Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Cultura

PLATEIA LOTA ARQUIBANCADAS NO PRIMEIRO DIA DA MOSTRA DE CIRCO DO RECIFE
00:00 Quinta-feira, 9 de Dezembro de 2010

Serão 15 espetáculos com entrada franca até sábado

Não faltou emoção na abertura da quinta edição da Mostra de Circo do Recife, na noite desta quarta-feira (08). Montada no Parque 13 de Maio, a estrutura tem capacidade para 600 pessoas e todos os espetáculos têm entrada gratuita. A Mostra é realizada pela Prefeitura do Recife através da Secretaria de Cultura / Fundação de Cultura Cidade do Recife – FCCR, sob a coordenação da Gerência de Circo e acontece até o dia 12 de dezembro (domingo).

Para dar início à programação, foi feita uma homenagem a Zé do Foto com entrega de placa comemorativa a Vera, sua sobrinha. Conhecido não apenas como fotógrafo, Zé é lembrado como produtor e dono de circo. Ao longo da vida, registrou gerações de artistas circenses, fazendo a ponte com os cantores dos palcos aos picadeiros de Pernambuco. Outra homenagem prestada ao fotógrafo foi a fala emocionada de Índia Morena, Patrimônio Vivo de Pernambuco. Registrada pelas lentes de Zé, Índia relembrou no meio do picadeiro: “Eu tenho uma foto em cima do Cinema São Luiz. Foi uma montagem que Zé do Foto fez de mim. Ele vendia as fotos ao público do circo como lembrança”, contou.

O homenageado era também um produtor local articulado com o cenário nacional da música e trazia grandes artistas para cantar nos circos, nomes como Orlando Silva e Waldick Soriano. Apesar disso, não atingiu estabilidade financeira. “Essa é uma dor que ainda carrego comigo. Foi feito o sepultamento de Zé do Foto a prestação”, queixou-se Índia da falta de apoio dos artistas à família do produtor num momento tão delicado.

Alakazam! - O primeiro circo tradicional a se apresentar foi o Circo Mágico Alakazam, encarnado pela família Alves há gerações. Na estrada desde 1974, é um dos circos mais conhecidos do Estado, comandado por Wilson Ribeiro da Silva, dono do circo, apresentador e mágico. O Alakazam já se apresentou em dezenas de cidades de Pernambuco e em outros Estados do país.

A família e seus agregados apresentaram uma dezena de números em variadas técnicas circenses. Com apenas 12 pessoas se revezando em esquetes e figurinos, o circo conquistou a atenção de todos, parecendo ser muito maior. O mágico também é o ventríloquo, os palhaços também são índios e malabaristas. Algumas atrações chamaram mais a atenção do público: um homem que coçava as costas com tochas e cuspia fogo, os balés aéreos com corda e tecidos, o mágico que saiu da caixa, onde estava acorrentado e ensacado fumando um cigarro.

Dando continuidade à programação, o Mágico Lugom mostrou que as mãos são mais rápidas que os olhos no espetáculo “O fascinante mundo do Ilusionismo”. Em seguida, os palhaços Risada e Risadinha protagonizaram o espetáculo “Palhaçadas – História de um circo sem lona”, produzida pela Cia. 2 em Cena. A Mostra de Circo do Recife continua até o 12 de dezembro, com espetáculos a partir das 19h. No domingo, a programação começa mais cedo, com diversão a partir das 16h.

Matérias Relacionadas
- Festival de Música Carnavalesca do Recife abre o clima de folia neste final de semana
- Recife presta homenagem aos 98 anos do Rei do Baião, Luiz Gonzaga
- Biblioteca de Afogados realiza o último Recital de Poesia do ano
- Parque Treze de Maio recebe 5ª Mostra de Circo do Recife
- Concurso de Contos Luis Jardim divulga vencedores
- Parque Treze de Maio recebe 5ª Mostra de Circo do Recife
- Biblioteca de Casa Amarela encerra temporada do Invenção de Poesia
- Biblioteca de Afogados abre inscrições para Oficina Natalina
- Montagem de palco adia Terça Negra
- Secretaria de Cultura recebe propostas artísticas para o Carnaval 2011
- Cinemas municipais trazem ótimas opções aos amantes da sétima arte
- Secretaria de Cultura recebe propostas artísticas para o Carnaval 2011
- Cinemas do Parque e Apolo divulgam agenda da semana
- Circuito Recife iluminado encanta o público
- Cinemas municipais trazem ótimas opções aos amantes da sétima arte
- Caderno de Textos recebe traduções em Libras e áudio-descrição
- Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul chega ao Recife
- Secretaria de Cultura recebe propostas artísticas para o Carnaval 2011
- Luiz Gonzaga é homenageado no Pátio de São Pedro
- Grupo Consultório de Rua celebra Dia Mundial de Combate à AIDS no Recife


Enviar    Imprimir