Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Cultura

PCR LANÇA CATÁLOGO DE AGREMIAÇÕES CARNAVALESCAS
00:00 Sexta-feira, 11 de Dezembro de 2009

Suprir a sociedade com informações sobre as manifestações carnavalescas do Recife. É esse o intuito da Prefeitura do Recife que promoveu, na noite desta quinta (10), na Praça do Arsenal da Marinha, o lançamento do Catálogo de Agremiações do Recife e Região Metropolitana. A publicação, desenvolvida em parceria com a Associação dos Maracatus de Baque Solto e a Companhia Editora de Pernambuco (CEPE), traz conteúdo baseado no mapeamento e identificação dos grupos registrados no Cadastro e Contagem Geral das Agremiações que participaram do Carnaval do Recife de 2001 a 2009 e é resultado do trabalho da Comissão dos Ciclos Culturais e da Casa do Carnaval.

Estiveram presentes na cerimônia, a presidente da Fundação de Cultura Cidade do Recife, Luciana Félix, o coordenador da Comissão dos Ciclos Culturais, Maurício Cavalcante, o coordenador do Carnaval, André Brasileiro, a presidente da CEPE, Leda Alves, o produtor dos maracatus de Baque Solto, Manoelzinho Salu, o artista Claudionor Germano e Pedro Paulo Siqueira, do Banco do Brasil. Luciana Félix considera a publicação do catálogo um marco para a administração municipal. “Isso coroa uma série de ações que o prefeito João da Costa vem desenvolvendo como o cadastro as agremiações, as atividades formativas e até incentivo financeiro para os grupos da nossa cultura popular”, opinou.

O livro descreve com riqueza os detalhes e composição dos grupos que vão desde clubes de frevo, troças, passando pelas escolas de samba, maracatus e caboclinhos. A obra foi escrita em português e inglês, traz diversas fotos, um DVD com imagens do carnaval e será distribuída para grupos culturais, órgãos de cultura, comunicação, instituições de ensino e bibliotecas. Para adquiri-lo é preciso solicitar por escrito a Secretaria de Cultura.

Mais uma vez tive a honra de me colocar a serviço do carnaval por meio da edição desse livro. Considero importante o registro dessa expressão máxima da cultura do nosso estado que é o carnaval”, afirmou Leda Alves.

Durante a cerimônia, a Prefeitura do Recife entregou placas comemorativas aos carnavalescos homenageados: Lindivaldo Leite - “Vavá”, do “Banhistas do Pina”; Luíza de França, do “Bola de Ouro”; Juracy Simões, do “Canindé do Recife”; José Severino dos Santos - “Zé Alfaiate”, do Caboclinho “Sete Flexas”; Alzira Maria Dantas, da Troça “Abanadores do Arruda”; Carmelita Batista de Brito, da Troça “Formiga Sabe que Roça Come”; Carlos Orlando, da Centenária Troça “Cachorro do Homem do Miúdo”; Jandira Elias, presidente da Troça “O Bagaço é Meu”; Manoel Luiz de Luna – “Cacique Luna”; Nadira Maria da Silva Almeida, do “Batutas de São José” e Reginaldo Batista da Silva, do “Lenhadores”.

A animação do evento ficou por conta do desfile do maracatu de Baque Solto Cruzeiro do Forte, Clube Bola de Ouro, bloco de samba A Turma do Saberé e apresentações do coral e orquestra do bloco Banhistas do Pina, com participação de Getúlio Cavalcanti, Afoxé Ilê de Egbá e do Maracatu Porto Rico.

Subsídio – Além dos aplausos do público, as agremiações receberam também uma boa notícia. A partir do dia 17 de dezembro, será repassada aos grupos a primeira parcela da subvenção de incentivo à participação no concurso anual. A verba, destinada a 312 agremiações, soma um total de 1,86 milhões de reais.

A distribuição será feita de acordo com as categorias. Para as agremiações do grupo especial serão destinados 12 mil reais e às do grupo 1, oito mil. Já as do grupo 2, receberão cinco mil reais.

Matérias Relacionadas
- Inscrições para concursos carnavalescos começam segunda (14)
- Natal humanitário é objetivo de peça natalina
- Teatros municipais oferecem boas atrações para o público recifense
- PCR oferece informações de cultura e turismo durante Feira Música Brasil
- Emoção, luzes, cores: começa 4ª Mostra de Circo do Recife
- Feira Música Brasil começa nesta quarta-feira
- Programa Multicultural cria oportunidade para a prática em eventos
- PCR faz seminário sobre folguedos natalinos para a imprensa
- Escola de Frevo realiza apresentação de encerramento do ano
- Murillo La Greca expõe Murillo La Greca
- Era Uma Vez na Biblioteca de Casa Amarela
- Memorial Luiz Gonzaga realiza eventos para celebrar nascimento do rei
- Programação da Semana Luiz Gonzaga 2009
- Maior feira de música e negócios da América Latina começa nesta quarta
- Começa 4ª Mostra de Circo do Recife
- Murillo La Greca mostra resultado de oficinas com crianças
- Nota: Terça Negra
- Produção nacional é destaque nos cinemas municipais
- Murillo La Greca promove bate-papo com imprensa
- Reflexões sobre a Paz marcam encerramento do seminário sobre Dom Helder


Enviar    Imprimir