Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Especial de Gestão e Planejamento

TEMÁTICA DE DIREITOS HUMANOS DO OP DEFINE AÇÕES PRIORITÁRIAS PARA O RECIFE
14:18 Sábado, 24 de Julho de 2010

Público conferiu ainda a abertura da exposição fotográfica “A ditadura no Brasil” sobre o período da Ditadura no Brasil

Por Tiago André Santos

Cerca de 500 pessoas prestigiaram, na noite desta sexta-feira (23), a Plenária Temática de Direitos Humanos do Orçamento Participativo do Recife, ciclo 2010, que aconteceu no Terminal Marítimo de Passageiros (Armazém 12). Ainda no encontro, foi realizada a abertura oficial, no Recife, da exposição fotográfica “A ditadura no Brasil”, que faz parte do projeto “Direito à Verdade e à Memória”. Além do público também compareceram à reunião, secretários municipais e representantes do Governo de Pernambuco e do Governo Federal.

Antes do início das falas e do debate de ideias, apresentações culturais para descontrair os participantes, com grupos de chorinho, maracatu, e o grupo cultural da Escola Professor Costa Porto. “O poder só funciona se houver a pressão da sociedade. Defendo que é muito importante ouvir as pessoas, e que haja essa mobilização”, declarou a secretária de Direitos Humanos e Segurança Cidadã, Amparo Araújo, durante a abertura da plenária.

Para o coordenador geral do Orçamento Participativo, Augusto Miranda, o momento representa uma referência política de uma conquista da população do Recife. “É necessário valorizar esse espaço, pois, assim vamos consolidar essa luta de ouvir o povo discutindo deliberações importantes para a Cidade”, pontuou. Destaque no encontro para a boa quantidade de guardas municipais, que realizam um trabalho de segurança cidadã junto à sociedade recifense, e que é reconhecido por todos.

No encontro o público elegeu três ações prioritárias que serão encaminhadas à administração para a construção das políticas públicas para melhoria do município. Foram elas: efetivar a integração entre Guarda Municipal e a Sociedade, promovendo ciclo de palestras nas escolas da rede municipal de ensino; ações de enfrentamento à violência e exploração sexual de crianças e adolescentes na Cidade do Recife; e oferecer serviços especializados de Assistência Psicológica, jurídica e apoio assistencial, através do Centro de Referência em Diretos Humanos Margarida Alves às pessoas e suas famílias que tenham seus direitos humanos violados.

O encontro serviu ainda para realizar uma prestação de contas das atividades promovidas pela secretaria de Direitos Humanos em um ano. As informações foram repassadas pelo diretor de Direitos Humanos do Recife, Cirilo Mota, que citou como exemplo das ações realizadas pela gestão, o Projeto Identidade Cidadã, que em todos os meses aportou em duas comunidades diferentes do município, levando diversos serviços de saúde, cidadania, entre outros. “A nossa grande tarefa no Governo é fortalecer a participação dos cidadãos do Recife”, ressaltou Cirilo.

Exposição fotográfica - A exposição fotográfica “A ditadura no Brasil”, que integra o projeto “Direito à Verdade e à Memória”, já percorreu, desde agosto de 2006, mais de 50 cidades brasileiras e foi vista por mais de dois milhões de pessoas. A abertura dos trabalhos, contou com a presença do coordenador geral do Projeto “Direito à Verdade e à Memória”, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Maurice Politi, que agradeceu a Prefeitura pela honra de participar do evento. “É com muita alegria que represento o ministro Paulo Vannuchi nessa cidade. Uma terra de tantos herois, e principalmente nesse momento de participação plena. Nossa intenção com a exposição é fazer com que todos conheçam a nossa história”, explicou. 

A exposição traz uma ambientação que conduz o público a uma espécie de “viagem no tempo”, traduzindo um pouco do clima vivenciado em um período tão importante da historia política e social do Brasil. Recupera de uma maneira exclusiva desde os primeiros momentos do golpe militar, até os grandes comícios das “Diretas Já”. E faz parte dos trabalhos realizados pela Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos, que contempla ainda um catálogo relativo à exposição, que também estará disponível durante a plenária.

“A ditadura no Brasil” permanece no Terminal Marítimo de Passageiros até a realização da última plenária temática do OP, no dia 29 de julho. Em seguida a exposição irá percorrer vários pontos do Recife, sobre a coordenação da SDHSC.

Matérias Relacionadas
- Plenária Temática do OP Educação reúne mais de 900 pessoas
- PCR realiza Plenária Temática de Direitos Humanos nesta sexta (23)
- Viúva do educador Paulo Freire participa da Plenária Temática de Educação do OP 2010
- Prefeitura do Recife promove Plenária Temática do OP Educação
- Plenária Temática de Negras e Negros do OP definem ações prioritárias para o segmento
- Reunião discute e apresenta cédula do OP Juventude
- Plenária Temática do OP Juventude tem nova data
- Plenária do OP Saúde elege ações prioritárias para o Recife
- Negras e Negros do Recife elegem prioridades na Plenária Temática do OP
- Prefeitura do Recife realiza Plenária Temática da Saúde nesta segunda (19)
- Multidão lota Plenária Temática de Mulheres do Orçamento Participativo
- CSU Bido Krause recebe reunião preparatória para OP de Juventude
- Grupos e movimentos do Recife prestigiam Plenária Temática LGBT do Orçamento Participativo
- Panfletagem convoca mulheres para a Plenária do OP
- Idosos do Recife prestigiam primeira Plenária Temática do OP voltada para o segmento
- OP Recife realiza 1ª Plenária Temática da Pessoa Idosa nesta segunda (12)
- Jovens do Alto Santa Terezinha participam de Reunião Preparatória para OP da Juventude
- Recifenses lotam Plenária Temática de Assistência Social do OP Recife
- Iniciadas plenárias temáticas do ciclo 2010 OP Recife
- Ações de Desenvolvimento Econômico serão debatidas na primeira plenária temática do OP Recife 2010


Enviar    Imprimir