Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Cultura

MAP ENCERRA CICLO DE DIÁLOGOS COM PALESTRA DE RAUL LODY
17:06 Quinta-feira, 18 de Novembro de 2010

Após o debate, o autor lança seu mais novo livro infantil voltado para a temática das religiões afro-brasileiras

No ano de 2010, o Museu de Arte Popular (MAP), vinculado à Fundação de Cultura Cidade do Recife, deu início a uma série de debates que chegam agora a sua oitava edição, A Caminhos do Santo | Diálogos..., sendo esta a última edição deste ano. Nesta sexta-feira (19), o tema do debate será “Yabá, a mulher e o sagrado”. O encontro, que aborda o papel da mulher nas religiões afro-brasileiras, acontece no auditório da Livraria Cultura, às 18h horas.

Com este tema, o MAP encerra o ciclo de palestras desse ano e aproveita o contexto do 20 de novembro, comemorado como o dia da consciência negra, data escolhida em homenagem à morte de Zumbi dos Palmares. O conferencista da vez é o pesquisador de cultura afro-brasileira Raul Lody, autor de obras como Dicionário de Arte Sacra e Técnicas Afro-brasileiras, O Negro no Museu Brasileiro: Construindo Identidades e também do livro infantil Seis Pequenos Contos Africanos. Raul também atua como curador da Fundação Gilberto Freyre (PE), do Museu do Folclore (SP), e é Doutor em Etnologia pela Universidade de Paris.

Lançamento - Reconhecendo e afirmando o museu como um espaço de formação, colaboração e difusão de saberes, o Museu de Arte Popular promove, em parceria com a editora Pallas e a Livraria Cultura, o lançamento do livro voltado para o público infantil: As Gueledés – A Festa das Máscaras, de autoria do curador, antropólogo, etnólogo e museólogo Raul Lody que também assina as ilustrações da publicação. O livro infantil explica o ritual secular das Gueledés, festa anual onde os homens iorubás contam a história das Senhoras da Noite (Iás na tradição iorubá) que formaram uma sociedade secreta para tomar o mundo.

Raul Lody| Doutor em Etnologia pela Universidade de Paris, atual Sorbonne, Raul Lody é curador da Fundação Gilberto Freyre em Recife (PE), da Fundação Pierre Verger em Salvador (BA), do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura em Fortaleza (CE), Museu do Folclore em São José dos Campos (SP). É autor de dezenas de livros, incluindo À Mesa com Gilberto Freyre, Xangô – O senhor da casa de fogo e Cabelos de Axé – Identidade e Resistência.

Serviço:
O que | Caminhos do santo | Diálogos VIII... Yabá, a mulher e o sagrado. Encerramento da série Diálogos 2010 e lançamento do livro Gueledés.
Quando | 19 de novembro de 2010, sexta-feira, às 18 horas.
Onde | Auditório da Livraria Cultura
Promoção | Museu de Arte Popular – MAP
Quanto | Grátis
Informações | 3355-3110 / 3355-4720
Serão emitidos certificados aos ouvintes


Sobre o Livro As Gueledés: A festa das máscaras (Texto e ilustrações de Raul Lody)

Esse livro é dedicado ao público infantil, e também a todos aqueles que têm interesse pelos patrimônios culturais do continente africano no Brasil. O livro é uma viagem à Sociedade Gueledé do povo Iorubá, tão presente na formação social e cultural brasileira. A Sociedade Gueledé é uma sociedade de máscaras que realiza festivais com música, dança, e principalmente exibindo indumentárias, e máscaras construídas de madeira ou de outros materiais. São máscaras temáticas, verdadeiras instalações que relatam os temas do cotidiano, temas mitológicos, e principalmente os diferentes papéis culturais da mulher. O livro integra o imaginário africano ao do Brasil, e é também texto para conhecer e refletir sobre as profundas relações entre os povos da Costa e a nossa civilização. É ainda uma leitura educativa que se integra ao projeto de ensino de História e da Cultura Africana no Brasil.

Matérias Relacionadas
- Prefeitura abre o XIII Festival Recife de Teatro Nacional
- Começa 4ªSemana de Fotografia do Recife
- A IV Semana de Fotografia do Recife é composta por:
- Coleção é tema de pesquisa apresentada no Mamam
- IV Semana da Fotografia tem oficina de máquinas de papel
- Exposição artística marca comemorações ao Mês da Consciência Negra
- Lua Cambará em exibição do Teatro Barreto Júnior
- XIII Festival Recife do Teatro Nacional movimenta semana na Cidade
- Sítio Trindade inscreve alunos para oficinas natalinas
- Semana de Fotografia do Recife chega à 4ª edição consolidada no calendário do segmento no País
- Terça Negra tem homenagens, maracatu, samba e reggae
- La Greca promove seminário sobre artes visuais e educação
- Sítio Trindade oferece Domingo é Dia de Teatro
- Mês da Consciência Negra em foco na Casa do Carnaval
- Técnica desenvolvida por Aloisio Magalhães é tema de oficina no Mamam
- Sítio Trindade oferece Domingo é Dia de Teatro
- Voto popular define vencedores do 9º Congresso de Cantadores do Nordeste
- Críticas de Reynaldo Roels Jr. viram livro
- Atividades formativas do Revela Design encerram nesta quinta (11)
- Debate “Desenhando Cidades Criativas” encerra ciclo de palestras do Revela Design


Enviar    Imprimir