Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Cultura

ORQUESTRA SINFÔNICA DO RECIFE ABRE SÃO JOÃO 2010
00:00 Segunda-feira, 31 de Maio de 2010

O Ciclo Junino do Recife começa nesta terça-feira (1º), de uma maneira muito especial. Em concerto que tem início às 20h, no Teatro de Santa Isabel, a Orquestra Sinfônica do Recife presta tributo aos homenageados deste ano, Humberto Teixeira e Anastácia.

De acordo com o maestro Osman Gioia, a apresentação, que conta com a participação do músico acordeonista e compositor Toninho Ferragutti, também vai celebrar a memória e o legado de Sivuca, que se estivesse vivo, completaria 80 anos, mesma idade que OSR comemora no próximo 1º de julho.

A noite tem início com o arranjo do maestro Clovis Pereira, chamado “Festa Junina n 2 (O Sanfoneiro Só Tocava Isso...)”, um tema popular, composto especialmente por Pereira para a ocasião. “Queríamos um arranjo de Clovis Pereira pela sua importância para a música de uma maneira geral e por sabermos que ele faria algo contemporâneo, com dissonâncias, pois queremos mostrar outra roupagem para uma composição popular”, localiza Gioia

Em seguida o público presente confere o pout-pourri das composições “Tenho Sede” e “Só quero um xodó”, obras assinadas por Dominguinhos e Anastácia. A novidade é que o arranjo para a ocasião é inédito e foi criado pelo maestro Nelson Ayres, que esteve no Recife juntamente com o grupo Pau Brasil e recebeu a incumbência de produzir a peça, que foi batizada de “Tenho sede de um xodó”.

Na sequência, a OSR executa o repertório sinfônico de Sivuca, em homenagem ao compositor e multi-instrumentista e também à sanfona, ícone do Nordeste e de suas tradições. O público vai ouvir ainda a composição dele para sanfona, a tradicional “Feira de Mangaio” e ainda três composições que não são típicas da época, mas também são assinadas pelo musicista: “João e Maria”, em parceria com Chico Buarque; “Quando Lembro”, de Lupércio Miranda, originalmente escrita para dois bandolins, e transposta para acordeom pelo mestre, e ainda “Aquariana”, feita para Glorinha Gadelha, esposa do Maestro da Sanfona Brasileira.

A homenagem a Humberto Teixeira tem início com sua peça mais famosa, “Asa Branca”, passando por outras composições. Finalizando a noite, a OSR executa a “Rapsódia Gonzagueana” uma seleção de músicas do inesquecível Luiz Gonzaga.

SÃO JOÃO 2010 – O Ciclo Junino promovido pela Prefeitura do Recife vai do dia 1º ao dia 30 de junho em cinco polos – Sítio Trindade, Arsenal da Marinha, Pátio de São Pedro, Nascedouro de Peixinhos e Tomazina, além de 17 polos descentralizados em comunidades que contam com o apoio da Prefeitura na infra-estrutura e programação. Ao todo, são 400 apresentações, realizadas por cerca de 200 artistas. Locais como Guabiraba, Campo Grande, Campo da União (Macaxeira), Avenida do Forte, UR-7, Bongi, Areias, Barro, Brasília Teimosa, UR-1, Colônia Z1 e UR-4, abrigarão arraiais.

A programação construída pela Prefeitura do Recife para o ciclo junino vem recheada de nomes de peso como Trio Nordestino, Nádia Maia, Siba e a Fuloresta, Josildo Sá, Elba Ramalho, Alceu Valença, Santanna, Dominguinhos, Ivan Ferraz, Nando Cordel, Irah Caldeira, Petrúcio Amorim, Genaro e Walquíria, Maciel Melo, Geraldinho Lins, Coco Raízes de Arcoverde, Quinteto Violado, Arlindo dos 8 Baixos, Silvério Pessoa, Banda de Pau e Corda, Genival Lacerda, Maciel Salú, Assisão, Volver, Mombojó, Jr Black, Hanagorik, Maquinado, Escurinho, Catarina Dee Jah, Roger Man, entre outros legítimos representantes do que há de melhor e mais tradicional na cultura nordestina. As apresentações acontecem por toda a cidade, mantendo a diretriz da descentralização e democratização do acesso à cultura e a diversão.

Serviço:

Concerto de São João da Orquestra Sinfônica do Recife
Quando: dia 1º de junho
Onde: Teatro de Santa Isabel
Horário: 20h
Entrada gratuita. Ingressos disponíveis na bilheteria a partir das 19h.

Matérias Relacionadas
- Terça Negra de junho referencia o orixá Xangô
- Cine Design discute produção do áudio visual em Pernambuco
- Exposição junina e cinema abrem agenda da Biblioteca de Afogados
- Oficinas do Programa Multicultural animam comunidades para os festejos
- Domingo é dia de Jazz no Museu Murillo La Greca
- Casa Joaquim Nabuco homenageia Orquestra Sinfônica do Recife
- Forró pé-de-serra agita Pátio Sonoro nesta sexta
- Ambientes Sonoros Imersivos em discussão no CFAV
- Banda Sinfônica apresenta clássicos populares
- Grupo Magiluth leva Ato ao projeto Educação para o Teatro
- Um mês de São João no Recife
- Recital de poesia e cinema na Biblioteca Popular de Afogados
- Candidatos a jurados do Concurso de Quadrilhas participam de seminário
- Percussão e dança de Moçambique é destaque da Terça Negra
- O inferno sou eu arranca aplausos do Recife
- Wolder Wallace movimenta Mamam no Pátio
- Zona Verde é a novidade da semana nos cinemas municipais
- Mamam no Pátio abre primeira residência artística deste ano
- Domingo é dia de teatro infantil no Sítio Trindade
- Sopros de Vida recebe aplausos do público recifense


Enviar    Imprimir