Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Gabinete do Prefeito

PREFEITO LANÇA SERVIÇO DE ASSISTÊNCIA DOMICILIAR (SAD)
14:48 Sexta-feira, 19 de Março de 2010

“Hoje estamos dando um passo a mais no sentindo de atingir a qualificação do atendimento básico da saúde na Cidade”. Com estas palavras, o prefeito do Recife, João da Costa, oficializou, nesta sexta-feira (19), o lançamento do Serviço de Assistência Domiciliar (SAD). O evento aconteceu no PSF Guarulhos, em Jardim São Paulo.

A iniciativa, uma novidade no Estado, é voltada para pacientes com doenças crônicas que precisam de cuidados ambulatoriais mais intensos, mas sem necessidade de internamento hospitalar. Nesses casos, a dinâmica inclui assistência clínica e médica na residência do usuário. Idosos e doentes neurológicos com sequelas têm prioridade no programa.

A implantação do SAD possibilitará, ainda, outras melhorias, a exemplo da liberação de leitos hospitalares para novos atendimentos. O serviço visa, também, a atender pacientes em fase terminal, permitindo um tratamento mais humanizado. “É uma forma de permitir que esses pacientes permaneçam junto dos seus familiares, com o acompanhamento médico necessário, suavizando as dores desse momento”, disse João da Costa.

O SAD terá a atuação de equipes básicas – formadas por médico, enfermeira, técnico de enfermagem e motorista – e de uma multidisciplinar, que contará também com profissionais de assistência social, apoio administrativo, farmácia, fonoaudiologia, nutrição, psicologia e terapia ocupacional. A princípio serão quatro grupos básicos. A expectativa é que essa quantidade dobre até o fim do ano e chegue a 16 em 2011. No total, o serviço irá atender a cerca de 400 mil pessoas. “É um número bastante expressivo, mas o grande objetivo é que nos próximos anos o SAD seja expandido e, integrado aos programas já existentes, atenda a toda a rede, que é de 900 mil pessoas”, ressaltou o prefeito.

Estão sendo investidos R$ 128 mil na implantação do serviço. Dentre os impactos esperados estão a otimização dos serviços e dos recursos do SUS, a redução dos riscos de infecção hospitalar, a humanização da atenção trazida pela permanência no convívio da família e a melhoria da qualidade de vida dos moradores do Recife. “O serviço foi criado de acordo com as necessidades da nossa população. Uma das conquistas imediatas é o fortalecimento da rede de atenção primária, que identificará os usuários a serem beneficiados com a iniciativa”, explicou o secretário de Saúde, Gustavo Couto.

Para implementar o SAD, a Prefeitura do Recife convidou hospitais conveniados à rede municipal. O Oscar Coutinho, ligado ao Instituto de Medicina Integral Professor Fernandes Figueira (IMIP) foi o primeiro a confirmar a participação. “É uma parceria fundamental. A credibilidade do IMIP vem somar-se aos nossos esforços para qualificar a política pública de saúde”, avaliou o prefeito.

Para o presidente do IMIP, Antonio Carlos Figueira, essa é a concretização de um sonho. “Em 1986, implantamos o primeiro programa de assistência comunitária, que atendia a moradores de sete comunidades do Recife em suas casas. Agora, poderemos desempenhar a assistência domiciliar, com recursos exclusivos do SUS e atendendo às necessidades da população”, enfatizou o médico.

De acordo com o plano de instalação do serviço, os primeiros Distritos Sanitários inseridos na estratégia são o I e o V – que incluem localidades como Santo Amaro, Boa Vista, Jardim São Paulo e Afogados e onde residem aproximadamente 33,5 mil dos quase 134 mil idosos do Recife. O custo mensal de manutenção é R$ 111 mil.

Os secretários municipais Roberto Arrais (Meio Ambiente) e Ceça Britto (Relações com a Imprensa e Comunicação); além do chefe de gabinete do prefeito, Félix Valente e o secretário executivo da Secretaria de Saúde do Governo do Estado, Frederico Amâncio, prestigiaram o ato de lançamento do Serviço de Assistência Domiciliar (SAD).

Pacientes com prioridade para inclusão no programa:
Idosos portadores de doenças crônicas degenerativas agudas;
Portadores de patologias que necessitem de cuidados paliativos;
Portadores de incapacidade funcional provisória permanente;
Ter cuidador com condições de prestar os cuidados orientados pela equipe do SAD;
Ser morador do Recife;
Ter condições de moradia adequada ao plano terapêutica.

Pacientes que não podem participar do programa:
Que necessitem de cuidados intensivos e monitoramento contínuo;
Sem cuidador identificado;
Com necessidade de tratamento cirúrgico de urgência;
Que façam uso de medicação complexa com efeitos colaterais potencialmente graves ou de difícil administração.

Matérias Relacionadas
- Secretarias de Saúde e Finanças promovem capacitação sobre Sistema de Custos
- Prefeito debate acesso à terra e à moradia durante Fórum Urbano Mundial
- Prefeitura apoia encontro de capoeiristas
- Dia de Combate ao Racismo será lembrado em Boa Viagem
- Delegados mirins do OP Criança 2009/2011 tomam posse nesta sexta (19)
- PCR promove debate sobre cooperação federativa e internacional entre municípios
- Secretaria de Meio Ambiente promove tarde de trilha ecológica no Jardim Botânico
- Motoristas da PCR ajudam mais uma pessoa com doação de cadeira de rodas
- João da Costa e Grupo JCPM divulgam novos empreendimentos
- Delegados mirins do OP Criança 2009/2011 tomam posse nesta sexta (19)
- Prefeito conhece novos empreendimentos do JCPM
- Encontro Regional Nordeste do PELC/Pronasci é aberto em Boa Viagem
- Prefeitura do Recife promove ações para celebrar Dia Mundial da Árvore
- Painéis digitais orientam passageiros do Terminal da Caxangá
- Rua da Regeneração parcialmente interditada para obras da Bacia do Beberibe
- Sistema Público divulga vagas de emprego para esta quarta-feira (17)
- PCR apoia a II Conferência Estadual de Economia Solidária
- Agentes da Guarda Municipal recebem aulas de informática
- Mulheres discutem os direitos da pessoa idosa
- Delegados do OP visitam casas de acolhida da Assistência Social


Enviar    Imprimir