Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



RSS lista de noticias O que é isso?


A Prefeitura

PREFEITO INSTALA FÓRUM GESTOR DE GÊNERO
00:00 Sexta-feira, 28 de Maio de 2010

O prefeito do Recife, João da Costa, assinou, na manhã desta sexta-feira (28), em seu gabinete, o documento que formaliza a instalação do Fórum Gestor de Gênero, reafirmando o compromisso com a política de gênero como uma ação do governo. Na ocasião, estavam presentes vários secretários, além de representantes do Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher (Unifem) e do Conselho Municipal da Mulher.

O Fórum Gestor fará um indicativo dos gastos públicos municipais voltados para os homens e para as mulheres. Além disso, ele servirá como ponte de diálogo entre a Prefeitura e os órgãos internacionais, estimulando a participação das mulheres no Plano Plurianual (PPA), na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e no controle social. As questões de gênero acontecerão dentro das políticas de cada secretaria. Atualmente, algumas pastas, como Saúde e Direitos Humanos, já exercem essa política.

Segundo o prefeito, a cidade deu um grande passo. “É um prazer instalar o Fórum de Gênero no Recife. Para o nosso governo, além de ser um compromisso muito sério, é uma alegria pelo avanço na estruturação de uma política de fortalecimento da perspectiva de gênero. Particularmente, venho acompanhando esse processo há bastante tempo, desde a criação do Fórum Temático de Mulheres do OP, desdobrando-se na criação do Conselho Municipal de Mulheres, depois a Coordenadoria, agora a Secretaria Especial, e hoje com a criação deste Fórum. É importante que todos os secretários possam, na estruturação dos programas e trabalhos de cada secretaria, implantar a perspectiva de gênero para que sejam construídos marcadores dentro dessa temática”, destacou.

O Fórum pretende esclarecer questões do tipo: o que é gênero, qual é a diferença, o que é o orçamento e como ele pode ser gasto na questão do gênero. Isso será feito ao longo dos anos para que, no final da gestão do prefeito João da Costa, seja possível saber o que foi e o que está sendo gasto para homens e mulheres separadamente. Essa iniciativa faz com que João da Costa se torne o primeiro gestor municipal da América Latina a colocar a questão da mulher no orçamento público.

A secretária especial da Mulher, Rejane Pereira, compartilhou da mesma alegria do prefeito ao citar que questão de gênero no Recife é um compromisso político. “Agradeço ao prefeito, dizendo que ele é um dos primeiros prefeitos na América Latina a fazer isso. Esse ato é muito significativo para nós da secretaria. Estou muito feliz com a iniciativa, não só por fazer parte desta gestão, mas por fazer parte de um governo que abre espaço para a questão. A partir de hoje, nos reuniremos uma vez por mês, e também estaremos mais próximos à Unifem”.

A parceria com a Unifem se dará por meio de projetos políticos, custeados pela instituição. A representante do Fundo das Nações Unidas para a Mulher, Natalie Queiroz, comemorou o empenho do Recife na instalação do Fórum. “O Recife tem ocupado um lugar de destaque na Rede Mercocidades. Ao assinar um convênio como esse, no qual já existe um memorando de entendimento entre as Nações Unidas e o Município, a Prefeitura reitera o seu esforço em trabalhar em prol de homens e mulheres, com vistas à construção de uma sociedade mais justa. Em nome de toda a equipe da Unifem Brasil e Cone Sul, eu parabenizo a Prefeitura do Recife por mais essa iniciativa”, afirmou Queiroz.

Matérias Relacionadas
- PCR realiza mapeamento das mulheres que trabalham nos Mercados Públicos
- Bomba do Hemetério recebe Caravana do Trabalho e Renda
- Prefeito João da Costa conversa com entidades sobre área da Tamarineira
- PCR encerra Curso de Desenvolvimento Operacional
- Prefeito do Recife instala o Fórum Gestor de Gênero
- Feiras de Produtos Orgânicos funcionam nesta sexta e sábado
- Bomba do Hemetério recebe Caravana do Trabalho e Renda nesta sexta
- Licenciamento de barracas de fogos termina na segunda (31)
- Prefeitura mapeia trabalhadoras do Mercado de São José
- Prefeito participa do lançamento do Plano de Ações de Enfrentamento ao Crack
- João da Costa prestigia final brasileira da Imagine Cup 2010
- Fórum construirá cédula de votação da Plenária de Mulheres do OP
- PCR participa do 7º Fórum de Educação Física da Universo
- PCR promove 2ª plenária regional do OP Criança
- Reunião de Comitê Intersetorial da Juventude debate ações municipais
- Prefeito do Recife anuncia programação do São João 2010
- João da Costa recebe jornalistas de Guangzhou
- Prefeitura traça perfil das trabalhadoras dos mercados públicos
- Comitê Intersetorial de Juventude realiza mais uma reunião
- Recife recebe moderna pista de esportes radicais no Parque Dona Lindu


Enviar    Imprimir