Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



RSS lista de noticias O que é isso?


A Prefeitura

JOÃO DA COSTA ANUNCIA PROGRAMAÇÃO DO NATAL DA PAZ
16:24 Segunda-feira, 23 de Novembro de 2009

O prefeito do Recife, João da Costa, apresentou hoje (23), em entrevista coletiva, a programação do Natal e Réveillon do Recife. Além do chefe do executivo municipal, estavam presentes o secretário de Cultura, Renato L e a presidente da Fundação de Cultura Cidade do Recife (FCCR), Luciana Félix, que falaram sobre as novidades para as festas de final de ano e reforçaram o foco na multiculturalidade e na descentralização. Também estiveram presentes à coletiva, o secretário de Coordenação Política do Governo, Roberto Arrais, o chefe de Gabinete do Prefeito, Félix Valente e o secretário de Educação, Cláudio Duarte.

A abertura do evento, que este ano homenageia Dom Hélder Câmara, será  dia 13 de dezembro, no Marco Zero, com apresentação da Orquestra Sinfônica do Recife (OSR). A partir deste dia, as atrações musicais que incluem rock, pop, MPB, regional, frevo, samba e outros ritmos, farão shows gratuitos em nove pólos (Pátio de São Pedro, Arsenal, Sítio Trindade, Nascedouro de Peixinhos, Marco Zero, Brasília Teimosa, Moeda, Morro da Conceição, Ibura), além dos 12 polos comunitários espalhados pela Cidade.

Uma das novidades este ano é a mudança do Réveillon do Marco Zero para o Pina, incrementando a festa na orla recifense que passará a contar com dois palcos - o outro ficará em frente ao edifício Acaiaca, em Boa Viagem. De acordo com o prefeito João da Costa, essa é uma das ações que visam consolidar o Réveillon do Recife entre os melhores do Brasil. Sentimos que a população voltou a freqüentar a orla de Boa Viagem no final do ano e resolvemos investir para recepcionar bem não só os recifenses, mas os turistas que procuram nossa cidade nessa época, acrescentou.  O prefeito revelou ainda que este ano, pela primeira vez, a queima de fogos partirá de balsas.

O secretário de Cultura, Renato L, destacou que manteve a postura de valorizar a cultura local em todos os pólos: Estamos dando um reforço grande ao Réveillon de Boa Viagem, pois identificamos que a população naturalmente elegeu aquele local como o maior foco da festa. Mesmo assim, continuamos com o foco na descentralização e por isso temos polos no Morro da Conceição e Ibura. Além disso, durante todo o Ciclo Natalino, teremos programação em diversas áreas da Cidade - explicou.

No dia 24 de dezembro, acontece a apresentação do Baile do Menino Deus, às 18h30m no Marco Zero. O pólo da Moeda, contará com shows de El Mocambo, Candeias Rock City, Lula Cortez, Hanagorick e Devotos, a partir das 21h. O Pátio de São José será palco do Natal do Reggae, às 19h, com Meninos do Reggae, Brasáfrica, Ívano e banda, Marcelo Santana e banda N´Zambi. Os pólos de Brasília Teimosa, Morro da Conceição, Ibura, Nascedouro de Peixinhos também receberão programação.

No dia 25, no Pólo Moeda, tocam, a partir das 21h, Tacape, Eta Carinae, Zé Cafofinho, Jr. Black e A Roda. Neste dia, os pólos do Ibura e Nascedouro de Peixinhos também contarão com apresentações artísticas que serão definidas entre a PCR e a comunidade.

No dia 31, quatro pólos (Pina - em frente ao Recife Praia Hotel, Boa Viagem - em frente ao Acaiaca, Ibura e Morro da Conceição) receberá o público para a virada do ano. Trio Pouca Chinfra e a Cozinha, Gerlane da Branca, Belo Xis e convidados, Alcione, Orquestra Popular do Recife e Claudionor Germano são as atrações que comandam a festa a partir das 21h, no Pólo Pina. Já no Acaiaca, Orquestra Contemporânea de Olinda, Spok Frevo Orquestra, Erasmo Carlos e Gabriel, o Pensador.

PROGRAMAÇÃO ESPECIAL DO CICLO NATALINO 2009

Seminário - Três dias dedicados à vida e obra do homem que marcou a história por suas lutas contra qualquer tipo de injustiça. Para discutir sobre a importância e as ressonâncias do pensamento e das ações do homenageado do Ciclo Natalino deste ano, a PCR, por meio da Gerência de Formação Cultural da Fundação de Cultura Cidade do Recife (FCCR), promoverá o seminário Helder - O homem, o dom, o revolucionário - Voz, idéias e ações.

O seminário, que acontece de 1 a 3 de dezembro, das 14h às 18h, no auditório da Livraria Cultura, aborda ainda aspectos da vida pessoal e religiosa do Dom da Paz, além das experiências nacionais, internacionais, os diferentes discursos e sua repercussão na sociedade, os projetos e os espaços de pesquisa, estudo e formação difundidos na cidade e outras regiões voltados para a temática.

Cada participante vai receber uma publicação com os artigos referentes às palestras proferidas no seminário a título de material didático. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas presencialmente no período de 24 a 30 de novembro de 2009, no 6º andar, sala 22, do edifício sede da Prefeitura do Recife.

Exposição - Caminhos da Utopia Partilhada é o tema da exposição em homenagem a Dom Helder que fica em cartaz na Casa do Carnaval, de 11 de dezembro a 15 de janeiro. A mostra conta com elementos iconográficos, textuais e fonográficos sobre o homenageado. A abertura acontecerá às 19h com coquetel para o público.

Cortejo de pastoris - No dia 19 de dezembro um animado cortejo, composto por mais de 20 pastoris, sairá da Praça Maciel Pinheiro, seguindo pela Rua Nova, Praça do Diario, Rua Duque de Caxias e chegando ao Pátio de São Pedro. A concentração começa às 17h.

Baile do Menino Deus - O tradicional espetáculo natalino de autoria do dramaturgo e escritor cearense Ronaldo Correia de Brito, Assis Lima e Antônio Madureira, volta ao seu mais belo palco: o Marco Zero. Dessa vez, como não haverá programação musical nos dias de Natal, a praça receberá os personagens do baile em cinco noites consecutivas, de 20 a 25 de dezembro.

Queima da Lapinha - A cerimônia que encerra oficialmente o Ciclo Natalino acontece no dia 6 de janeiro, no Pátio de São Pedro e no Sítio Trindade. A Queima da Lapinha é uma antiga tradição em que todas as manifestações do Ciclo Natalino como reisado, bumba-meu-boi, pastoril, além de blocos, orquestras de frevo e passistas se unem para o ritual de passagem que dará início a outro ciclo cultural: o Carnaval. Diz-se que a folia de Momo começa quando a última pontinha de avenca da Lapinha - uma espécie de fogueira
feira de folhas - é queimada.

Atividades formativas - o Programa Multicultural da Prefeitura do Recife vai percorrer as comunidades que sediarão os 12 polos comunitários, realizando oficinas de construção de presépios com material reciclado. A idéia é que cada aluno atue como agente multiplicador do conhecimento em sua comunidade, permitindo que a população participe ativamente da confecção da decoração dos polos.

Confira um trecho da coletiva aqui.

Confira programação no site do Natal.

Matérias Relacionadas
- PCR inscreve para Prêmios Literários Cidade do Recife
- Banda Sinfônica leva clima de Natal para o Teatro do Parque
- Operação Natal distribui brinquedos para crianças
- Porto das Letras lança livros premiados
- Terça Negra com afoxé, coco de roda e mangue beat
- Cinema e encontros poéticos nas bibliotecas da PCR
- Prefeitura promove exposição em homenagem a Dom Helder
- Filmes premiados continuam em cartaz nos cinemas municipais
- PCR inicia homenagens aos 50 anos do MCP
- PCR lança Catálogo de Agremiações Carnavalescas
- Inscrições para concursos carnavalescos começam segunda (14)
- Natal humanitário é objetivo de peça natalina
- Teatros municipais oferecem boas atrações para o público recifense
- PCR oferece informações de cultura e turismo durante Feira Música Brasil
- Emoção, luzes, cores: começa 4ª Mostra de Circo do Recife
- Feira Música Brasil começa nesta quarta-feira
- Programa Multicultural cria oportunidade para a prática em eventos
- PCR faz seminário sobre folguedos natalinos para a imprensa
- Escola de Frevo realiza apresentação de encerramento do ano
- Murillo La Greca expõe Murillo La Greca


Enviar    Imprimir