Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

CTTU

TRÂNSITO SEGURO É TEMA DE PALESTRA REALIZADA PELA CTTU
19:39 Quarta-feira, 28 de Julho de 2010

Trabalhadores da construção acompanharam a apresentação, que focou, em especial, a condução de motos e bicicletas

Por Leonardo Vila Nova

Na tarde desta quarta-feira (28), a Prefeitura do Recife, por meio da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), promoveu uma palestra sobre prevenção de acidentes para trabalhadores da construção civil. O evento faz parte da programação referente ao Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho (27 de julho) e foi realizado no auditório da Sede da Indústria da Construção Civil de Pernambuco (Sinduscon/PE).

Quem ministrou a palestra foi o gerente de Educação para o Trânsito da CTTU, Francisco Irineu. Ele centrou sua apresentação no trânsito seguro para condutores de bicicletas e motocicletas, que são os meios de transportes usados pela maioria dos trabalhadores da construção civil. “A intenção é mostrar a essas pessoas o que são comportamentos seguros no trânsito, que tipo de cuidados elas devem ter nas vias públicas, para garantir que possam ir e vir ao seu trabalho de forma tranquila e segura. Afinal, um trânsito seguro é responsabilidade de todos, dos ciclistas, motociclistas, pedestres e motoristas de automóvel”, explicou Francisco.

O gerente também destacou alguns dados estatísticos da CTTU para ilustrar o vertiginoso crescimento da quantidade de veículos sobre duas rodas no Recife. Só na capital pernambucana, entre os anos de 1990 e o primeiro semestre de 2010, subiu de aproximadamente 13 mil para pouco mais de 83 mil o número de motocicletas circulando. Esse aumento, segundo ele, provoca uma maior suscetibilidade a acidentes no trânsito. “Isso é muito alarmante, tendo em vista que, aumentando a quantidade de veículos numa cidade, a probabilidade de ocorrer acidentes também aumenta, por isso é necessário alertar esses trabalhadores a respeito dessas questões e despertar neles uma atenção ainda maior sobre o seu comportamento no trânsito”, frisou.

Para o presidente da Comissão Paritária de Relações de Trabalho da Sinduscon/PE, Érico Furtado, a iniciativa fortalece o trabalho já realizado pela Instituição. “É bom contar com a parceria da Prefeitura do Recife, que, por meio da CTTU, vem apresentar aos nossos trabalhadores o que vem a ser uma verdadeira educação no trânsito para o bem comum de toda a população”, destacou. Já o diretor de Segurança e Saúde do Sindicato da Construção Civil de Pernambuco, Luiz Carlos Galdino da Silva, acredita que a palestra é uma novidade para esses trabalhadores, em especial os ciclistas. “Aquela pessoa que anda da bicicleta não tem uma aula ou uma orientação a respeito de código de trânsito nem nada. Com essa palestra, ela poderá compreender tanto sobre o trânsito quanto aquele que dirige um carro, por exemplo. É muito salutar para todos nós, que seremos multiplicadores desse aprendizado para os nossos colegas de trabalho”, concluiu.

Matérias Relacionadas
- CTTU promove palestra sobre prevenção de acidentes
- CTTU monitora Corrida Farmácia Bompreço Recife
- Campeonato Brasileiro: trânsito muda nos Aflitos
- Brasileirão: CTTU monitora trânsito na Ilha do Retiro e no Arruda
- CTTU monitora trânsito para procissão de Nossa Senhora do Carmo
- Rua 11 de Fevereiro será interditada nesta sexta-feira
- Aflitos: CTTU muda trânsito para Clássico das Emoções
- CTTU monitora trânsito para Meia Maratona do Recife
- CTTU monitora trânsito para jogo do Santa pelo Nordestão
- PCR regulamenta estacionamento e operações de carga e descarga em Boa Viagem
- CTTU muda trânsito para festa da Padroeira do Recife
- CTTU monitora trânsito para jogo do Santa no Nordestão 2010
- Nordestão: CTTU muda trânsito nos Aflitos para facilitar acesso ao estádio
- Lombada eletrônica começa a notificar nesta terça
- CTTU dá dicas para dirigir sob a chuva
- CTTU fecha trecho da Avenida Boa Viagem
- Rua Arquiteto Luiz Nunes terá fiscalização eletrônica de trânsito
- CTTU monitora trânsito no Arruda para jogo do Nordestão
- CTTU monitora trânsito nos Aflitos para jogo da Copa do Nordeste
- São João no Arsenal terá esquema de trânsito


Enviar    Imprimir