador e prefeito da cidade de São José do Egito; deputado estadual de Pernambuco (1º mandato 1991 a 1995; 2º mandato 1996 a 2000; 3º mandato – 2000 a 2004 – exercendo o cargo de presidente da Assembléia Legislativa). Foi presidente do Instituto de Pesquisa Agropecuária (IPA); foi secretário de infra-estrutura de Jaboatão dos Guararapes; foi assessor especial do governador Eduardo Campos; secretário geral do Partido da República de Pernambuco; presidente da Associação Pernambucana dos Criadores de Caprinos e Ovinos – Apecco. Atualmente é secretário de Saneamento do Recife.

CHEFE DE GABINETE DO PREFEITO

Felix Valente – Formado em Comunicação Social (UFRGS-RS) e Farmácia e Bioquímica (UFRGS-RS). Consultor de Gestão Pública e Comunicação Social da Prefeitura do Recife/PE, Fortaleza/CE, Vitória/ES, João Pessoa/PB (2003), Campina Grande/PB (2003) e Governo do Estado do Piauí (2003); atuou, durante 20 anos, na área de jornalismo (jornal e rádio) em empresas privadas de Comunicação; coordenou a Publicidade e Políticas Públicas do Governo do Estado do Rio Grande do Sul (2002); secretário de Comunicação Social - Prefeitura Municipal de Porto Alegre/RS (1999/2000); coordenador de Jornalismo, Rádio e TV – Prefeitura Municipal de Porto Alegre/RS (1997/1998); membro da Coordenação da campanha de João da Costa (PT) à Prefeitura do Recife/PE (2008); coordenador de Programas Estratégicos do Gabinete do Prefeito João Paulo.

CHEFE DE GABINETE DO VICE-PREFEITO

José Augusto Bichara Filho - Atuou em cargos de direção do extinto Banco do Estado de Pernambuco S/A- Bandepe. Foi membro do Diretório do Sindicato dos Bancários, em 1990 /1991. Em 2003 assumiu o cargo de Chefe de Gabinete da presidência da Câmara Municipal de Olinda, na gestão do então vereador Pedro Mendes, atual Secretário de Juventude e Emprego do Estado. Filiado ao PSB desde 2001, foi secretário de Finanças do partido em Olinda por dois mandatos consecutivos (2003/2007). Atualmente é presidente do Conselho Fiscal do PSB estadual. Em 2004 coordenou a campanha para prefeito de Olinda do candidato Pedro Mendes pelo PSB. Integrou a coordenação da campanha de Milton Coelho para deputado estadual e de Eduardo Campos para governador em 2006. No ano seguinte assumiu a coordenadoria de Loterias do Estado na Agência de Regulação de Pernambuco- Arpe, vinculada ao Gabinete do Governador, onde permaneceu até o final de 2008.

GABINETE DE PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO E GESTÃO

Milton Botler - Arquiteto, urbanista e mestre em desenvolvimento urbano pela Universidade Federal de Pernambuco. Foi coordenador do Arruar – Assessoria de Urbanização Popular, organização não governamental de apoio ao movimento popular; professor de arquitetura e urbanismo das faculdades Esuda e FAUPE (1987-1994). Como consultor, participou da elaboração de diversos planos diretores municipais, dentre os quais, os planos diretores dos municípios de Vitória de Santo Antão, Pombos, Itamaracá, Garanhuns e Paudalho, no Estado de Pernambuco. Participou ainda da elaboração do plano para o centro histórico de La Paz, na Bolívia e do Plano de Desenvolvimento urbano de Paramaribo, Suriname.Dentre as funções públicas que exerceu, foi gerente de projetos do Arquipélago de Fernando de Noronha (1998-2000); diretor de Patrimônio Histórico da FUNDARPE (Governo do Estado de Pernambuco (2000-2002); diretor de Programas Especiais da URB-Recife (2003) e coordenador do Programa Nacional de Reabilitação de Áreas Urbanas Centrais do Ministério das Cidades (2003). Atualmente é assessor especial da Secretaria do Planejamento Participativo, Obras e Desenvolvimento Urbano e Ambiental da Prefeitura do Recife, tendo atuado como coordenador da revisão do Plano Diretor do Recife.

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