Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Cultura

MEMORIAL LUIZ GONZAGA REALIZA EVENTOS PARA CELEBRAR NASCIMENTO DO REI
14:50 Segunda-feira, 7 de Dezembro de 2009

Passados exatos 20 anos do falecimento de Luiz Gonzaga, sua importância para a música e cultura popular nacional ainda precisa ser afirmada, mesmo descoberta, por grande parte da população brasileira. Por isso, o Memorial Luiz Gonzaga (MLG), equipamento cultural da Prefeitura do Recife, aproveita o mês de nascimento do Velho Lua e realiza uma semana de palestras, oficina e mostras que vão contribuir para a melhor compreensão e dimensionamento do artista que é um símbolo do Nordeste.

A Semana Luiz Gonzaga 2009 acontece de 9 a 13 de dezembro e traz para o público a Oficina Baião de Repente, a 2ª Mostra de Curtas de Animação Luiz Gonzaga, a Mostra de Cinema e a 2ª Jornada Gonzaguiana para Educadores. Todos gratuitos.

A Oficina Baião de Repente acontece entre 10 e 12 de dezembro e vai abordar as principais modalidades da cantoria, tratando de temas relacionados à sua história e às técnicas de criação, com a participação de uma dupla de poetas repentistas. Para o evento foram convidados a Profa. Verônica Moreira (PE), o Prof. Audaci de França (RN) e o Prof. Antero Madureira (PE), que vão falar sobre a história da cantoria, técnicas da cantoria de viola e sobre Gonzaga e o baião de viola, respectivamente. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até 04 de dezembro no MLG ou através do telefone 3232-2965.

Já a 2ª Mostra de Curtas de Animação Luiz Gonzaga é a ponto alto do trabalho desenvolvido ao longo do ano letivo com alunos da Rede Municipal de Ensino do Recife, através do Programa Mais Educação, utilizando os recursos da tecnologia digital com apoio da DGTEC. Tendo por base as músicas do Lua, os estudantes mergulham no universo de Gonzaga, e produzem seus próprios curtas-metragens. Neste ano de 2009, foram 87 escolas participantes, com cerca de 4.500 alunos envolvidos. O resultado pode ser conferido entre dos dias 09 e 11 de dezembro, no Geraldão.

Película – Pouca gente sabe, mas Gonzaga participou de diversos filmes brasileiros, principalmente nas chanchadas, gênero mais popular do cinema nacional até hoje. Os tipos populares encontravam grande empatia e aceitação entre os espectadores. Quem quiser conhecer o lado ator do Rei do Baião, a dica é assistir aos filmes da Mostra de Cinema Luiz Gonzaga, que acontece de 09 a 11 de dezembro, na Fundaj do Derby e de Apipucos. Serão exibidos filmes como E o mundo se diverte, É com esse que eu vou e Chapéu de Couro, além de outros títulos.

Além das exibições dos filmes, a mostra conta ainda com apresentações de painéis e palestras, como a do pesquisador de MPB da Fundaj, Renato Phaelante, que vai proferir a palestra: Luiz Gonzaga - A resistência de um cantador ou ainda o painel com Geraldo Pinho (Diretor do MISPE), Ernesto Barros (Gerente de Audiovisual da PCR), Paulo Cunha (Professor do Bacharelado de Cinema da UFPE) e Anselmo Alves, produtor de audiovisual.

Educação - Outro evento da grade de programação da Semana Luiz Gonzaga 2009 é a 2ª Jornada Gonzaguiana para Educadores, que acontece na Unicap no dia 11 de dezembro. A Jornada vai proporcionar aos educadores em geral oportunidade de informação sobre o universo social e cultural sertanejo, no qual Gonzaga cresceu e inspirou-se para construir sua obra, e que tão bem representou com sua imagética e oralidade. Apesar de ser direcionada a educadores, a jornada também recebe participantes de outras áreas. Quem for conferir vai assistir palestras sobre temas e personagens atávicos da cultura nordestina como o coronelismo, o catolicismo popular, as figura do vaqueiro, do beato e do cangaceiro.

Confira a programação AQUI.

Matérias Relacionadas
- Programação da Semana Luiz Gonzaga 2009
- Maior feira de música e negócios da América Latina começa nesta quarta
- Começa 4ª Mostra de Circo do Recife
- Murillo La Greca mostra resultado de oficinas com crianças
- Nota: Terça Negra
- Produção nacional é destaque nos cinemas municipais
- Murillo La Greca promove bate-papo com imprensa
- Reflexões sobre a Paz marcam encerramento do seminário sobre Dom Helder
- PCR inscreve para concursos carnavalescos
- Prefeito participa do Jantar Cultural do Morro da Conceição
- Nota de Esclarecimento: Teatro de Santa Isabel está em perfeito estado
- Encontro de Sanfoneiros e edição especial do Quintas da Diversidade agitam o Pátio
- Teatros municipais repletos de peças nesta semana
- Nelson Sargento brinda o Pátio de São Pedro na Terça Negra dedicada ao dia do samba
- Biblioteca de Casa Amarela realiza oficina de Biscuit de Natal
- Projeto escolar é encerrado com aula-show de Cristina Amaral
- Começa seminário que homenageia Dom Helder
- Festival Recife do Teatro Nacional é avaliado
- Festa do Morro
- Prefeitura abre inscrições para concurso de iluminação natalina


Enviar    Imprimir