Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



RSS lista de noticias O que é isso?


A Prefeitura

JOÃO PAULO PRESIDE ATO SIMBÓLICO NO SANTA ISABEL

O prefeito do Recife, João Paulo, presidiu, na noite desta terça-feira (30), no Teatro de Santa Isabel, um ato simbólico de instalação de peças históricas restauradas do teatro. Dois tangões (espécie de refletores) de 60 x 40cm e 40 x 25cm, usados na ribalta e no procenium (boca de cena) e uma resistência cênica com 1,20m de altura e 80cm de largura, que faz a diminuição gradual da iluminação do palco, feitos em cobre e latão e utilizados a partir do ano de 1938, ficarão expostos no foyer do Santa Isabel.

As relíquias foram restauradas não só pela sua importância histórica, mas para homenagear todos os profissionais maquinistas e técnicos que trabalharam pelo teatro de 1950 a 2007. “É fundamental ter uma equipe que trabalha com amor pela cultura”, disse o prefeito. Segundo João Paulo, o Teatro de Santa Isabel é uma referência cultural das mais importantes no Recife. “Em nosso governo avançamos muito no incentivo à cultura, inclusive, regulamentando, por decreto, o uso desse grande monumento”, concluiu.

As peças passaram por uma limpeza e foram recuperadas pelos restauradores do teatro, Fernando Felipe Silva e Ariel Carneiro, que fazem a manutenção de todas as obras do equipamento há cinco anos. As ações são possíveis graças a uma parceria da Prefeitura do Recife com o Sesi. Na ocasião, após o descerramento da placa de homenagem fixada acima da resistência cênica, o prefeito João Paulo assinou um aditivo do contrato de restauração, garantindo a continuidade dos trabalhos de recuperação e manutenção do acervo e do conjunto do Teatro de Santa Isabel. “Não só o teatro está restaurado como também as peças que o compõem”, comemorou o secretário de Cultura, João Roberto Peixe.

Já o diretor do Santa Isabel, Marcelo Melo, explicou que as peças começaram a ser restauradas em maio deste ano e são muito simbólicas para a história do equipamento teatral. Essas peças fazem uma homenagem a todos os iluminadores que passaram pelo teatro e que são fundamentais para o bom funcionamento e qualidade de um equipamento, declarou Marcelo, acrescentando que cada elemento do conjunto do Santa Isabel está permanentemente sendo cuidado com profissionalismo. Lixa, verniz e solventes foram alguns dos materiais utilizados no trabalho de restauração das três peças, de forma artesanal. Estiveram presentes ao ato o presidente da 5ª Regional do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), Frederico Faria Neves, e a presidente da Companhia Editora de Pernambuco (CEPE), Leda Alves, além de todos os funcionários do Teatro.

Matérias Relacionadas
- Prefeito assina Ordens de Serviço de obras em Boa Viagem e Água Fria
- Prefeito João Paulo entrega as 28 novas paradas de ônibus na Caxangá
- João Paulo anunciará último ato de sua gestão
- Praça Faria Neves recebe do prefeito escultura de Burle Marx
- Prefeitura premia melhores iluminações natalinas
- João Paulo recepciona presidente Lula
- PCR funciona em horários especiais no feriado de Ano Novo
- João Paulo recebe prefeito de Neópolis
- Praça e Monumento ao Frevo são inaugurados
- João Paulo inaugura escultura do ex-governador Miguel Arraes
- Catadores da Muribeca recebem Centro Sócio-Ambiental das mãos de João Paulo
- João Paulo sanciona pacote de leis aprovado pela Câmara
- Prefeito recebe visitas em seu gabinete
- João Paulo acompanha detalhes finais do Parque Dona Lindu
- Prefeito João Paulo inaugura reforma da Praça Sérgio Loreto
- Recife ganha Monumento ao Maracatu de Abelardo da Hora
- Prefeito João Paulo prestigia apresentação do Baile do Menino Deus
- João Paulo inaugura Monumento ao Maracatu
- Prefeito entrega Praça Sérgio Loreto reformada
- Prefeito visita secretarias municipais e se despede de servidores


Enviar    Imprimir