Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Cultura

CAMINHADA DO FORRÓ FEZ O RECIFE FERVER
17:54 Sexta-feira, 11 de Junho de 2010

Grande encontro de sanfoneiros e cantores atraiu uma multidão ao centro da Cidade

Por Jaciana Sobrinho


Uma festa para todas as idades que embalou uma multidão. Assim foi a sexta edição da Caminhada do Forró, que aconteceu na noite desta quinta (10), no Bairro do Recife. Patrocinada pela Prefeitura do Recife, Governo do Estado e Petrobrás e realizada pela Acontecer, a Caminhada festeja a tradição do São João de maneira democrática. “A Caminhada é praticamente o carnaval no mês de junho. Ela abre oficialmente a programação de um dos principais polos do Ciclo Junino do Recife com essa linda reunião de trios de forró, cantores e do público, celebrando com a Prefeitura um grande São João”, comenta Luciana Félix, presidente da Fundação de Cultura Cidade do Recife (FCCR).

A Caminhada do Forró 2010 homenageou Terezinha do Acordeon, que coordenou os sanfoneiros durante todo o percurso. O evento contou com mais de 100 sanfoneiros, zabumbeiros e tocadores de triângulo, além de grandes nomes do forró como Petrúcio Amorim, Geraldinho Lins, Santanna, Maciel Melo, Josildo Sá, Irah Caldeira, Nádia Maia, Cristiana Amaral, Camarão, Arlindo dos 8 Baixos, Território Nordestino, Percinho Amorim, Tuca Oliveira, Genival Lacerda, Rogério Rangel, João Lacerda, Maria Lafayete, André Macambira, Tuca Versátil, Karolinas com K e o Véio Mangaba, além de duas Forroviocas.

A Caminhada do Forró já faz parte do calendário junino do Recife. É uma coisa maravilhosa sentir a força da regionalidade e da tradição nordestina num evento que arrasta tanta gente com tanta alegria”, afirma o cantor Geraldinho Lins. Após a concentração, na Rua da Moeda, o cortejo junino seguiu pela Mariz de Brito, Avenida Rio Branco, Rua do Bom Jesus e finalmente chegou ao palco da Praça do Arsenal, onde cada um dos cantores apresentou alguns sucessos e fez todo mundo dançar.

Como se não bastasse tantas atrações de peso, o público ainda teve uma ótima surpresa. A cantora Fafá de Belém, que está no Recife a trabalho, não quis perder a festa e também subiu ao palco. Acompanhada pelo sanfoneiro Cesinha, Fafá emocionou o público cantando Xamêgo, sucesso conhecido na voz de Luiz Gonzaga, e ainda o Hino Nacional em ritmo de forró. “Quem não gosta de uma festa assim? Muito forró, muita alegria e tranquilidade pra se divertir à vontade”, festeja o engenheiro civil, Marcos Araújo.

SOBRE TEREZINHA - Terezinha do Acordeon, a homenageada da 6ª Caminhada do Forró, é pioneira em Pernambuco no gênero musical. Começou sua carreira aos 12 anos na cidade de Salgueiro, quando ganhou o seu primeiro acordeon. A partir daí formou um trio com os irmãos Francisco e Belarmino e animava festas colegiais e juninas. Também participou de um grupo musical com o escritor Raimundo Carreiro.
Na década de 80, já no Recife, formou grupo musical com Lula do Acordeon, mas só cantava, deixando os acordes com o sanfoneiro. Em 84 grava o primeiro disco “Alegria no Sertão” e em 86 produziu e participou do disco “Festão do Forró”. Em 90, sentido a necessidade de uma participação maior no cenário musical, assumiu o seu acordeon e fez a diferença. A artista é uma das poucas mulheres que tocam o instrumento.

Fundou a primeira Orquestra Sanfônica de Pernambuco, a primeira associação dos trios de pé-de-serra de Pernambuco, o Bloco Sanfona do Povo, O Baile a Fantasia dos Sanfoneiros e A Missa em Homenagem à Luiz Gonzaga no dia 02 de agosto (aniversário de sua morte) que acontece no Pátio de São Pedro. Além disso, criou o grupo musical feminino Karolinas com K. Descobriu talentos e abriu espaço para sanfoneiros hoje famosos como Cezinha, Beto Ortiz, Lucenildo e outros.

Com seis CDS e dois vinis, já dividiu o palco com Dominguinhos, Quinteto Violado, Nando Cordel, Elba Ramalho, Maciel Melo, entre outros. Terezinha se prepara para lançar uma coletânea e gravar o seu primeiro DVD. Este ano, a artista comemora 60 anos de uma vida dedicada à cultura, com o lançamento do CD Seis ponto zero.

 

Matérias Relacionadas
- Alceu Valença e Davi Moraes dão o tom no Dia dos Namorados
- Comidas de Santos em evidência na programação do Ciclo Junino da PCR
- Mostra de Computação e Arte é inaugurada no Memorial Chico Science
- Humberto Teixeira é tema de Jornadas Gonzaguianas
- Dia dos Namorados Danado de Bom no Pátio de São Pedro
- Rabeca coloca todo mundo para forrozar no Sítio Trindade
- Tradição das quadrilhas mantida no Recife
- Homenageados do Ciclo Junino do Recife ganham exposição
- Oficinas juninas terminam em festa
- Peças e música erudita esta semana nos teatros municipais
- Rabeca comanda Sítio Trindade nesta quinta
- Arte-computação em mostra no Memorial Chico Science
- Caminhada do Forró transforma Bairro do Recife em grande arraial
- Teatro Barreto Júnior exibe peça para os Alunos da Rede Pública
- Jornadas Gonzaguianas discutem experiências de nordestinos no Sudeste
- Oficina “Ambientes Sonoros Imersivos” tem início no CFAV
- Cine Design aborda espaços do designer na cadeia produtiva do audiovisual
- Pátio não recebe projeto cultural nesta terça
- PCR capacita locutores que vão trabalhar no São João
- Sítio Trindade em noite de forró pesado


Enviar    Imprimir