Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Educação, Esporte e Lazer

BOLSA ESCOLA MUNICIPAL REÚNE NOVOS BENEFICIÁRIOS
10:34 Quarta-feira, 27 de Outubro de 2010

O objetivo do encontro é orientar sobre as formas de permanência no Programa, bem como as maneiras corretas de uso do benefício

Por Kellen Lima

Aconteceu, na manhã desta quarta-feira (27), a décima reunião de inclusão de novos beneficiários do Programa Bolsa Escola Municipal, promovida pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Educação, Esportes e Lazer. Representantes das 26 famílias que ingressaram no programa este mês marcaram presença no auditório Capiba, no 15º andar do edifício-sede, Cais do Apolo, onde puderam entender mais sobre o assunto, bem como esclarecer dúvidas.

Para orientar sobre as formas de permanência dos usuários no sistema, Rafaela Ávila – Gerente financeira da Coordenação do Programa Bolsa Escola Municipal – destacou que a PCR é a única prefeitura do país a efetuar o pagamento do benefício no valor de um salário mínimo, para duas ou mais crianças inscritas. A importância do acompanhamento da vida escolar das crianças, também foi ressaltada, uma vez que, para o recebimento do benefício, há a necessidade de 90% de frequência escolar regular. “Não é só levar seu filho até a escola e achar que é o suficiente. É preciso conversar com a professora, saber como está o rendimento escolar”, disse.

O conselheiro tutelar, Rui Uchoa Carvalho, informou sobre a possibilidade do bloqueio do pagamento, “quando o aluno não está em sala de aula, bem como no caso de falta de compromisso nos cuidados dispensados às crianças”. Para garantir que os itens sejam cumpridos, a equipe da coordenação é informada sobre a vida escolar do beneficiário, além de fazer visitas periódicas, as mais de 6.300 famílias que recebem a benefício social.

Segundo Rafaela Ávila, o Programa é responsável pela geração de renda complementar, visando a melhoria da estrutura familiar, garantindo o avanço da condição da criança beneficiada. “O dinheiro pode ser utilizado com alimentação, higiene, compra de colchão, enfim qualquer coisa que venha a melhorar a qualidade de vida do beneficiário”, afirmou.

A auxiliar de cozinha, Jaidete Gomes dos Santos tem dois filhos, de 5 e 7 anos de idade, inseridos no Programa Bolsa Escola Municipal. Segundo ela, o benefício é bem-vindo, por isso ela não abriu mão de participar do encontro. “Quero aprender a usar o dinheiro, para poder
dar mais coisas aos meus filhos e também preciso saber como faço para que eles não saiam do Programa”, disse.

A quem se destina - O benefício é válido para crianças de 6 a 15 anos, moradores do Recife, matriculados na Rede Municipal de Ensino. Ele é válido por um ano, podendo ser renovado por mais um ano, desde que o beneficiário atenda aos requisitos exigidos em lei.

As famílias com duas ou mais crianças participantes do Programa recebem o valor equivalente a um salário mínimo (R$510,00), enquanto aqueles com apenas uma criança beneficiada, recebem meio salário mínimo (R$ 255,00). Os pagamentos são feitos sempre no último dia útil de cada mês e podem ser sacados em Casas Lotéricas ou agências da Caixa Econômica Federal.

Matérias Relacionadas
- Programa Bolsa Escola Municipal recebe novos beneficiários
- Última semana de atualização de cadastro junto ao Bolsa Família
- Educadores do ProJovem recebem certificado de especialização
- Educadores do Projovem Urbano do Recife recebem certificados de especialização
- Professores apresentam experiências na área de ensino à distância no RS
- Famílias de Beneficiários do Bolsa Escola participam de aula-passeio no Capibaribe
- Invenção de Poesia e homenagem ao Dia do Professor
- Escola Octávio de Meira Lins leva o tri da Gincana de Coleta Seletiva
- II Baile do Professor agita Clube Internacional
- Prefeito em exercício do Recife prestigia o II Baile do Professor
- Barreto Júnior exibe Chapeuzinho de Neve Adormecida para alunos da rede pública
- Prefeitura firma parceria com empresa da Microsoft
- Crianças reinventam bumba-meu-boi
- Aula-Concerto leva alunos do Bolsa Escola para o Santa Isabel
- Oficina de fotografia traz registros e uma mini-câmara obscura
- Experiências com o incentivo à leitura e escrita em salas de aula do Recife
- Jessier Quirino e os causos em sala de aula
- Passeio de metrô diverte a criançada
- Os desafios e as conquistas no incentivo à leitura e escrita serão debatidos em festival
- Pais e mães de beneficiários do Bolsa Escola assistem a peça de teatro no Santa Isabel


Enviar    Imprimir