Atalhos de navegação:

    Secretaria Especial de Relações com a Imprensa     João da Costa preside solenidade de formatura de alunos do ProJovem Urbano Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Secretaria Especial de Relações com a Imprensa

JOÃO DA COSTA PRESIDE SOLENIDADE DE FORMATURA DE ALUNOS DO PROJOVEM URBANO
10:56 Segunda-feira, 31 de Maio de 2010

Três mil e quinhentos jovens, de 18 a 29 anos, concluíram, entre março e abril deste ano, a 1ª edição no Recife do Programa Nacional de Inclusão de Jovens: Educação, Qualificação e Ação Comunitária (ProJovem Urbano). Nesta segunda-feira (31), o prefeito João da Costa preside a formatura dos estudantes no Centro de Convenções da UFPE, na Cidade Universitária. O evento acontece a partir das 20h, e contará com a presença do secretário de Educação, Esporte e Lazer, Cláudio Duarte e do secretário especial da Juventude e também diretor presidente do Geraldão, Eduardo Granja, além de representantes da coordenação nacional do programa, Senac e UFPE.

A programação será aberta com apresentações culturais oferecidas pelos concluintes, com a peça “A seca” e o “Rap de conclusão do curso ProJovem Urbano”. Logo depois, estão previstas as falas das autoridades e o testemunho de alguns formandos. Realizado pelo Governo Federal, em parceria com a Prefeitura do Recife, o curso aconteceu em 32 escolas (núcleos) municipais e ofereceu a oportunidade de conclusão do ensino fundamental (até a antiga 8ª série), no prazo de um ano e meio, além de atividades comunitárias, cursos profissionalizantes e uma bolsa mensal de ajuda de custo no valor de R$ 100,00.

Na última segunda-feira (24), mais 6.511 recifenses, na mesma faixa etária, iniciaram a participação na 2ª edição do ProJovem Urbano, com aulas em 33 escolas/núcleos e duração também de um ano e meio. A exemplo da 1ª edição, cada estudante terá direito a uma bolsa mensal de ajuda de custo no valor de R$ 100,00, desde que seja obedecida a freqüência mínima de 75% da carga horária mensal em todas as atividades pedagógicas.

Os 18 meses do ProJovem Urbano são divididos em seis unidades formativas, cada uma com três meses de duração. Em todas elas são ministradas as disciplinas de matemática, português, inglês e ciências sociais e naturais, além de participação cidadã, qualificação profissional e aulas de informática. Os seis eixos estruturais das unidades formativas têm em comum o tema Juventude, focando os aspectos de cultura; cidade; trabalho; comunicação; tecnologia e cidadania.

Saiba mais - Financiado pelo Governo Federal, com infraestrutura de apoio dos municípios brasileiros, o Programa ProJovem Urbano oferece a jovens entre 18 e 29 anos a oportunidade de conclusão do ensino fundamental I e II (1ª a 8ª séries) no prazo de um ano e seis meses. Nesse período, além das matérias curriculares, os alunos desenvolvem atividades de promoção cidadã nas comunidades onde residem e participam de arcos profissionalizantes.

Histórico - Antes do ProJovem Urbano, a Prefeitura do Recife e o Governo Federal já ofereceram oportunidade semelhante, a partir de 2005, através do ProJovem. Na ocasião, o programa só beneficiava os jovens entre 18 e 24 anos e era exigida a conclusão do ensino fundamental I (1ª a 4ª série). Nessa antiga modalidade o programa beneficiou, só no Recife, um total de 8.240 jovens.

Matérias Relacionadas
- Decreto regulamenta contratação de artistas para eventos da Prefeitura
- Licenciamento de barracas de fogos termina nesta segunda
- Prefeitura recupera passarela em Boa Viagem
- Prefeito acompanha inauguração da primeira Área Integrada de Segurança
- João da Costa prestigia entrega de mais uma UPA no Recife
- Prefeitura paga benefícios a famílias vítimas de incêndio
- Prefeitura do Recife pinta Ponte da Boa Vista
- PCR realiza mapeamento das mulheres que trabalham nos Mercados Públicos
- Bomba do Hemetério recebe Caravana do Trabalho e Renda
- Prefeito instala Fórum Gestor de Gênero
- Prefeito João da Costa conversa com entidades sobre área da Tamarineira
- PCR encerra Curso de Desenvolvimento Operacional
- Prefeito do Recife instala o Fórum Gestor de Gênero
- Feiras de Produtos Orgânicos funcionam nesta sexta e sábado
- Bomba do Hemetério recebe Caravana do Trabalho e Renda nesta sexta
- Licenciamento de barracas de fogos termina na segunda (31)
- Prefeitura mapeia trabalhadoras do Mercado de São José
- Prefeito participa do lançamento do Plano de Ações de Enfrentamento ao Crack
- João da Costa prestigia final brasileira da Imagine Cup 2010
- Fórum construirá cédula de votação da Plenária de Mulheres do OP


Enviar    Imprimir