Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Cultura

FEIRA MÚSICA BRASIL COMEÇA NESTA QUARTA-FEIRA
00:00 Quarta-feira, 9 de Dezembro de 2009

Um dos mais importantes eventos da música no País chega ao Recife nesta semana. É a Feira Música Brasil, que a partir desta quarta-feira (09) até o próximo domingo (13), se instala na capital pernambucana, promovendo uma série de atividades que têm a música como seu foco principal. Serão oficinas, palestras, debates, mostras de cinema, painéis e shows que irão movimentar a Cidade. O ponto de convergência será o Bairro do Recife, que irá concentrar grande parte da programação, inclusive os shows principais, que acontecerão no Marco Zero do Recife. O evento conta com o apoio da PCR e é promovido pela Fundação Nacional da Arte (Funarte), Secretaria de Políticas Culturais do Minc, e Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe).

Em entrevista coletiva, concedida na tarde desta quarta-feira (09), no Terminal Marítimo de Passageiros, no Bairro do Recife, os organizadores da Feira Música Brasil explicaram como irá funcionar o evento e sobre suas expectativas para os próximos dias. Falaram aos jornalistas o presidente da Fundação Nacional da Arte (Funarte), Sérgio Mambertti; o diretor do Centro de Música Funarte, Cacá Machado; e os diretores executivos da Feira Música Brasil, Carlos “KK” Mamoni e Carlos Tabakof.

Para Sérgio Mamberti, a realização desta edição da Feira não poderia ser em outro local, se não no Recife. “Esta cidade é uma verdadeira capital cultural, que tem uma longa história de tradição musical fortíssima e uma expressão muito diversa dessa cultura. Pra nós, é uma honra trazer este evento pra cá mais uma vez”, falou. Cacá Machado endossou as palavras de Mamberti, dizendo que Recife é uma região de interesse no que vem sendo produzido em termos de música, o que justifica a presença da Feira. “Este evento não está só acontecendo aqui, está sendo plantado aqui. Ela, que pretende ser um projeto itinerante, precisa fincar raízes fortes, de forma estruturadora, assim como as coisas que acontecem em Recife”, declarou.

O tema da Feira Música Brasil 2009 é “Música Tocando Negócios” e tem como um dos seus principais objetivos gerar oportunidades tanto para os artistas quanto para os empresários do setor, através da Rodada de Negócios Internacional, que acontece nos dias 10, 11 e 12, das 14h às 18h30, no Terminal Marítimo de Passageiros. Este será o espaço de intercâmbio entre os artistas, empresas nacionais, internacionais, produtoras e casas de shows. “A abrangência e o monitoramento dessa feira são dois pontos importantes. Tudo o que acontecer aqui em termos de negócios seja quantificado, pra que montemos um banco de dados para momentos futuros”, disse Carlos “KK” Mamoni, ressaltando a importância do papel da Feira no estímulo ao desenvolvimento do mercado musical no Brasil.

Porém, os shows que acontecerão no Marco Zero, Bairro do Recife, são a grande vitrine do evento, e prometem atrair um grande público. Durante os cinco dias do evento, 24 atrações irão se revezar nos dois palcos montados no Marco Zero. No casting, bandas e artistas consagrados como Nação Zumbi, Sepultura, Pitty, Marcelo D2, DJ Dolores, Cidadão Instigado, além de nomes ainda pouco conhecidos do grande público, mas que são garantia de excelentes shows, como Fabiana Cozza, Kassin, Zabé da Loca, André Abujamra, Nina Becker, Paula Morelenbaun, Wilson das Neves, entre outros.

A primeira noite de shows no Marco Zero começa às 20h30, com a apresentação da Banda Black Rio, com participação do rapper Mano Brown (do Racionais MC’s); logo em seguida, às 21h30, os brasilienses do Móveis Coloniais de Acaju vão esquentar o público, para a última a mais aguardada atração: a banda Nação Zumbi, que irá gravar o seu primeiro DVD ao vivo em Recife, com a participação dos Paralamas do Sucesso, Arnaldo Antunes, Fred 04 e Siba.

 

Matérias Relacionadas
- Programa Multicultural cria oportunidade para a prática em eventos
- PCR faz seminário sobre folguedos natalinos para a imprensa
- Escola de Frevo realiza apresentação de encerramento do ano
- Murillo La Greca expõe Murillo La Greca
- Era Uma Vez na Biblioteca de Casa Amarela
- Memorial Luiz Gonzaga realiza eventos para celebrar nascimento do rei
- Programação da Semana Luiz Gonzaga 2009
- Maior feira de música e negócios da América Latina começa nesta quarta
- Começa 4ª Mostra de Circo do Recife
- Murillo La Greca mostra resultado de oficinas com crianças
- Nota: Terça Negra
- Produção nacional é destaque nos cinemas municipais
- Murillo La Greca promove bate-papo com imprensa
- Reflexões sobre a Paz marcam encerramento do seminário sobre Dom Helder
- PCR inscreve para concursos carnavalescos
- Prefeito participa do Jantar Cultural do Morro da Conceição
- Nota de Esclarecimento: Teatro de Santa Isabel está em perfeito estado
- Encontro de Sanfoneiros e edição especial do Quintas da Diversidade agitam o Pátio
- Teatros municipais repletos de peças nesta semana
- Nelson Sargento brinda o Pátio de São Pedro na Terça Negra dedicada ao dia do samba


Enviar    Imprimir