Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico

PREFEITURA DO RECIFE PROMOVE FEIRA DE AGRICULTURA FAMILIAR NO MARCO ZERO
13:44 Quinta-feira, 2 de Setembro de 2010

Evento terá 180 estandes para exposição e comercialização de produtos agroecológicos

A Praça do Marco Zero, no Bairro do Recife, será palco da 1ª Feira Estadual de Agricultura Familiar e Reforma Agrária, desta sexta-feira (03) até o domingo (05). O evento é promovido pela Prefeitura do Recife, em parceria com o Instituto Cidadania do Nordeste (ICN), a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Pernambuco (FETAPE), o Instituto de Desenvolvimento Social (IDS) e o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). A feira começa a funcionar a partir das 8h desta sexta-feira (03). A abertura oficial do evento será às 19h, e contará com a presença do secretário de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, José Bertotti.

A feira terá 180 estandes para exposição e comercialização de produtos agroecológicos, artesanais e gastronômicos produzidos por agricultores, artesãos, extrativistas, comunidades indígenas, piscicultores, ribeirinhos, quilombolas e assentados da reforma agrária, apoiados pelo Governo Federal, governos estaduais e municipais, movimentos sociais, ONGs e demais atores e atrizes que desenvolvem ações com a Agricultura Familiar. Haverá, ainda, apresentações culturais e, para as crianças, espaço de leitura e brincadeiras.

Os interessados em receber capacitação e orientação sobre oportunidades de negócios nessa modalidade de cultivo poderão participar das palestras e oficinas que serão ministradas. As oficinas serão realizadas em três “cozinhas escolas” para beneficiamento de frutas na fabricação de doces e geléias, licores, pães, bolachas e bolos, com o objetivo de sensibilizar os agricultores para o melhor aproveitamento dos seus produtos, agregando novas oportunidades de negócios.

A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico do Recife (SCTDE) vai expor na feira. No estande da SCTDE serão divulgadas as ações da Gerência de Educação Alimentar e Consumo que envolvem a compra de produtos da agricultura familiar, dentro do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). A Prefeitura adquire parte da produção familiar hortifrutigranjeira dos municípios de Bonito, Orocó, Amaraji, Pombos, Camocim de São Félix e Cabo de Santo Agostinho e os destina às entidades socioassistenciais cadastradas no Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) e ao Banco de Alimentos, que abastece a cozinha comunitária, creches, escolas e hospitais municipais. A compra e distribuição para os equipamentos públicos de segurança alimentar e nutricional garantem a sustentabilidade da agricultura familiar.

O evento contará, ainda, com uma praça de alimentação. Serão dez barracas e dois carros de lanche durante os três dias da feira. Todos os empreendedores envolvidos com a comercialização de comidas e bebidas são cadastrados no Programa de Estruturação do Comércio Popular da Prefeitura (PECPop).

Ação conjunta – A feira contará, ainda, com a participação de diversos órgãos e secretarias municipais. A Fundação de Cultura montará a estrutura de cabines sanitárias. Já a Emlurb fará o acompanhamento da montagem do palco, como sempre acontece nos eventos no Marco Zero. Além disso, a empresa cuidará da iluminação pública e da limpeza urbana. O comércio informal será fiscalizado pela Dircon e Vigilância Sanitária. Para garantir a segurança dos participantes do evento, a CTTU vai monitorar o trânsito nas vias próximas à Praça do Marco Zero.

Matérias Relacionadas
- Procon-Recife registra mais de 270 queixas no mês agosto
- PCR e LBV promovem Mutirão de Cidadania
- Oficina discute relação da mídia com lésbicas e bissexuais
- PCR lança 3º Jogos Municipais da Pessoa Idosa
- Estudantes iniciam corrida pelo meio ambiente
- Prefeitura promove oficina sobre relação da mídia com mulheres
- Gincana leva coleta seletiva para escolas municipais
- Rua é interditada para serviços de revitalização no Bairro do Recife
- Prefeitura lança 3º Jogos Municipais da Pessoa Idosa nesta quarta-feira
- PCR apoia Mutirão de Cidadania realizado pela LBV
- PCR realiza eleição dos novos conselheiros municipais de Meio Ambiente
- PCR promove licitação para restaurantes e prestadoras de serviços que atuarão no mezanino do edifício-sede
- Feiras das Mulheres e do Prodarte serão realizadas conjuntamente
- Programa Lição de Vida beneficia servidores municipais através de curso
- PCR apresenta nova área de alimentação e serviços do edifício-sede
- Gasto público para as mulheres é discutido durante seminário em Brasília
- Prefeitura realiza ações para comemorar o Mês da Visibilidade Lésbica e Bissexual
- Quintas Técnicas da Emprel debate testes em softwares
- Rua é interditada para serviços de revitalização no Bairro do Recife
- Prefeitura anuncia antecipação salarial para este sábado (28)


Enviar    Imprimir