Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



RSS lista de noticias O que é isso?


A Prefeitura

JOÃO PAULO INAUGURA SEDE DO NÚCLEO DA CULTURA AFRO-BRASILEIRA

O prefeito do Recife, João Paulo, entregou à cidade, na noite desta terça-feira (30), no Pátio de São Pedro, no bairro de São José, a sede do Núcleo da Cultura Afro-Brasileira (NCAB). O espaço, vinculado à Diretoria de Preservação do Patrimônio Cultural (DPPC) da Secretaria de Cultura do Recife, foi criado em 2001 para atender à demanda de valorização das manifestações culturais de origem africana, e agora ganha o seu próprio espaço, na casa de número 34 do Pátio, e vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 09h às 18h. A ocasião marcou, também, o lançamento do Catálogo da Cultura Afro-Brasileira: Recife Nação Africana.

“Temos que resgatar a história de famílias que tiveram seus membros seqüestrados para virem ao Brasil ser escravizados”, defendeu o prefeito. João Paulo destacou a resistência desse povo que, apesar de todo o sofrimento, manteve viva a luta pela sobrevivência. “É preciso criar fóruns e núcleos para preservar a memória dos afro-descendentes; assim possibilitamos a continuidade da luta pelo controle social”, concluiu.

O NCAB, criado ao mesmo tempo em que foi criada a Secretaria de Cultura do Município, sempre orientou sua ação no sentido de privilegiar a formação cultural da população negra do Recife. Tem desenvolvido um trabalho de acompanhamento das ações e projetos de entidades de cultura negra e participado de reuniões e atividades festivas realizadas pelos grupos de cultura afro-brasileira na Cidade. “Esse espaço que ganhamos hoje, junto com o catálogo que lançamos, são a concretização de um sonho e é um fato extremamente simbólico, já que acontece no momento em que o prefeito João Paulo e o secretário de Cultura fecham a gestão onde o Núcleo foi criado”, revelou Claudilene Silva, coordenadora do NCAB.

O Núcleo, ao longo desses oito anos, realizou debates, seminários e exposições sobre manifestações culturais de origem africana, além de ter promovido, com sucesso, o mês da consciência negra (em novembro) e colocado em destaque manifestações como a Terça Negra. “Começamos com romantismo e muita fé, e isso foi fundamental para se estabelecer uma conversa com o governo cujo objetivo era sensibilizar todas as secretarias municipais em relação à questão racial”, explicou Lindivaldo Júnior, assessor técnico da Secretaria de Cultura e primeiro coordenador do NCAB.

Responsável também pela organização e coordenação da tradicional Noite dos Tambores Silenciosos, que fez do Pátio do Terço um histórico pólo da Cultura Afro-Brasileira durante o Carnaval Multicultural do Recife, o NCAB vem integrar o Complexo Cultural do Pátio de São Pedro, cujo próximo equipamento a ser inaugurado será o Memorial Chico Science, no ano que vem. “Com sua sede, o Núcleo ganhará mais visibilidade nas suas ações. É importante também salientar a parceria com a Fundação Palmares, do Ministério da Cultura, que tem contribuído com sua experiência na questão racial”, ressaltou o secretário de Cultura João Roberto Peixe.

Matérias Relacionadas
- João Paulo preside ato simbólico no Santa Isabel
- Prefeito assina Ordens de Serviço de obras em Boa Viagem e Água Fria
- Prefeito João Paulo entrega as 28 novas paradas de ônibus na Caxangá
- João Paulo anunciará último ato de sua gestão
- Praça Faria Neves recebe do prefeito escultura de Burle Marx
- Prefeitura premia melhores iluminações natalinas
- João Paulo recepciona presidente Lula
- PCR funciona em horários especiais no feriado de Ano Novo
- João Paulo recebe prefeito de Neópolis
- Praça e Monumento ao Frevo são inaugurados
- João Paulo inaugura escultura do ex-governador Miguel Arraes
- Catadores da Muribeca recebem Centro Sócio-Ambiental das mãos de João Paulo
- João Paulo sanciona pacote de leis aprovado pela Câmara
- Prefeito recebe visitas em seu gabinete
- João Paulo acompanha detalhes finais do Parque Dona Lindu
- Prefeito João Paulo inaugura reforma da Praça Sérgio Loreto
- Recife ganha Monumento ao Maracatu de Abelardo da Hora
- Prefeito João Paulo prestigia apresentação do Baile do Menino Deus
- João Paulo inaugura Monumento ao Maracatu
- Prefeito entrega Praça Sérgio Loreto reformada


Enviar    Imprimir