Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Cultura

MILTON COELHO PRESTIGIA APRESENTAÇÃO DA OSR E IVAN LINS NA ABERTURA DO CICLO NATALINO
00:00 Domingo, 12 de Dezembro de 2010

O show marcou a abertura oficial do Ciclo Natalino do Recife e a obliteração do selo alusivo aos 80 anos da Orquestra

Crianças, adultos e idosos lotaram a Praça do Marco Zero, onde, no começo da noite deste domingo (12), o prefeito em exercício, Milton Coelho, prestigiou a festa que marcou a abertura oficial do Ciclo Natalino do Recife. No palco, a emocionante apresentação da Orquestra Sinfônica do Recife (OSR), regida pelo maestro Osman Jióia, que teve as participações especiais de Ivan Lins e do maestro Nelson Ayres.

 “O fim do ano é sempre um momento de reflexão, de avaliar as questões negativas para melhorar no ano seguinte e as positivas serem mantidas. Mas é também um período de festa e de confraternização, e, para que todos possam viver e celebrar as comemorações de fim de ano, mais uma vez, estamos levando as festividades para todas as regiões do Recife”, disse o prefeito em exercício Milton Coelho, que estava acompanhado de diversos secretários municipais.

Na ocasião, o presidente do Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira (IMIP), Antônio Carlos Figueira, recebeu a placa que homenageia a instituição para a qual a PCR dedicou as festividades. “Além de ser os 50 anos e de ter inaugurado um importante hospital para a saúde pública, o Dom Pedro II, é uma instituição que trabalha valores diretamente ligados ao Natal , como solidariedade e amor”, observou a presidente da Fundação de Cultura do Recife, Luciana Félix.

A OSR também foi homenageada com a obliteração do selo comemorativo aos 80 anos, celebrados em 2010. Na prática, é o primeiro carimbo de circulação postal que, a partir de agora, vai circular nas correspondências brasileiras. “Não se trata de mais um produto, mas, de uma ampla forma de comunicação dessa importante Orquestra brasileira”, observou o diretor regional dos Correios, Pedro Mota.

Para Ivan Lins, o reconhecimento é merecido. “Agora esses 80 anos estão eternamente gravados no selo e todos vão se lembrar sempre dessa maravilhosa orquestra, com a qual tenho a satisfação de cantar”, falou. Na ocasião, o cantor comparou: “Sempre falo que uma orquestra é como uma floresta, pois, assim como esta, aquela precisa ser preservada. Esses homens e mulheres ‘árvore’ merecem todo nosso carinho, nosso respeito e o nosso desejo de que continuem tocando”.

Formado por canções de Ivan Lins que fazem alusão ao Natal, o repertório emocionou o público que cantou e aplaudiu a apresentação. “Várias músicas dele falam de solidariedade e amor, que são o verdadeiro significado do Natal. Isso deixou a apresentação ainda mais especial”, finalizou o maestro regente da OSR Osman Jióia.

A programação do Ciclo Natalino da Prefeitura da Cidade do Recife conta com várias atrações culturais e musicais, incluindo rock, pop, frevo, samba e outros ritmos. As apresentações se espalham pelas seis RPAs da cidade com shows gratuitos de grandes nomes locais e nacionais, como Eddie, Zé Cafofinho, Maciel Salú, Zé Brown, Isaar, Maestro Duda, Orquestra Popular do Recife, Claudionor Germano, Cascabulho, Cleyton Barros, Ivan Lins, Nelson Ayes, Beto Barbosa, Martinho da Vila, Paralamas do Sucesso, além do cantor português Roberto Leal, que faz apresentação com Cilene Araújo.

O Ciclo Natalino também privilegia as manifestações tradicionais como Pastoris, Cavalos Marinhos, Bois, Reisados, entre outras, que ganham destaque em eventos como o Cortejo Natalino, o Baile do Menino Deus. O Ciclo se encerra com a Queima da Lapinha no dia 06 de janeiro de 2011.

 

Matérias Relacionadas
- Coletiva sobre exposição Olhar Guardado: Fotografias de Lula Cardoso Ayres
- Minhas Mães e Meu Pai é diversão garantida no Cinema Apolo
- Festival de Música Carnavalesca fez o Santa Isabel ferver
- Recife presta homenagem aos 98 anos do Rei do Baião, Luiz Gonzaga
- Memorial Luiz Gonzaga faz homenagem ao Rei do Baião
- Projeto Cine Educação em Direitos Humanos chega ao Recife
- Participação popular marca segundo dia da Mostra de Circo do Recife
- Abertura do Ciclo Natalino acontece neste domingo
- Frevioca leva o público ao Circuito Recife Iluminado
- Plateia lota arquibancadas no primeiro dia da Mostra de Circo do Recife
- Festival de Música Carnavalesca do Recife abre o clima de folia neste final de semana
- Recife presta homenagem aos 98 anos do Rei do Baião, Luiz Gonzaga
- Biblioteca de Afogados realiza o último Recital de Poesia do ano
- Parque Treze de Maio recebe 5ª Mostra de Circo do Recife
- Concurso de Contos Luis Jardim divulga vencedores
- Parque Treze de Maio recebe 5ª Mostra de Circo do Recife
- Biblioteca de Casa Amarela encerra temporada do Invenção de Poesia
- Biblioteca de Afogados abre inscrições para Oficina Natalina
- Montagem de palco adia Terça Negra
- Secretaria de Cultura recebe propostas artísticas para o Carnaval 2011


Enviar    Imprimir