Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Direitos Humanos e Segurança Cidadã

USUÁRIOS PARTICIPAM DE DEBATES E FEIRA DE SERVIÇOS NO CAPS DE AFOGADOS
12:25 Terça-feira, 10 de Novembro de 2009

Começou nesta terça-feira (10), a I Semana de Serviços e Debates sobre o Uso de Drogas e Cidadania, promovida pela Prefeitura do Recife. O evento é aberto ao público e acontece no Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps Ad) René Ribeiro, localizado à Rua Jacira, 210, em Afogados. Até a próxima quinta-feira (12), usuários, familiares e a comunidade poderão participar da feira de serviços e das discussões sobre o uso das drogas dentro da perspectiva das ações de cidadania. As atividades acontecem sempre das 9h às 13h.

Participam da ação as secretarias de Saúde, Assistência Social, Direitos Humanos e Segurança Cidadã, além da Coordenadoria de Defesa Civil do Recife (Codecir) e da Biblioteca Pública de Afogados. “O evento é uma ação integrada de grande importância social. A proposta é construir coletivamente o diálogo sobre o uso das drogas e a construção da cidadania, envolvendo, através de palestras e feira de serviços, o poder público e a sociedade civil”, explicou a diretora da Proteção Social Básica da Secretaria de Assistência Social, Karina Antunes.

Através dos debates, pretendemos desmistificar e esclarecer a população, numa discussão séria e sem sensacionalismo”, disse o gerente do Caps Ad René Ribeiro, Paulo Aguiar. “Um momento como esses serve para estarmos mais próximos da comunidade. Só discutindo juntos é que poderemos enfrentar e resolver essa questão do uso das drogas e suas conseqüências”, complementou a diretora do Distrito Sanitário V, Rita Tenório.

A temática do evento foi escolhida pelos usuários do Caps Ad René Ribeiro. “Estou gostando muito de toda a estrutura que foi preparada. O Caps representa uma ajuda muito grande no nosso tratamento, mas é importante lembrar que o sucesso depende mesmo da vontade de cada usuário”, disse Edson Sebastião, de 20 anos. Em tratamento há três meses, ele afirma, com alegria e alívio, que está evoluindo bastante.

No primeiro dia, o tema da mesa-redonda foi “Adolescência, drogas e família”. O diálogo contou com a participação do ProJovem Adolescente dos bairros da Mustardinha e Totó. “Esse tema é muito importante, pois alerta todos os jovens sobre o quanto é prejudicial o uso das drogas”, disse Crislane da Silva, 16 anos, do ProJovem Mustardinha. A programação contou ainda com um bazar de produtos artesanais produzidos pelos usuários do Caps, um estande de divulgação da Codecir e a feira de serviços, com esclarecimentos sobre programas como o Bolsa Família e a Carteira de Livre Acesso.

Na quarta-feira (11), a palestra será “O Caps e a política de redução de danos”. Haverá também a Feira de Saúde, com serviços como aferição de pressão arterial, medição de glicemia, vacinação e educação ambiental.

Encerrando o evento, na quinta-feira (12), será abordado o tema “Direitos Humanos e Segurança Cidadã: ação policial e o usuário de drogas”. Nesse dia, será oferecido o serviço de emissão de documentos.

Matérias Relacionadas
- Reunião debate ações de Direitos Humanos
- Gabinete de Gestão Integrada Municipal discute segurança pública
- PCR apoia Terceira Caminhada dos Terreiros de Matriz Africana e Afro-brasileiro
- Trabalho após aposentadoria é tema do Fórum de Envelhecimento Ativo
- Trabalho após aposentadoria é tema do Fórum do Envelhecimento Ativo
- Programação
- Prefeitura apóia 4 ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos na América do Sul
- Mustardinha recebe Projeto Quintas da Diversidade
- PCR promove ação Conte Comigo na Escola Herbert de Souza
- Futuros membros do Conselho Municipal de Juventude são escolhidos
- Eleição do CMPPJ-Recife acontece neste sábado
- PCR realiza nova palestra sobre Direitos Humanos na Unicap
- Geração de Direitos Humanos é tema de palestra em fórum
- Fórum de Envelhecimento Ativo debate Problemas Cotidianos da Memória
- Voluntários da Cidadania participam do V Festival de Música do Coep
- Gabinete de Gestão Integrada Municipal reúne-se para debater segurança pública
- Secretária de Direitos Humanos participa de capacitação do PAIR
- Pessoas com deficiência participam de evento na Jaqueira
- PCR realiza o 1º Encontro dos Beneficiários do Bolsa Formação do Recife
- Prefeitura promove ações para comemorar o Dia da Juventude


Enviar    Imprimir