Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Direitos Humanos e Segurança Cidadã

FUTUROS MEMBROS DO CONSELHO MUNICIPAL DE JUVENTUDE SÃO ESCOLHIDOS
15:12 Segunda-feira, 19 de Outubro de 2009

Foi expressiva a participação da população na eleição que escolheu os futuros membros do Conselho Municipal de Políticas Públicas da Juventude do Recife (CMPPJ-Recife). Durante o pleito, realizado na tarde do último sábado (17), 446 pessoas compareceram à quadra do Ginásio IEP, no bairro de Santo Amaro, para escolher, entre 45 candidatos, os representantes do órgão.

Essa será a primeira formação do CMPPJR, criado por meio de Lei sancionada em 25 de julho de 2009, pelo prefeito João da Costa. Seus representantes serão responsáveis por formular a fiscalizar as políticas públicas da juventude da gestão municipal. “O Conselho será um instrumento da democracia e um canal de diálogo entre a sociedade civil e o governo municipal, que irá assegurar a participação da juventude nas políticas públicas voltadas ao seu segmento”, definiu a secretária de Direitos Humanos e Segurança Cidadã, Amparo Araújo.

A secretária compareceu à ocasião e compôs a mesa solene que abriu oficialmente o pleito, juntamente com diretor de Direitos Humanos do Recife, Cirilo Mota; e os representantes da sociedade civil, Isaac Menezes; e da comissão organizadora eleitoral, Auta Azevedo. Em todas as falas, observou-se a importância dessa conquista para a juventude recifense e a grande responsabilidade que o Conselho terá de atingir às expectativas e demandas do segmento na Cidade. “Todos nós aqui acreditamos que esse Conselho não será apenas mais um entre tantos, mas que será, sim, um Conselho propositivo, participativo, que venha, realmente, construir uma política pública para a juventude, na área do Trabalho, da Cultura, do Esporte e do Lazer”, declarou Cirilo Mota.

Para o gerente da Juventude do Recife, Thiago Carvalho, a criação do CMPPJ-Recife, assim como da futura Secretaria Especial da Juventude, significa um grande avanço da gestão no tratamento das questões ligadas à juventude. “A Prefeitura esperou o melhor momento para a criação desse Conselho, que é quando a gestão e as políticas públicas estão mais amadurecidas no que diz respeito à nossa juventude. E ele será um espaço onde o jovem vai protagonizar a sua própria História, participando e deliberando”, comemora Thiago.

O CMPPJ-Recife irá contar com 25 membros titulares, sendo 16 da sociedade civil, oito do governo municipal e um do Legislativo Municipal. Entre a sociedade civil, estão as seguintes modalidades: Entidade (03 vagas); Entidade da Pessoa com Deficiência (01 vaga); Fóruns e Redes (02 vagas) Organização, Associação e Movimento (04 vagas); e candidatos por RPA (01 para cada RPA). Todos esses foram escolhidos diretamente pela população, confirmando o caráter democrático do pleito.

“Acredito que estou contribuindo pra isso também. E eu acho que esse Conselho irá filtrar melhor as informações vindas da juventude para o governo, podendo resolver com mais eficiência as questões do seu interesse”, disse o representante comercial Clóvis Tenório, morador da Encruzilhada, que foi escolher o membro da sua RPA. O Governo municipal e o Legislativo Municipal irão indicar os nomes que irão representá-los no Conselho.

Os futuros representantes para compor o CMPPJ-Recife tomarão posse dentro de um mês.

 

Matérias Relacionadas
- Eleição do CMPPJ-Recife acontece neste sábado
- PCR realiza nova palestra sobre Direitos Humanos na Unicap
- Geração de Direitos Humanos é tema de palestra em fórum
- Fórum de Envelhecimento Ativo debate Problemas Cotidianos da Memória
- Voluntários da Cidadania participam do V Festival de Música do Coep
- Gabinete de Gestão Integrada Municipal reúne-se para debater segurança pública
- Secretária de Direitos Humanos participa de capacitação do PAIR
- Pessoas com deficiência participam de evento na Jaqueira
- PCR realiza o 1º Encontro dos Beneficiários do Bolsa Formação do Recife
- Prefeitura promove ações para comemorar o Dia da Juventude
- Fundamentos de Direitos Humanos é tema de Palestra
- PCR realiza o 1º Encontro dos Beneficiários do Bolsa Formação do Recife
- Secretaria de Direitos Humanos promove ações pelo Dia da Juventude no Brasil
- PCR esteve presente na 8ª Parada da Diversidade
- Prefeito abre oficialmente a 8ª Parada da Diversidade do Recife
- Prefeito prestigia a 8ª Parada da Diversidade
- Público LGBT aporta no Recife
- Inscrições para o Conselho Municipal da Juventude começam nesta segunda
- Pais de alunos de escolas municipais discutem violência doméstica
- Prefeitura distribui cestas de alimentos na Casa dos Conselhos


Enviar    Imprimir