Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Turismo

PERMISSIONÁRIOS DOS MERCADOS PÚBLICOS DO RECIFE FORAM QUALIFICADOS
00:00 Terça-feira, 24 de Novembro de 2009

Permissionários dos mercados de São José, Encruzilhada, Madalena, Boa Vista e Casa Amarela receberam, nesta segunda-feira (24), o diploma do curso de capacitação profissional “Comedoria Popular: Qualificação e Capacitação dos Profissionais de Cozinha dos Mercados e Feiras Livres do Recife”. Os 40 alunos tiveram, durante três meses, aulas de culinária típica do Recife, visando à melhoria dos serviços, como produção, execução e comercialização.

“A Secretaria de Turismo do Recife sempre investe em cursos de qualificação, e a população já entendeu a importância disso ao votar em Qualificação Profissional como uma das prioridades escolhidas na plenária do Orçamento Participativo. A Cidade precisa receber bem os turistas, para isso, as pessoas precisam estar preparadas”, afirma Carlos Braga, assessor executivo da Secretaria de Turismo do Recife.

O projeto é um desdobramento do livro “Comedoria Popular – Receitas, Feiras e Mercados do Recife”, de Ana Cláudia Frazão, e conta com o apoio da Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo e da Companhia de Serviços Urbanos do Recife (Csurb). “É extremamente importante capacitar os funcionários dos mercados públicos do Recife. A ideia é que cada vez mais permissionários ofereçam produtos de qualidade aos clientes”, comentou o representante da Csurb, Nininho Costa.

A chef de cozinha e idealizadora do projeto, Ana Cláudia Frazão, informou que a segunda etapa do programa já está em fase de aprovação pela Lei de Incentivo à Cultura e deverá começar em março do próximo ano. “Já temos uma lista de espera de mais de cem alunos. É notável a mudança na forma de manipular e comercializar os alimentos dos alunos que fizeram o curso”, afirma. Ana Cláudia ainda deu uma boa notícia aos permissionários. A Qualimar, uma das patrocinadoras do projeto, vai fornecer, ao preço de R$ 0,10, o quilo, cabeças de peixe para os permissionários comercializarem alimentos.

Cada aluno recebeu um kit de cutelaria, contendo utensílios básicos de cozinha, uniforme completo e manual de boas práticas, legislação e técnicas culinárias. “Aprendi algumas técnicas ainda quando criança, com a minha mãe, mas recebi um aprimoramento no curso que será muito proveitoso para comercializar os alimentos. Aprendi como acondicionar da melhor forma cada comida e saber o melhor preço a ser cobrado”, comenta Maria José Santana, permissionária do Mercado da Boa Vista.

O projeto Comedoria Popular é patrocinado pelo Governo do Estado, através da Lei de Incentivo à Cultura – Funcultura, e conta ainda com a parceria da DAM Fardamentos, Frigoríficos São Mateus, Faculdade Maurício de Nassau e Qualimar Pescados.

 

Matérias Relacionadas
- Permissionários dos mercados do Recife são capacitados
- Debate discute influência da cultura e do turismo nas comunidades
- Debate vai discutir a cena musical do Recife
- Recife é promovido na Argentina e Uruguai
- Artesãos recifenses expõem peças de material reciclado
- Recife recebe mais cruzeiros na temporada 2009/2010
- Recife é atração do próximo feriadão
- Aeroporto do Recife faz a viagem valer a pena
- Recife divulga roteiros e ações para agentes e operadores de viagem na ABAV 2009
- Vencedores do Roda de Boteco 2009 são premiados em festa
- Serviço
- Verão começa mais cedo no Recife
- Recife tem incremento de 21,26% em desembarque de vôos em setembro
- Última semana do Festival Roda de Boteco 2009
- Prefeitura do Recife homenageia idosos com passeios de catamarã
- Empresários participam de reunião do Recife Mais
- Secretário de Turismo do Recife faz palestra para operadores da Trend
- João da Costa celebra ações do Recife Mais para o turismo da cidade
- PCR apresenta Recife Mais e boas perspectivas para o Turismo
- Roda de Boteco 2009 agita os bares do Recife


Enviar    Imprimir