Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



RSS lista de noticias O que é isso?


A Prefeitura

JOÃO PAULO ANUNCIA NOVAS OBRAS NO ÚLTIMO ATO DA SUA GESTÃO

O prefeito do Recife, João Paulo, anunciou na manhã desta quarta-feira (31), na sala de reunião em seu gabinete no 9º andar do edifício-sede, os últimos atos da sua gestão. A contratação de empresa para o desenvolvimento do projeto básico de implantação do Pólo Gastronômico de Turismo, de Lazer e Divulgação Turística da Orla de Boa Viagem – 2º Jardim; a requalificação do edifício-sede da PCR, o decreto que aprimora a fiscalização e o reordenamento da orla de Boa Viagem.

Na ocasião, o prefeito lançou o livro Mudando o Recife de mãos dadas com o povo. A publicação traz as ações desenvolvidas durante os oito anos do governo. João Paulo, ainda assinou duas ordens de serviço. Uma para a reforma de quadras poliesportivas, a construção de três novos banheiros públicos e a requalificação de 61 quiosques da orla de Boa Viagem e do Pina. E outra para a construção de 128 unidades habitacionais para famílias de Água Fria.

Projeto básico - O estudo visa desenvolver os projetos básicos de arquitetura, paisagismo e complementares de engenharia, e estudos técnicos de modelagem de parceira público-privada e viabilidade financeira para a realização do projeto. Segundo o prefeito João Paulo, essa ação é mais uma etapa das iniciativas de requalificação da orla de Boa Viagem para oferecer à população local e aos turistas, mais opções de lazer na orla. “Entendemos que a orla, apesar de ser o espaço mais democrático da cidade, é carente de atividades à beira-mar”, explicou.

A proposta visa criar uma área que integre equipamentos de lazer, gastronomia e turismo no 2º Jardim de Boa Viagem. Estão previstas na ação o ordenamento do sistema viário, a implantação de quiosques com livraria, café e informações turísticas, além de restaurantes e um estacionamento semi-enterrado no subsolo. O projeto que será construído vai avaliar o real potencial da área, a possibilidade de desvio de tráfego no local (por trás da praça do 2º Jardim), bem como, definir o número de vagas para veículos.

O secretário de Planejamento Participativo, Amir Schvartz, explica que o espaço deve ser concedido à iniciativa privada, a partir do que o município definir como viável para essa parceria. “Este é mais um equipamento público para o recifense e que deixará a orla de Boa Viagem ainda mais bonita e atrativa”, ressaltou Amir.

Edifício-sede da PCR - João Paulo anunciou também durante a solenidade, a publicação no Diário Oficial do Município do edital para a requalificação do edifício-sede da Prefeitura do Recife. Os serviços incluem a recuperação de todo o 1o piso do prédio, hall de entrada e jardim, a cobertura do mezanino, a construção de uma área de serviços com lanchonetes, de uma recepção com catracas para acessar o interior do imóvel e de rampas para a acessibilidade de pessoas com deficiências. O valor do investimento é de R$ 3,6 milhões.

No primeiro térreo serão afixados dois quiosques dos bancos Caixa Econômica Federal e do Unibanco, e trocado todo o piso. A área do mezanino será coberta e fechada nas laterais com vidro temperado. A rampa de acesso existente terá todo piso trocado por um material de policarbonato (adequado para cadeirantes e pessoas com algum tipo de deficiência). Na nova recepção serão instaladas catracas de acesso, controlando o acesso do público ao edifício-sede. Ainda no local, haverá a construção de um espaço com lanchonetes e outras opções de serviços para os servidores municipais e os cidadãos em geral, e a recuperação de colunas de sustentação. Na garagem do prédio da PCR, também haverá a construção de uma rampa de acesso aos elevadores.

Ainda serão modificados os acessos à agência do Banco do Brasil e à Central de Atendimento ao Contribuinte da Secretaria de Finanças, que passarão a ser pela escada lateral, localizada próxima ao mural das bandeiras. “Essa requalificação visa, principalmente, oferecer conforto e segurança às pessoas com deficiência, no sentido de respeitar os direitos de todos”, informou o prefeito João Paulo. Segundo o secretário de Administração e Gestão de Pessoas, Fernando Nunes, a reforma irá dar uma nova cara à sede da administração municipal. “A obra deve começar em março, e durar cerca de quatro meses. A recepção da prefeitura será um local agradável onde serão expostas obras de arte, dando ao local a importância que ele tem”, informou o gestor.


Decreto - Também foi assinado na manhã desta quarta-feira (31), decreto que aprimora a fiscalização e o reordenamento da orla de Boa Viagem, na zona Sul do Recife. O documento atinge desde o comércio informal, até os serviços de carga e descarga realizados na avenida, entre outros pontos. Este novo decreto revoga o de nº 17.030/95 que estava em vigor.

Entre os pontos definidos no documento está que os quiosques não poderão sofrer alterações de estrutura, por parte dos permissionários. Também fica proibido qualquer tipo de comercialização no passeio público da orla dos bairros do Pina, Brasília Teimosa e Boa Viagem, com exceção do já praticado nos quiosques. Já os comerciantes que atuam nesses espaços não poderão vender alimentos ou bebidas em vasilhames ou utensílios de vidro. Há restrições ainda à fixação de cartazes e anúncios diversos, perfuração de poços, distribuição de panfletos, veiculação de anúncios publicitários, instalação de equipamentos sonoros, entre outros pontos.

Segundo o secretário de Planejamento Participativo Amir Schvartz, o decreto vem atualizar a legislação que já regia o assunto na área. A idéia é intensificar a fiscalização em toda a orla, inclusive, de forma integrada com outras secretarias (Saúde, Serviços Públicos, etc.) e ordenar algumas questões como quantidade de cadeiras utilizadas pelos comerciantes na faixa de areia, faixas de acesso para pedestres na areia, manuseio de alimentos na orla. “Alguns pontos serão discutidos com os setores diretamente envolvidos, de forma a chegarmos a um denominador comum que beneficie, tanto ao município, como a população”, afirmou. O decreto estipula o prazo de 60 dias para ser implantado em definitivo.

Livro apresenta balanço do governo João Paulo

Os programas e ações desenvolvidos durante os oito anos do governo João Paulo estão resumidos na mais nova publicação da Prefeitura do Recife, um balanço da gestão intitulado Mudando o Recife de mãos dadas com o povo. O lançamento do livro foi feito pelo prefeito na manhã desta quarta-feira (31), na sala de reuniões de seu gabinete, de forma simbólica.

Editado pela jornalista Kalinne Medeiros, a publicação teve roteiro, supervisão e acompanhamento da secretária de Gestão Estratégica e Comunicação, Lygia Falcão, e da coordenadora de Comunicação, Ruth Vieira. Para concretizar o projeto, em outubro de 2008 foi realizada uma pesquisa pelos técnicos da Coordenadoria de Gestão Estratégica, com dados fornecidos por assessores de todas as secretarias. A participação da equipe de governo ajudou a traduzir a gestão na perspectiva de quem vivenciou todas as ações desenvolvidas nas diversas áreas. Segundo Lygia Falcão, o balanço ficará como herança para futuros governos. “É uma publicação que fica não só para os que participaram do governo, como também para os que vêm depois. Um documento de uma gestão que revolucionou Recife com sua grande obra”, destacou.

Ao longo de 120 páginas, o documento reúne todas as principais ações de governo, de forma sintetizada, revelando seus impactos sócio-econômicos para a cidade. Estatísticas, resultados e informações são permeados por imagens da equipe de fotografia da prefeitura e da Agência Lúmen, organizadas no projeto gráfico de Luiz Arraes. Todo o balanço tem como linha as diretrizes da gestão que são a participação popular, a democracia do acesso às políticas públicas, à transparência e à inversão de prioridades. Para Ruth Vieira, coordenadora de Comunicação Social, a publicação é um importante documento da gestão. “Esse balanço servirá de suporte como referência de pesquisas sobre a política da cidade”, afirmou.

João Paulo assina ordens de serviço para novas obras

A beira-mar do Recife vai ficar ainda mais atraente para os turistas e moradores. Durante a solenidade na sala de reunião do seu gabinete na manhã desta quarta-feira (31), o prefeito João Paulo assinou duas ordens de serviço. Uma para a reforma de quadras poliesportivas, a construção de três novos banheiros públicos e a requalificação de 61 quiosques da orla de Boa Viagem e do Pina. E outra para a construção de 128 unidades habitacionais para famílias de Água Fria.

A obra na orla, que será executada pela Prefeitura do Recife por meio da Secretaria de Serviços Públicos, está orçada em R$ 4 milhões e faz parte do Projeto Orla. Mais três novos banheiros vão se somar aos seis já construídos pela prefeitura. Eles medirão em torno de 22 m2, com acessibilidade para as pessoas com deficiência e áreas separadas para homens e mulheres. Os equipamentos serão localizados na altura dos números 440, 3.722 e 5.710 da avenida Boa Viagem. Além disso, todos os campos de futebol e quadras poliesportivas – vôlei, futebol de salão e tênis - serão revitalizadas, com recuperação do piso e melhoria na iluminação.

Os 61 quiosques ganharão visual totalmente novo, mais bonito e moderno, com acessibilidade para pessoas com deficiência. As cobertas serão de lona tensionada, substituindo a atual cobertura em piaçava. As barracas, com área de 16 m2 (a mesma das atuais), terão janelas em vidro blindex corrediço, alguns trechos revestidos em pastilhas e outros em granito preto.

Para garantir a acessibilidade e o conforto dos banhistas, os balcões serão adaptados e as calçadas próximas terão rampas. Os quiosques contarão com novas instalações elétricas e hidráulicas, iluminação interna e ligação com as redes de esgoto, eletricidade e telefonia.

Projeto - Na primeira etapa do Projeto Orla, inaugurada em setembro, as obras já mudaram a paisagem do local, deixando-a mais bonita, incluindo a implantação de piso confortável e com acessibilidade, iluminação totalmente nova, pista de cooper e a primeira ciclovia do Recife com faixa isolada do tráfego. O investimento, nesta etapa, foi de R$ 21 milhões, com recursos próprios do município.

O projeto tem o objetivo modernizar a infra-estrutura e valorizar ainda mais este cartão postal, que atrai milhares de pessoas de todos os bairros da cidade e encanta os turistas. Na orla, as pessoas podem desfrutar de diversos atrativos, como Academia da Cidade, pista de cooper, banho nas piscinas naturais formadas pelos arrecifes; passeios de jangada (saídas no Primeiro Jardim); bares e restaurantes; as esculturas do Segundo e Terceiro Jardins, além do Parque Dona Lindu, que foi projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer e já teve sua primeira etapa entregue pelo prefeito João Paulo.

Habitacionais - Na ocasião o prefeito também assinou a Ordem de Serviço para construção de 128 unidades habitacionais, que vão beneficiar famílias que residiam no Pátio de Água Fria. As famílias, oriundas do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), foram deslocadas do Pátio em julho deste ano e foram contempladas com o Auxílio-Moradia concedido pela Prefeitura.

O novo Conjunto Habitacional terá 3 andares além do térreo e fica localizado na rua Zeferino Agra, próximo a Escola Estadual Alfredo Freire, no próprio bairro de Água Fria. A iniciativa tem investimentos de mais de R$ 3 milhões, com recursos da Caixa Econômica Federal e da Prefeitura do Recife. A previsão de conclusão da obra é de 12 meses.

Matérias Relacionadas
- João Paulo toma o tradicional banho de mar em Boa Viagem
- Ato solene inédito marcará a transmissão de cargo para o prefeito João da Costa
- João Paulo inaugura sede do Núcleo da Cultura Afro-Brasileira
- João Paulo preside ato simbólico no Santa Isabel
- Prefeito João Paulo entrega as 28 novas paradas de ônibus na Caxangá
- João Paulo anunciará último ato de sua gestão
- Praça Faria Neves recebe do prefeito escultura de Burle Marx
- Prefeitura premia melhores iluminações natalinas
- João Paulo recepciona presidente Lula
- PCR funciona em horários especiais no feriado de Ano Novo
- João Paulo recebe prefeito de Neópolis
- Praça e Monumento ao Frevo são inaugurados
- João Paulo inaugura escultura do ex-governador Miguel Arraes
- Catadores da Muribeca recebem Centro Sócio-Ambiental das mãos de João Paulo
- João Paulo sanciona pacote de leis aprovado pela Câmara
- Prefeito recebe visitas em seu gabinete
- João Paulo acompanha detalhes finais do Parque Dona Lindu
- Prefeito João Paulo inaugura reforma da Praça Sérgio Loreto
- Recife ganha Monumento ao Maracatu de Abelardo da Hora
- Prefeito João Paulo prestigia apresentação do Baile do Menino Deus


Enviar    Imprimir