Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



RSS lista de noticias O que é isso?


A Prefeitura

PREFEITO ENTREGA PONTE DUARTE COELHO TOTALMENTE REVITALIZADA
14:35 Sexta-feira, 12 de Março de 2010

No dia em que completa 473 anos, o Recife recebeu do prefeito João da Costa um importante presente: a Ponte Duarte Coelho, totalmente recuperada e com a estrutura renovada. Na manhã desta sexta-feira (12), o gestor atravessou o principal corredor de transporte coletivo da Cidade para marcar a finalização das obras que duraram um ano e quatro meses.

Com um investimento municipal de R$ 7,6 milhões, a intervenção garante mais segurança ao equipamento e é a primeira substituição de todos os aparelhos de apoio e segurança da estrutura em 67 anos. “Por isso a obra foi de fundamental importância, afinal, pelo tempo, poderia por em risco a vida das pessoas. Os serviços, como pintura, recapeamento e embutimento de fios foram realizados embaixo da estrutura, por isso ninguém vê”, disse o prefeito, que estava acompanhado dos secretários municipais José Humberto (Serviços Públicos), Roberto Arrais (Meio Ambiente), Ceça Britto (Relações com a Imprensa e Comunicação), Amir Schvartz (Controle Urbano e Obras), Karla Menezes (Assistência Social), Cláudio Duarte (Educação), além do presidente da Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb), Carlos Muniz, e do presidente do Instituto da Cidade do Recife, Milton Botler.

Essa é a primeira reforma realizada em uma ponte de grande porte sem causar mudanças no trânsito nem interferir em festividades, como o Galo da Madrugada. “Usamos um equipamento moderno, que faz elevação em determinados pontos da estrutura e efetuam os trabalhos sem incomodar a rotina de um dos cartões postais do Recife”, explicou o presidente da Emlurb, Carlos Muniz.

Nas obras, foram estruturadas a parte inferior do tabuleiro (estrutura por onde circulam os veículos e pedestres) e 13 vigas que unem os pilares à base da ponte; os aparelhos de apoio foram todos substituídos. O sistema de iluminação também foi renovado, com instalação de 56 novas luminárias nos postes decorativos e quatro postes antigos foram substituídos por outros de material mais leve. As lâmpadas foram trocadas por outras mais eficientes à base de vapor de sódio.

Além da recuperação da estrutura, a ponte foi pintada e retiradas marcas de pichações do guarda-corpo. O canteiro de obras que estava instalado em parte das calçadas da Duarte Coelho e da Rua do Sol foi desativado e, com a retirada do barracão, um novo gramado já foi colocado nas margens do Rio Capibaribe. Foram recuperadas, ainda, as partes da calçada em granito que, naturalmente, foram danificadas durante a obra. Para garantir a melhor trafegabilidade dos motoristas, o corredor viário foi recapeado e teve a sinalização horizontal (marcas viárias pintadas no pavimento) reforçada.

A Duarte Coelho é a terceira ponte que passa por obras estruturais nos últimos anos. Além dela foram restauradas as pontes Velha, na Boa Vista, e Paulo Guerra, no Pina. De acordo com João da Costa, essas obras serão constantes na gestão: “Vamos elaborar um plano de manutenção permanente para garantir que todos os equipamentos funcionem perfeitamente, assegurando a integridade de toda a população”, afirmou. E os trabalhos já começaram com a pintura de diversas pontes do Centro como a Buarque Macedo (já concluída) e pontilhões em Boa Viagem e no Derby.

História – Erguida em 1868, a Ponte Duarte Coelho tinha uma aparência totalmente distinta dos dias atuais. Ela era à base de metais e servia para o tráfego de trens urbanos. Em 1915, foi desativada e todo o material que formava o equipamento foi vendido a um ferro-velho. Somente em 1943, foi inaugurada a estrutura de concreto que, hoje, os recifenses usam para se deslocar entre os bairros da Boa Vista e Santo Antônio. O equipamento é um dos mais tradicionais da Cidade e faz parte de um conjunto de pontes do Centro Expandido que formam o cartão-postal da capital pernambucana.

Matérias Relacionadas
- João da Costa visita Mercado da Encruzilhada
- 2° Plano de Obras do Orçamento Participativo é lançado em parceria entre Prefeitura do Recife e Governo do Estado
- Prefeito visita nova área para peixes e feirantes no Mercado da Encruzilhada
- Prefeito e governador apresentam o 2º Plano de Obras do OP
- PCR conclui recuperação estrutural da Ponte Duarte Coelho
- Ações de desenvolvimento econômico para as mulheres é tema de encontro
- Prefeito participa de homenagem ao Recife na Câmara de Vereadores
- Prefeitura promove grande festa em comemoração aos 473 anos da Cidade
- Quatro feirinhas de artesanato funcionam este fim de semana
- Secretária Especial da Mulher participa do Fórum Temático de Desenvolvimento Econômico
- Secretaria de Meio Ambiente realiza sensibilização no aniversário da Cidade
- Cidade do Recife é homenageada na Assembleia Legislativa de Pernambuco
- João da Costa prestigia abertura do 3º Salão Imobiliário de Pernambuco
- Secretário José Bertotti participa de Fórum Temático da Mulher
- Secretária Especial da Mulher debate a violência contra as mulheres
- Prefeito e governador concedem coletiva sobre Plano de Obras do OP
- Rede retoma apoio aos serviços de enfrentamento à violência contra a mulher
- Secretaria de Saneamento realiza ações de sensibilização em Roda de Fogo
- Geraldão recebe atividades em comemoração ao Dia da Mulher
- Seminário avalia Programa de Compra Direta


Enviar    Imprimir