Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Cultura

TERÇA-FEIRA (3) É DIA DEDICADO À LUTA CONTRA DISCRIMINAÇÃO
08:14 Segunda-feira, 2 de Novembro de 2009

Terceira Caminhada dos Terreiros de Matriz Africana e Afro-brasileiro é o ponto alto do dia

Um dia inteiro de eventos que visam ao combate a um crime tão comum que passa até despercebido na sociedade: a discriminação. Logo a partir das 7h, o Memorial Zumbi dos Palmares (na Praça Nossa Senhora do Carmo) será palco de um ato político e cultural para promover o combate ao racismo, machismo, intolerância religiosa, lesbofobia, transfobia e homofobia. Edson Axé, Coordenador do Núcleo da Cultura Afro-brasileira da PCR, explica que a aparente mistura de causas é na verdade um reflexo da transversalidade que é uma das prioridades da Gestão. “O Núcleo de Cultura Afro procura se afinar com movimentos que buscam a tolerância entre as diferenças. A justiça para todos é nosso objetivo comum” – explica.

 No evento estarão presentes representantes do Núcleo de Estudos Afro da Unicap, Quilombo Cultural Malunguinho, Afoxé Elegbará, da Diretoria de Promoção da Igualdade Racial da PCR, do Movimento Negro Unificado, além de representantes de diversos terreiros da Cidade e da Coordenadoria Especial de Promoção da Igualdade Racial.

 CAMINHADA - Como vem acontecendo desde 2007, a primeira terça-feira do mês de novembro – Mês da Consciência Negra – comunidades dos terreiros se reúnem para um ato político e ao mesmo tempo festivo. A 3ª Caminhada dos Terreiros de Matriz Africana e Afro-brasileiro, evento apoiado pela Prefeitura do Recife, através do Núcleo Afro da Secretaria de Cultura e realizado por entidades como Grupo de Ativação Cutural, Sociedade das Mulheres Negras de Pernambuco, Sociafro, Ganga Brazuca, Intecab, Cepir e Abycabe-PE, tem concentração programada para as 15h, no Marco Zero.

 De acordo com Mãe Nadja, Presidente do Maracatu Leão de Campina Afoxé Iamin Balé Gilê e coordenadora da Caminhada, o objetivo do evento é sensibilizar a sociedade para a importância da preservação dos costumes e tradições de origem africana, além de combater o preconceito e o desrespeito aos cultos da mesma origem. “O Brasil é um país laico, mas muitas pessoas ainda enxergam as expressões ligadas á história da cultura negra como algo inferior. A intenção da caminhada é contribuir com o fim do preconceito. É uma reação pacífica e bela contra os crimes que são cometidos contra as religiões de Matriz Africana” – informa. 

ITINERÁRIO - Depois da concentração no Marco Zero, a caminhada segue pela Avenida Marquês de Olinda, Rua Mariz e Barros, Palácio do Campo das Princesas, Rua do Sol, Avenida Guararapes e Dantas Barreto, chegando ao Memorial Zumbi dos Palmares, onde acontece uma cerimônia religiosa de Umbanda e Jurema.

O Núcleo Afro da Secretaria e Fundação de Cultura Cidade do Recife também reserva uma novidade para as Terças Negras, que acontecem no Pátio de São Pedro. A partir do dia 3, serão entregues troféus para pessoas que contribuem para a luta contar a discriminação racial. “É uma forma de reconhecer e dar visibilidade a quem trabalha por um mundo mais justo e igualitário” – encerra Axé.

Matérias Relacionadas
- Saldo positivo: XIV FIDR aprovado com louvor pela população e artistas
- Revela Design 2009 começa nesta terça
- Pátio recebe o Povo dos Terreiros no Mês da Consciência Negra
- Dia do Frevo de Bloco atrai grande público ao Pátio de São Pedro
- Sexta-feira de bom humor e reflexões no Festival Internacional de Dança do Recife
- Diversidade é a palavra de ordem do Festival de Dança nesta quinta-feira (29)
- PCR comemora Dia do Frevo de Bloco neste domingo
- Murillo La Greca sedia exposição Vida Longa ao Vila Longuinhos
- Mix de temáticas é destaque na programação do Festival de Dança
- Grupo francês e repentistas regionais animam Pátio
- Bloco Rabo do Boca realiza festa neste domingo
- Gerência de Literatura oferece curso sobre ficção contemporânea no Estado
- Biblioteca Popular de Afogados doa livros para alunos da Escola de Frevo
- Programa Multicultural abre inscrições para oficinas na RPA5
- Festival Internacional de Dança continua em cartaz nos teatros municipais
- O Solo do Outro movimenta Mercado de São José
- Dança toma conta da segunda-feira no Apolo-Hemilo
- Bibliotecas promovem Semana Alternativa Recifense de Arte Literária
- Cinema do Parque oferece programação especial para o Festival de Dança
- Núcleo afro apóia evento sobre saúde da população negra


Enviar    Imprimir