Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Cultura

COMEÇA 4ªSEMANA DE FOTOGRAFIA DO RECIFE
00:00 Quarta-feira, 17 de Novembro de 2010

Além das palestras e mostras fotográficas, este ano o evento conta com Expedição Fotográfica que levará caravana até a cidade de Palmares

Começou nesta segunda (16), a Semana de Fotografia do Recife. Essa é a quarta edição do evento promovido pela Fundação de Cultura Cidade do Recife, por meio da Gerência de Fotografia. Na abertura, que aconteceu na Torre Malakoff, estava presente o secretário de Cultura, Renato L., além do coordenador da Semana, Mateus Sá. “É uma satisfação ver a Semana de Fotografia acontecer mais uma vez. Tudo isso é fruto de muito trabalho da equipe da Gerência de Fotografia e eu os parabenizo desde já por essa realização”, afirmou Renato. 

Este ano, o evento, já referência no segmento fotográfico nacional, ocorre entre os dias 16 a 21 de novembro. Para 2010, no Ciclo de Palestras, a Semana foca e reflete o valor e papel da crítica para a produção contemporânea. Em tempo de espaços livres na Internet para opiniões e questionamentos da arte, a IV Semana de Fotografia do Recife monta uma programação atual, alinhada aos últimos debates nacionais e acontecimentos políticos e institucionais para o meio.

Nas oficinas, o vetor social fala mais forte, com maior parte das vagas direcionadas a comunidades do Recife. “Nossa preocupação maior são as atividades formativas, pois essa é uma necessidade da comunidade de fotógrafos do Recife. São eles que nos mostram as demandas e sugerem, inclusive, os palestrantes que convidamos. Além disso, é um evento que conta com uma programação totalmente gratuita e que passa por todas as RPAs da Cidade, levando um outro universo de conhecimento para as comunidades”, comenta Mateus, coordenador da Semana.

Ainda nessa noite, o público conferiu a primeira exibição da 5ª Mostra Recife de Fotografia, que traz  um mapeamento da produção nacional (por meio de edital), em formato audiovisual. A Semana movimenta a capital pernambucana com a 5ª Mostra Recife de Fotografia, oficinas, palestras, mostra de cinema, leitura de portfólio, exposições e ainda uma Expedição Fotográfica, característica peculiar da Semana no circuito de eventos voltados para a fotografia no País. A IV Semana se divide entre a Torre Malakoff, o Centro Cultural Correios, Murillo La Greca e por espaços públicos, como estações do metrô e Praças Públicas.

Momento de grande expectativa deste ano é a realização da Expedição Fotográfica, que levará fotógrafos voluntários para fazer o registro da cidade de Palmares, na Mata Sul, cinco meses após as enchentes que atingiram Pernambuco e Alagoas. Além do registro fotográfico, a Semana contribui com atividades culturais, incluindo números de circo, com a participação do artista Diabolim e show da banda Zé Povinho na Praça Paulo Paranhos, naquele município. “A expedição parte do princípio básico que é ‘sair para fotografar’, o que todo fotógrafo gosta. Em Palmares, cidade em reconstrução, teremos uma situação bem atrativa fotograficamente. Ao mesmo tempo, queremos dar um retorno, um dia de alegria e diversão para os moradores, com oficinas para as crianças, circo, música”, diz o coordenador da Semana de Fotografia do Recife, Mateus Sá.

Rede – Durante a Semana de Fotografia do Recife também estará em cena a Rede de Produtores Culturais da Fotografia no Brasil (RPCFB). Criada em setembro do ano passado, durante o Paraty em Foco, a rede estabelece canais de comunicação, cria sistemas de interlocução entre a classe fotográfica e os setores públicos e privados. Em dezembro de 2009, a RPCFB entregou ao Ministro da Cultura, Juca Ferreira, a Carta de Paraty, documento que formaliza a criação da rede e solicita ao MinC a definição de um programa efetivo de apoio à fotografia no Brasil.

A elaboração do documento foi resultado do 1º Encontro de Agitadores Culturais da Fotografia no Brasil, realizado naquela cidade histórica do litoral fluminense, durante o evento. O diretor da rede é o fotógrafo Iatã Canabrava e, em Pernambuco, tem como representantes Eduardo Queiroga e Alexandre Belém.

Saiba mais sobre a IV Semana de Fotografia do Recife AQUI.

Matérias Relacionadas
- A IV Semana de Fotografia do Recife é composta por:
- Coleção é tema de pesquisa apresentada no Mamam
- IV Semana da Fotografia tem oficina de máquinas de papel
- Exposição artística marca comemorações ao Mês da Consciência Negra
- Lua Cambará em exibição do Teatro Barreto Júnior
- XIII Festival Recife do Teatro Nacional movimenta semana na Cidade
- Sítio Trindade inscreve alunos para oficinas natalinas
- Semana de Fotografia do Recife chega à 4ª edição consolidada no calendário do segmento no País
- Terça Negra tem homenagens, maracatu, samba e reggae
- La Greca promove seminário sobre artes visuais e educação
- Sítio Trindade oferece Domingo é Dia de Teatro
- Mês da Consciência Negra em foco na Casa do Carnaval
- Técnica desenvolvida por Aloisio Magalhães é tema de oficina no Mamam
- Sítio Trindade oferece Domingo é Dia de Teatro
- Voto popular define vencedores do 9º Congresso de Cantadores do Nordeste
- Críticas de Reynaldo Roels Jr. viram livro
- Atividades formativas do Revela Design encerram nesta quinta (11)
- Debate “Desenhando Cidades Criativas” encerra ciclo de palestras do Revela Design
- PCR anuncia programação do XIII Festival Recife do Teatro Nacional
- 3ª Janela Internacional de Cinema do Recife tem abertura oficial no Cinema São Luiz


Enviar    Imprimir