Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



RSS lista de noticias O que é isso?


A Prefeitura

SEMINÁRIO AVALIA PROGRAMA DE COMPRA DIRETA
00:00 Quarta-feira, 10 de Março de 2010

A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, promove, nesta quarta-feira (10), o I Seminário de Avaliação do Programa Direta. O evento está sendo realizado no auditório do Centro Público de Casa Amarela, e será encerrado por volta das 17h, com a participação dos agricultores, que vão expor as experiências.

Os objetivos do encontro são, além de apresentar a vivência dos participantes do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) Municipal, estimular a troca de informação entre eles para subsidiar o processo de renovação do convênio apontando os impactos socioeconômicos gerados nos municípios parceiros. “Com o programa, a agricultura passou a ter uma renda fixa e isso possibilitou que eles criassem créditos nos bancos, possibilitando a quitação de dívidas; as crianças e os adolescentes saíram do campo e estão nas escolas, além da organização da vida profissional e pessoal deles”, avaliou a gerente de Fomento das Atividades de Segurança Alimentar e Nutricional, Hilda Torres.

Para os agricultores, o resultado é extremamente positivo. “Graças ao programa nós ficamos estimulados a investir em algo que não imaginávamos que fosse dar certo no Sertão, então investimos em novos plantios. E com eles a nossa vida melhorou bastante”, disse o agricultor de Orocó Jailson Campos.

Participaram do Seminário as cooperativas e associações parceiras da Prefeitura no PAA, as entidades beneficiadas com as doações de alimentos, o Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional – Recife (Comsea), o Comsea Pernambuco, algumas entidades da sociedade civil do Comsea – Recife, Companhia Nacional de Abastecimento Conab, Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e o Consultor do PAA em Pernambuco, representante do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).

Programa de Aquisição de Alimentos – É uma das ações do Programa Fome Zero, cujo objetivo é garantir o acesso aos alimentos em quantidade, qualidade e regularidade necessárias às populações em situação de insegurança alimentar e nutricional e promover a inclusão social no campo por meio do fortalecimento da agricultura familiar; promover a melhoria da qualidade das refeições das entidades da rede sócio-assistencial; recompor os estoques públicos de alimentos; apoiar o desenvolvimento da economia local e formação de estoques públicos de alimentos.

Na Prática, com a verba repassada pelo Ministério, a Prefeitura compra produtos hortifrutigranjeiros diretamente aos agricultores de várias cidades, como, Bonito, Orocó, Amaraji, Pombos, Camocim de São Félix, Cabo de Santo Agostinho. Os preços são tabelados e cada vendedor pode vender até R$ 4.500,00 por ano. Esses alimentos são distribuídos para entidades cadastradas no Conselho Municipal de Assistência Social e equipamentos municipais, dentre eles a cozinha comunitária, e os hospitais. No Recife, o projeto funciona desde 2005 e será encerrado em junho deste ano, quando haverá a renovação do edital.

Matérias Relacionadas
- Secretário José Bertotti participa de Fórum Temático da Mulher
- Secretária Especial da Mulher debate a violência contra as mulheres
- Prefeito e governador concedem coletiva sobre Plano de Obras do OP
- Rede retoma apoio aos serviços de enfrentamento à violência contra a mulher
- Secretaria de Saneamento realiza ações de sensibilização em Roda de Fogo
- Geraldão recebe atividades em comemoração ao Dia da Mulher
- Dia da mulher comemorado com passeio de barco
- Guarda Municipal presta homenagem às mulheres da corporação
- Licitação da Via Mangue é destaque das comemorações pelo aniversário do Recife
- Secretária Especial da Mulher participa de Sessão Solene na Câmara
- Secretaria de Juventude participa de Encontro Nacional em Brasília
- Prefeito recebe mulheres para comemorar o dia 8 de março
- Corrida das Pontes
- Programação paralela
- Aniversário do Recife será comemorado com programação especial
- Secretaria Especial da Mulher
- Mulheres são recebidas com festa e frevo no prédio da PCR
- Prazo para quitação da 2ª parcela do IPTU vence dia 10
- Prefeitura promove Café Político em comemoração ao Dia da Mulher
- João da Costa prestigia inauguração de Ponte em São Lourenço da Mata


Enviar    Imprimir