Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Cultura

ANUNCIADAS ATRAÇÕES E NOVIDADES DO 45O BAILE MUNICIPAL

O frevo animou o Armazém Blu’nelle, em Santo Amaro, onde, na manhã desta quarta-feira (21), o prefeito João da Costa e a primeira-dama e coordenadora do Baile Municipal, Marília Bezerra, reuniram a imprensa e convidados especiais, em um café da manhã. Na ocasião, foi realizada coletiva sobre a 45a edição do evento, promovido pela Prefeitura do Recife, que acontecerá no dia 14 de fevereiro, no Chevrolet Hall, em Olinda. A prévia presta homenagem ao criador do Galo da Madrugada, Enéas Freire, ao artista plástico, Cícero Dias e ao compositor caruaruense, Carlos Fernando.

No palco, Claudionor Germano e Nonô Germano, Spok Frevo Orquestra, Geraldo Maia, André Rio, Marrom Brasileiro e Gustavo Travassos e Nena Queiroga, cantaram frevos como “Bela”, de Capiba, colocando o prefeito e a primeira-dama para dançar e cantar acompanhados pelo Rei e a Rainha do Municipal do ano passado, Valmir França e Renata Benevides. Também marcaram presença o homenageado do carnaval e do Baile, o compositor Carlos Fernando e familiares de Enéas Freire.

A mesa da coletiva de imprensa foi composta pelo prefeito João da Costa, pela coordenadora do Baile Municipal, Marília Bezerra, pelos secretários municipais de Cultura Renato L, de Turismo, Samuel Oliveira, de Gestão Estratégica e Comunicação, Lygia Falcão, de Assistência Social, Karla Menezes, além da presidente da Fundação de Cultura, Luciana Félix, da coordenadora Executiva do Baile, Simone Figueiredo e do coordenador executivo do Carnaval, André Brasileiro.

O Municipal é, na verdade, a abertura do carnaval, um evento que contribui para a manifestação de solidariedade mais ampla, e essa é uma motivação a mais”, disse o prefeito. Para ele, o evento será um sucesso absoluto. “Estou muito animado, acho que vamos continuar no ritmo dos outros anos que é o da alegria e a identidade cultural da nossa cidade”, falou João da Costa. A primeira-dama agradeceu a presença e a participação de todos. “Esse é um carnaval impar, diferente, no qual promovemos a folia cidadã. Obrigada a todos os artistas que nos ajudam a fazer o melhor, inclusive a captar os recursos necessários para a realização e para essa importante doação”.

Assim como nos anos anteriores, toda a renda do Baile Municipal é destinada para projetos do Instituto de Assistência Social e Cidadania (Iasc). Em 2009 a beneficiada será a casa de acolhida O Recomeço, que oferece apoio, abrigo e cursos profissionalizantes para mulheres em situação de risco. “O importante é poder mostrar para outras mulheres a existência de outros projetos que elas podem se sentir seguras e acolhidas”, opinou a secretária de Assistência Social, Karla Menezes.

As atrações da festa serão: Orquestra Popular da Bomba do Hemetério, comandada pelo Maestro Forró; Claudionor Germano e Nonô Germano; SpockFrevo Orquestra; Elba Ramalho; Alceu Valença; Geraldo Maia; André Rio; Nena Queiroga; Almir Rouche; Gustavo Travassos e Marrom Brasileiro. “São grandes talentos da música pernambucana, os responsáveis pelo autêntico frevo, o nosso rtimo”, explicou a coordenadora executiva do Baile, Simone Figueiredo.

A grande novidade está na eleição do Rei e da Rainha do Municipal. “Pela primeira vez vamos fazer desfiles em todas as seis Regiões Político-Administrativas (RPAs), onde a população poderá votar nas urnas que serão instaladas”, disse Figueiredo. O roteiro começa na rua da Imperatriz, no dia 29 de janeiro e segue até 7 de fevereiro, percorrendo os mercados públicos da Boa Vista, Afogados, Madalena, Casa Amarela, Encruzilhada e a praça do Ibura. “O público vai poder votar também nos estádios do Recife, Arruda, Aflitos e Ilha do Retiro em dias de Clássico, como o do dia primeiro de fevereiro, no jogo Santa Cruz e Náutico, na casa do tricolor”, finalizou. A partir do dia 29 de janeiro, a votação também poderá ser realizada através do site www.recife.pe.gov.br/bailemunicipal, onde os internautas poderão ver o perfil de cada candidato finalista e dar voto ao predileto.

O projeto de decoração é assinado pelo escritório Lira Arquitetos Associados, com coordenação do experiente arquiteto Carlos Augusto Lira e a identidade visual, pela designer Joana Lira. O trabalho será baseado na releitura de grandes obras como a Eu Vi o mundo...Ele começava no Recife“ e “Rosa dos Ventos”, ambas de Cícero Dias. As peças e as ilustrações estarão em todos os espaços do Chevrolet Hall. Quatorze máscaras serão fixadas na ponte que dá acesso ao evento. Para dar cor e luminosidade a área dos camarotes serão fixadas ilustrações em lona adesivada”, contou Lira.

Filho de Enéas Freire, um dos homenageados, que morreu no ano passado, Gustavo Travassos não escondia a emoção. “Não tenho palavras para descrever, é uma gratidão enorme pelo reconhecimento do que papai foi. E hoje, na gestão de João da Costa está sendo reconhecido como símbolo criador do fenômeno chamado Galo da Madrugada”. Já o compositor Carlos Fernando, oferece aos demais. “Poder vivenciar isso é muito bom, homenageia o ego. Quero dividir com os compositores da nova geração”.

Investimentos - Levantamento divulgado ontem pela Confederação Nacional de Municípios apontou o Recife como a cidade brasileira que mais investe em cultura. A análise, baseada nas informações do Sistema de Finanças do Brasil, mostrou que os municípios de Pernambuco lideraram o ranking dos que mais gastam com cultura no país: 2,64%, mais do que o dobro da média nacional. O Recife investiu ainda mais: 3,47% de sua receita líquida. A pesquisa tomou como base dados dos anos fiscais de 2005, 2006 e 2007. Ouça ao lado o prefeito João Da Costa comentar o desafio de manter essa liderança.


Matérias Relacionadas
- Inscrições para projetos no Barreto Júnior e Parque estão abertas
- Portal Música Recife divulga artistas e músicas mais acessadas
- Ciranda, percussão e afoxé na edição do Terça Negra
- Naná Vasconcelos aquece o batuque do Sol Nascente
- João da Costa prestigia abertura do Janeiro de Grandes Espetáculos
- Pátio de São Pedro entra no clima do carnaval
- Bibliotecas municipais exibem sucessos internacionais
- Terça Negra dedica edições de janeiro a Oxalá
- Mamam oferece oficinas para crianças no mês de janeiro
- 45º Baile Municipal beneficia O Recomeço
- Refinaria apresenta o espetáculo circense - Ismo
- Naná Vasconcelos comanda o primeiro ensaio de maracatus
- Cinema do Parque tem programação especial
- Escola de Frevo ainda oferece vagas para oficinas pré-carnavalescas
- Pátio traz mistura de ritmos neste fim de semana
- Começam ensaios para abertura do Carnaval Multicultural do Recife
- Queima da Lapinha dá as boas-vindas ao Carnaval
- Murillo la Greca realiza workshop sobre argila
- Biblioteca apresenta sessão de cinema nesta quarta
- Stellium acontece nesta terça com patrocínio da PCR


Enviar    Imprimir