Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Cultura

PLATAFORMA RECIFE DE DANÇA AGITA NASCEDOURO DE PEIXINHOS

Até o próximo domingo (24), os amantes da dança terão a oportunidade de conferir uma programação diversificada de espetáculos na 4° edição da Plataforma Recife de Dança, que teve início na última quarta-feira (20). Na noite desta sexta-feira (22), a Refinaria Multicultural Nascedouro de Peixinhos recebeu os espetáculos O Retorno, de Jorge Viegas e Bruno Henrique; e Tempo Fragmento, de Ivaldo Mendonça, Maria Agrelli e Renata Muniz.

O festival é realizado pelo Movimento Dança Recife, com apoio da Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Cultura e Fundação de Cultura. Os espetáculos são abertos ao público e estão sendo realizados em palcos descentralizados, privilegiando a diversidade. A programação inclui produções locais de companhias profissionais e grupos de dança de comunidades da Região Metropolitana. Do popular ao contemporâneo, passando pelas danças de salão e o afro, todas as formas de expressão estarão em cena.

As apresentações contemplam pólos descentralizados como a Escola Estadual Jordão Emerenciano, no Ibura, além dos teatros da Cidade, em parceria com o festival Palco Giratório. “A plataforma tem a idéia de, ao mesmo tempo, abrir espaço para os grupos e discutir sobre as políticas  de dança no Estado, através de várias ações articuladas”, explicou Carminha Lins, uma das produtoras da mostra.

Na Refinaria Nascedouro de Peixinhos, as apresentações começam sempre às 18h. Para facilitar o acesso, o Movimento Dança Recife, conseguiu, através do apoio da Gerência de Dança da Prefeitura do Recife, disponibilizar um ônibus para transportar o público do Recife Antigo para a Refinaria, e de lá voltar após a programação do evento. Até até domingo, o ônibus com capacidade para cerca de 50 pessoas estará estacionado na frente do Teatro Armazém 14, às 16h30, e as vagas são preenchidas por ordem de chegada.

A primeira apresentação da noite foi da noite na Refinaria Nascedouro de Peixinhos foi O Retorno, dueto dirigido e coreografado por Jorge Viegas e Bruno Henrique, ex-alunos da Escola Municipal de Frevo Maestro Fernando Borges e hoje professores de dança. O enredo é uma “disputa” entre os passistas, que executam o fino do frevo com maestria. Segundo Jorge Viegas, o que encanta no genuíno ritmo pernambucano é a diversidade. “O frevo é uma dança que absorve todas as outras danças”, afirmou. Já Bruno Henrique lembrou da importância da formação para o bailarino. “Não adianta só dançar, tem que saber o que está dançando”, disse.

Encerrando a programação da noite, o intrigante Tempo Fragmento, de Ivaldo Mendonça, Maria Agrelli e Renata Muniz, provocou uma reflexão sobre o passar do tempo e o espaço do movimento. “O espetáculo é uma abordagem do tempo como um todo. O universo infinito, o passar dos segundos, minutos, horas,  dias, anos. Usamos a metáfora do Túnel do Tempo Para provocar essa reflexão”, explicou Ivaldo. O que mais impressiona no espetáculo é o sincronismo dos bailarinos que parecem metrônomos vivos respondendo a uma trilha sonora recortada por ruídos e batidas.

O secretário de Cultura, Renato L, que acompanhou as apresentações desta sexta-feira do Nascedouro de Peixinhos, ressaltou a evolução desse gênero antes pouco difundido na Cidade. “Acho que o segmento da dança cresceu muito nos últimos anos e hoje é muito mais organizado. É importante um festival que abra um espaço para formação crítica e ao mesmo tempo privilegie os grupos da Cidade”, afirmou.
 
Confira a programação completa

22/05 - O Retorno - Jorge Viegas e Bruno Henrique
Tempo Fragmento - Ivaldo Mendonça, Maria Agrelli e Renata Muniz
 
23/05 - Dharuê Malungo
Negro de Estimação - Kleber Lourenço
 
24/05 - Coreológicas Recife - ACUPE Cia. de Dança
Teatro de Santa Isabel (em parceria com o Festival Palco Giratório-SESC Pernambuco)
 
26/05 - O Nome Científico da Formiga
Teatro Apolo (em parceria com o Festival Palco Giratório-SESC Pernambuco)
 
21/05 - Por um Fio em Lã
Ibura
 
27/05 - Orum Aiê - Criart Cia. de Dança
Brincante Popular - Cia. Pé Nambuco de Dança
Brinquedos Brincantes - Cia. de Dança Leões´Art
Banzomotriz - Cia. de Dança e Teatro Luardat
Mulambo - Cia. de Folguedos
Caboclo e Caboclos - Cia. Artísticas Jovens Encenam
Dança, Movimento da Alegria - Skill Cia. de Dança
O Livro - Ramon Milanez e Fernando Bezerra
 
Mostra de Vídeodança Acervo Mariposa
26/05
16h às 18h

Matérias Relacionadas
- Abertas as inscrições para Oficina de 8 Baixos com Luizinho Calixto
- Prefeitura promove encontro com artistas circenses
- Pátio recebe Os Melhores na Passarela do Samba 2009
- Refinaria de Peixinhos recebe Plataforma Recife de Dança
- Irmãos senegaleses são destaque na Terça Negra
- Musical de bonecos no Educação para o Teatro
- Músicos senegaleses visitam Núcleo de Cultura Afro-Brasileira
- Abertas inscrições para campeonato de xadrez infantil
- Biblioteca de Casa Amarela apresenta cinema e poesia
- Terça Negra leva grupo senegalês ao Pátio de São Pedro
- Representantes do Conselho Municipal de Política Cultural serão eleitos
- Carla Vaz solta a voz no projeto Estação Arte desta semana
- Geraldo Maia apresenta canções inéditas no Sábado Mangue
- FCCR firma parceria com Grupo de Dança 1º Ato
- Escola João Pernambuco abre exposição fotográfica
- Concurso de Quadrilhas Juninas inscreve grupos nesta quarta
- Festival Internacional de Dança recebe propostas
- Bibliotecas municipais exibem filmes
- Concurso de Quadrilhas Juninas inscreve grupos no dia 13
- Zeca Viana se apresenta no projeto Estação Arte


Enviar    Imprimir