Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Cultura

PÁTIO DE SÃO PEDRO COM PROGRAMAÇÃO RESTRITA A DOIS DIAS

A programação semanal do Pátio de São Pedro traz para o público apenas os dois primeiros dias com atrações naquele local. Já no ritmo do Carnaval Multicultural 2009, nesta quinta-feira (22), acontece o ensaio do bloco “Eu quero mais”, a partir das 20h. Na sexta-feira (23), o Dançando no Pátio apresenta a Banda Musical Acadêmica de Casa Amarela, também às 20h.

Excepcionalmente, o Sábado Mangue, que deveria acontecer neste sábado (24), não irá ocorrer. O motivo é que serão montadas as estruturas para as eliminatórias dos concursos de porta-estandartes, mestre-sala, porta-bandeira, passistas, além da final do concurso de Rei e Rainha do Carnaval Multicultural 2009.

Bloco - Procurando ampliar sua participação no Carnaval, os integrantes do coral fundaram, em 7 de março de 1992, o Bloco Lírico Carnavalesco “Eu quero mais”, cujas características são o canto do frevo de bloco, também chamados de marchas de bloco, acompanhados por orquestra de pau e corda, com o uso de fantasias padronizadas com um tema definido a cada ano; a utilização de um abre alas em lugar do estandarte e o uso do apito para comunicar o início e o final de cada frevo.

O Bloco “Eu quero mais”, saiu pela primeira vez nas ruas de Olinda no dia 27 de fevereiro de 1993, no sábado após o carnaval, tendo seu desfile sido acompanhado por grande número de pessoas e prestigiado pelos “Blocos da Saudade” e “Nem Sempre Lily Toca Flauta”, que compareceram com seus abre alas e grande número de participantes fantasiados.

Além de seu desfile no sábado, após o carnaval, o Bloco realiza uma apresentação pelas ruas de Olinda, no domingo de Carnaval, pela manhã e participa do Encontro de Blocos do Recife, que se realiza no Bairro do Recife, nas segundas-feiras de carnaval, às 18h.

Banda - A Banda Acadêmica de Casa Amarela traz o espetáculo “Retretando na História do Frevo”, que é uma junção do entretenimento com o conhecimento, na apresentação de um roteiro musical que conta a história do frevo desde os dobrados executados pelas bandas militares ao frevo contemporâneo. Este contexto faz um resgate histórico-musical dos mais relevantes, trazendo ao público o aspecto lúdico das marchinhas, do maxixe, e das demais expressões musicais pernambucanas que influenciaram a criação desde os frevos canção e de bloco, até chegar ao frevo rasgado de rua, fazendo todos dançarem e cantarem os tempos áureos dos carnavais de outrora. Porém, também viver o presente de forma saudosa e prazerosa na alegria do clima de um grande baile carnavalesco conduzido pela banda composta por 25 músicos, dois personagens que narram a história e fazem intervenção com o público, e quatro bailarinos que encenam o surgimento do frevo enquanto dança e passo.

Serviço:
Pátio de São Pedro
Bairro de São José, Centro

Quinta-feira (22)
Ensaio do bloco carnavalesco “Eu quero mais”, às 20h
Aberto ao público;

Sexta-feira (23), Dançando no Pátio
Apresentação da Banda Musical de Casa Amarela, às 20h
Aberto ao público.

Matérias Relacionadas
- Bloco Nem com Uma Flor se prepara para o Carnaval
- Coletiva com café da manhã divulga detalhes do 45º Baile Municipal do Recife
- Prefeito apresenta a decoração do Carnaval Multicultural do Recife 2009
- Biblioteca Popular de Afogados inicia oficina de frevo
- Maracatu Sol Nascente ensaia com Naná Vasconcelos
- Oficinas de frevo recebem novos alunos até o dia 30 de janeiro
- Inscrições para escolha do Rei Momo e Rainha prosseguem nesta sexta
- Continua inscrições para Porta-Estandartes, Mestres-Sala e Porta-Bandeiras
- Inscrições para Concurso de Passistas encerram na sexta
- Inscrições para escolha do Rei Momo e Rainha do Carnaval 2009 prosseguem
- Concurso de Porta-Estandartes, Mestres-Sala e Porta-Bandeiras continua inscrevendo
- Inscrições para Concurso de Passistas do Carnaval 2009 continuam


Enviar    Imprimir