Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



RSS lista de noticias O que é isso?


A Prefeitura

DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA É FESTEJADO COM VISITA AFROPEDAGÓGICA
11:58 Sexta-feira, 19 de Novembro de 2010

Presença de Babalorixás, Yalorixás e Filhos de Santo nos Monumentos e Ícones da Cultura Negra fortalece a importância do combate ao racismo

Por Marcos da Silva

Em homenagem ao Dia da Consciência Negra, a Secretaria da Cultura, por meio do Núcleo de Cultura Afrobrasileira, em conjunto com a Secretaria de Direitos Humanos e Segurança Cidadã, promove neste sábado (20) – com concentração às 8h30, no Pátio do Carmo - a I Visita Afropedagógica de Babalorixás, Yalorixás e Filhos de Santo aos Monumentos e Ícones da Cultura Negra.

A visita histórica partirá do Memorial Zumbi dos Palmares, no Pátio do Carmo; passando pelo Memorial Solano Trindade, no Pátio de São Pedro; depois Baobá, uma árvore sagrada para o povo negro, em frente ao Palácio do Campo das Princesas; Memorial Casa de Badia, no Pátio do Terço; Igreja Rosário dos Homens Pretos, no bairro de Santo Antônio; Memorial Cruz do Patrão, no Porto do Recife; Museu da Abolição, na Madalena; Irôco, outra árvore sagrada, no Sítio de Pai Adão, em Água Fria, e termina com um almoço afro no Ilê Obá Aganjú Okoloyá, terreiro da yalorixá mãe Amara, na rua Mamede Coelho, 231, em Dois Unidos.

Os detalhes sobre a história dos locais por onde passará o cortejo serão dados pelo guia e historiador, Alex de Jesus. “A ideia é disseminar junto aos sacerdotes de cultura afrobrasileira a importância do combate ao racismo e a promoção de uma sociedade menos desigual”, ressalta o gerente do Núcleo de Cultura Afrobrasileira da Prefeitura do Recife, Édson Axé.

Chibata - No dia 22 de novembro, é comemorado o centenário da Revolta da Chibata, movimento liderado por João Cândido Felisberto, no qual marinheiros negros se rebelaram contra os castigos recebidos a bordo dos navios brasileiros. O protesto durou cinco dias, tempo em que diversas embarcações de bandeira brasileira foram ocupadas na Baía da Guanabara, Rio de Janeiro, a Capital Federal na época.

Em Recife, a Secretaria de Cultura e o Núcleo de Cultura Afrobrasileira da Prefeitura trabalham até o final do ano com a divulgação da história de João Cândido pelas comunidades. O auditório do Núcleo recebeu o nome do mártir.

No dia 29, das 14h às 17h, o auditório da Livraria Cultura abrigará um seminário alusivo a João Cândido. Nas RPAs (Regiões Político-Administrativas), sedes das agremiações afro como reggae, afoxé, maracatu, escolas de samba e Casas de Terreiros, estão sendo utilizados para divulgar a vida de João Cândido, o almirante negro.

Matérias Relacionadas
- MAP encerra ciclo de Diálogos com palestra de Raul Lody
- Prefeitura abre o XIII Festival Recife de Teatro Nacional
- Começa 4ªSemana de Fotografia do Recife
- A IV Semana de Fotografia do Recife é composta por:
- Coleção é tema de pesquisa apresentada no Mamam
- IV Semana da Fotografia tem oficina de máquinas de papel
- Exposição artística marca comemorações ao Mês da Consciência Negra
- Lua Cambará em exibição do Teatro Barreto Júnior
- XIII Festival Recife do Teatro Nacional movimenta semana na Cidade
- Sítio Trindade inscreve alunos para oficinas natalinas
- Semana de Fotografia do Recife chega à 4ª edição consolidada no calendário do segmento no País
- Terça Negra tem homenagens, maracatu, samba e reggae
- La Greca promove seminário sobre artes visuais e educação
- Sítio Trindade oferece Domingo é Dia de Teatro
- Mês da Consciência Negra em foco na Casa do Carnaval
- Técnica desenvolvida por Aloisio Magalhães é tema de oficina no Mamam
- Sítio Trindade oferece Domingo é Dia de Teatro
- Voto popular define vencedores do 9º Congresso de Cantadores do Nordeste
- Críticas de Reynaldo Roels Jr. viram livro
- Atividades formativas do Revela Design encerram nesta quinta (11)


Enviar    Imprimir